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Com a estreia mundial da BMW Concept Stunt G 310 no Salão Duas Rodas, a maior feira de motos da América do Sul, a BMW  Motorrad  apresenta  um  feito  completamente  novo:  a  interpretação incondicional de uma moto  para acrobacias, ao mesmo tempo imponente e ágil, baseada em estudo de motocicleta monocilíndrica.

Graças  aos  seus  muitos  anos  de  experiência,  Chris  Pfeiffer,  tetracampeão mundial  e  europeu  de  stunt  riding,  contribuiu  de  forma  significativa  para  o desenvolvimento  da BMW Concept Stunt  G 310. “O stunt riding  é um esporte exigente  e  com  muitas  particularidades.  Para  praticá-lo,  é  necessário  ter  uma moto  compacta  e  facilmente  manobrável,  mas  ao  mesmo  tempo  estável  e robusta.  Temos  de  conseguir  o  balanço  ideal  entre  agressividade  e maneabilidade”, explica Chris Pfeiffer.

Proporções compactas, agilidade máxima.
A BMW Concept Stunt G 310 combina todas essas qualidades e as evidencia à primeira vista: o motor monocilíndrico  possibilita proporções muito compactas BMW graças à sua concepção inovadora.

O  detalhe: o cilindro inclinado para trás e o cabeçote rotacionado a 180 graus. Isto permite o posicionamento ideal do motor na motocicleta  e uma distância entre eixos curta, apesar da longa balança traseira, tornando a moto muito ágil.
A parte dianteira rebaixada e a traseira elevada permitem  mudanças rápidas de direção  e  uma  condução  dinâmica.  Ao  deslocar  os  dutos  de  admissão  para  a dianteira  e  o sistema de escape para a traseira, foi possível  montar  o silenciador traseiro  numa  posição  vertical  elevada  por  baixo  do  assento,  entre  motor  e amortecedor.  Desta  forma,  o  silenciador  fica  perfeitamente  protegido  e  não restringe a liberdade de movimentos do condutor. E apesar de não se poder ver, outra característica marcante da BMW Concept Stunt G 310 é a acústica que atrairá, certamente, a atenção do piloto.

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Design  emocional  empolgante  num  estilo  característico  da  BMW Motorrad.
A  vista  lateral  empolgante  deste  conceito  é  caracterizada  pelo  desenho tridimensional de  suas superfícies. As linhas precisas e a interação expressiva dos contornos criam uma sensação de movimento e velocidade, mesmo com a moto parada. Particularmente marcantes são, ainda,  os contornos da  guia  lateral do tanque de combustível, que conferem ênfase significativa a este efeito. Todas as linhas  parecem  gerar  um  sentido  de  movimento  na  direção  da  roda  dianteira, enfatizando  a facilidade de maneabilidade  da  BMW Concept Stunt G 310. Ao mesmo  tempo,  as  superfícies  criam  uma  silhueta  compacta,  favorecendo  o centro de massas em torno do bloco do motor.

A vista frontal esguia  da BMW Concept Stunt G 310 também revela a sua elevada agilidade.  As  formas  expressivas  das  superfícies  do  tanque  de  combustível reforçam o design frontal. À semelhança da dianteira, também a traseira elevada e leve promete facilidade em manobras. Ela desloca o centro de gravidade visual ainda mais para a frente e, em combinação com o spoiler do motor, realça ainda mais a roda dianteira.

Modificações extensas para acrobacia.
As inúmeras modificações são características de uma moto de acrobacia, como as  realizadas  na  BMW  Concept  Stunt  G  310  por  indicação  de  Chris  Pfeiffer, graças aos seus longos anos de experiência como profissional neste esporte  e em cooperação com a equipe de design da BMW Motorrad.  O objetivo é garantir a máxima  maneabilidade  possível para o piloto de acrobacias na realização de suas  proezas  sobre  o  asfalto.  O  acelerador  bloqueável  garante  propulsão constante,  mesmo  quando  o  condutor  tem  de  soltar  a  mão  do  punho  do
acelerador.  Além  disso,  uma  relação  de  transmissão  ligeiramente  modificada permite uma maior tração na roda traseira, mesmo a baixas rotações do motor, enquanto um freio  traseiro intencionalmente sobredimensionado desacelera de forma  eficiente em todas as situações. Um segundo e, ainda maior freio traseiro, permite  travar  a  roda  traseira  apenas  com  o  dedo  médio  esquerdo,  caso  em determinadas acrobacias o pé direito não se encontre no pedal de freio. Graças à disposição especial do manete adicional do freio no lado esquerdo, até pode ser operado  ao mesmo tempo que a embreagem. Adaptadores no eixo dianteiro e também na zona do assento  –  os chamados pinos dos eixos  –  proporcionam ao condutor  posições  adicionais  para  colocar  os  pés  que  vão  além  das possibilidades oferecidas pelos descansos regulares de pés.

Os característicos estribos de apoio vermelhos proporcionam proteção adicional para o motor. Um destaque especial na BMW Concept Stunt G 310 é a traseira desenvolvida especificamente pela BMW Motorrad  para acrobacias  e que, até agora,  ainda  não  tinha  sido  vista  numa  moto  com  tal  finalidade.  A  peça, confeccionada  a partir de um bloco de alumínio, com uma abertura no centro, oferece ao piloto de acrobacias um ponto de fixação para o pé. Em conjunto com o assento antiderrapante, o componente em alumínio também assegura, graças à sua forma, uma posição estável ao conduzir.

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Design moderno de cores e materiais.
O conceito de cor evidencia as cores clássicas da  BMW  Motorsport: branco como cor básica e também vermelho e azul, em combinação com as cores da bandeira do  Brasil  em  uma  interpretação  moderna.  O  design  com  cores  em  verde  e amarelo fluorescente atraem os olhares.
As fortes cores fluorescentes estendem-se ao longo de toda a moto,  realçando ainda  mais  as  linhas  e  superfícies  dinâmicas.  O  cerne  da  moto,  o  sistema  de transmissão, apresenta cores mais escuras e volta a deslocar para baixo o centro de gravidade visual. Edgar Heinrich, responsável pelo design da BMW Motorrad, resume: “A BMW Concept Stunt G 310 é atraente  aos olhos.

Tudo nela parece um convite para sentar e desafiar a lei da gravidade”.

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.