Publicidade

Estrela italiana

A nova superesportiva Ducati 848 faz sua estr‚ia mundial nas pistas italianas. Novo design e peso leve sÆo grandes trunfos do modelo

A campanha publicit ria no website da Ducati mais parecia anunciar a estr‚ia de um novo sucesso “hollywoodiano”: entre 2 e 8 de fevereiro os italianos poderiam testar o mais recente lan‡amento da marca de Borgo Panigale: a 848, nova motocicleta da categoria supersport. Moto que traz um design tÆo agressivo quanto sua motoriza‡Æo ou tecnologia embarcada.

Apresentada em MilÆo na nova cor branca perolizada, a 848 vem substituir a 749 com muitas novidades. A nova superbike italiana pesa 168 kg, (20 kg a menos que sua antecessora) e ‚ 5 quilos mais leve que a sua irmÆ mais velha, a 1098. O motor de dois cilindros em “L”, quatro tempos de 849 cmü, ‚ 30% mais potente que a 749. Segundo o fabricante, o propulsor da fam¡lia Testastretta Evoluzione se apresenta como um novo ponto de referˆncia das motos de m‚dia cilindrada da marca. A potˆncia m xima declarada ‚ de 134 cv a 10000 rpm e o torque m ximo ‚ de 9,8 kgfm a 8250 rpm. Os termos ” gil” e “requintada” descrevem perfeitamente a 848. Enfim, uma moto para quem quer fortes emo‡äes.

Publicidade

Cicl¡stica
O quadro, confeccionado em treli‡a, foi desenvolvido em parceria com a equipe Ducati Corse e teve como base o chassi da 1098. Outro destaque desta autˆntica superbike ‚ que a 848 est  equipada com uma bela balan‡a monobra‡o feito em liga de alum¡nio. S¢ para ter id‚ia da sofistica‡Æo da pe‡a, a soldagem ‚ feita por interm‚dio de rob“s. O resultado d  origem a um componenete £nico e de alta resistˆncia.

Estrela italianaJ  com rela‡Æo a suspensÆo traseira, a moto tem monoamortecedor Showa regul vel, com 120 mm de curso. Na dianteira, a 848 traz garfo tamb‚m da marca Showa, de 127 mm de curso, com m£ltiplos ajustes. Assim, a macchina italiana pode rodar com bastante desenvoltura na pista e tamb‚m na estrada, oferecendo seguran‡a na pilotagem.

Falando em seguran‡a, nÆo podemos esquecer que velocidade nÆo ‚ nada sem controle. Por isso, a 848 est  equipada com freio de disco duplo na dianteira de 320 mm. Na traseira, disco simples de 245 mm. Ambos da grife Brembo. Segundo a Ducati, a moto oferece ao piloto frenagens potentes e bastante precisas.

Para completar, toda a parte de instrumenta‡Æo da 848 ‚ derivada da equipe Ducati MotoGP. Destaque para o painel de LCD, que traz v rias informa‡äes, entre elas, velocidade, rpm, hora, n¡vel de combust¡vel, temperatura da  gua e do ¢leo, al‚m do fuel trip.

Publicidade

FICHA TCNICA
Ducati 848

Motor Quatro tempos, 849 cc. dois cilindros em “L”, quatro v lvulas por cilindro e refrigera‡Æo l¡quida
Diƒmetro x curso 94 mm x 61,2 mm
CompressÆo 12: 1
Potˆncia m xima 134 cv a 10.000 rpm
Torque m ximo 9,8 kgf.m a 8.250 rpm
Alimenta‡Æo Inje‡Æo Eletr“nica Marelli
Cƒmbio 6 velocidades
TransmissÆo final Corrente
Quadro: tubular em a‡o
Suspensäes
Dianteira Garfo invertido Showa, 127 mm de curso (ajust veis)
Traseira Monoamortecedor Showa, com 120 mm de curso (ajust veis)
Freios
Dianteiro Disco duplo (Brembo), de 320 mm de diƒmetro na dianteira
Traseiro Disco simples (Brembo), de 245 mm de diƒmetro
Pneus
Dianteiro 120/70 ZR17
Traseira 180/55 ZR17
Comprimento 2.100 mm
Altura 1.100 mm
Altura do banco 830 mm
Peso (a seco) 168 kg
Tanque de gasolina 15,5 litros (4 litros de reserva)
Cores: branca e vermelha