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Estudantes de engenharia invadem o kartódromo com carros de alumínio, plástico, papelão e bambu

Al‚m de carros a gasolina, prova ter  tamb‚m a categoria El‚trica, com energia de baterias Heliar, produzidas para motos

Com carrinhos estranhos, produzidos com papelÆo, pl stico, alum¡nio, bambu e outros materiais leves, estudantes de cursos superiores voltados para a engenharia disputarÆo nos pr¢ximos dias 1§. 2 e 3 (quinta-feira, sexta-feira e s bado) a 4¦. Maratona de Eficiˆncia Energ‚tica, no Kart¢dromo de Interlagos.

Os ve¡culos constituem-se nos primeiros exerc¡cios pr ticos sobre o que aprenderam em suas faculdades antes de ingressar na vida profissional. Por isso, a principal exigˆncia do regulamento ‚ que os carros sejam feitos pelos pr¢prios estudantes, com liberdade para idealizar design, formato e o material a ser utilizado. Por ser uma prova em que o desempenho ser  medido pela economia, o objetivo ‚ que os ve¡culos tenham o menor peso poss¡vel.

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A Maratona de Eficiˆncia Energ‚tica ser  disputada nas categorias Gasolina e El‚trica. Na categoria El‚trica, os onze carros inscritos serÆo movidos por baterias de moto, com 6 Ah e 12 Vols, produzidas pela Heliar, na f brica que possui em Sorocaba. A prova constar  de trˆs tentativas para cada equipe atingir o melhor resultado, com dura‡Æo at‚ o final da carga das baterias. Para cada tentativa as equipes receberÆo uma bateria nova, mediante sorteio, e ap¢s o processo de equaliza‡Æo, feito pelos engenheiros da pr¢pria f brica, para estabelecer o melhor padrÆo poss¡vel de igualdade entre os participantes. Entre os prˆmios, os estudantes receberÆo ve¡culos e motores Fiat para utiliza‡Æo nos laborat¢rios das faculdades.

Mais de 30 carros de faculdades de SÆo Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paran , Santa Catarina e Rio Grande do Sul estÆo inscritos na competi‡Æo. No ano passado, a categoria El‚trica teve vit¢ria do carro X-17, da FEI, que percorreu a distƒncia de 29.139 metros, com o consumo de 134,905 kW/h por km rodado. A previsÆo ‚ de que as curvas do kart¢dromo nÆo permitirÆo a supera‡Æo dessas marcas.

Segundo Alberto Andriolo, organizador da prova, a categoria El‚trica tem o objetivo de incentivar os estudantes a se dedicarem cada vez mais aos esfor‡os brasileiros na busca por alternativas energ‚ticas. Andriolo considera os desafios pr¢prios dos profissionais brasileiros, que os leva a imaginar solu‡äes para reduzir a polui‡Æo ambiental e a descobrir alternativas para o combust¡vel f¢ssil.

Andriolo explica que a competi‡Æo no kart¢dromo ser  a primeira em circuito sinuoso, o que obrigar  os estudantes a adotar nos ve¡culos recursos t‚cnicos que permitam maior manobrabilidade, o que nÆo ocorreu at‚ o ano passado, porque as provas eram disputadas em retas. Por esse motivo, o per¡odo da tarde de sexta-feira ser  destinado a testes para as equipes.

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Ve¡culos inscritos: Categoria El‚trica
Universidade Ve¡culo
Faculdade Oswaldo Cruz Focar
Faculdade de Design Mau  FIO
Universidade Federal Santa Maria EESM-1
Universidade Luterana Brasileira Camelo 3
Anhembi Morumbi Errbatronic
µlvares Penteado Sinergia III, IV e V
Universidade Mackenzie Machtron
USP-SÆo Carlos USPSCAR
USP-Campinas Unicamp El‚trico

Programa: Quinta-feira, 01 / 11 / 2007
A partir das 9 horas – Formaliza‡Æo das Inscri‡äes, prepara‡Æo dos ve¡culos, vistoria t‚cnica e equaliza‡Æo das baterias

Sexta-feira, 02 / 11 / 2007
A partir das 9 horas – Vistoria t‚cnica e avalia‡Æo est tica dos projetos

Das 11 horas …s 12 horas – SessÆo de fotos das equipes para Imprensa e documenta‡Æo

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12h30 – Briefing aos pilotos
Das 13 …s 17 horas – Treinos livres

S bado, 03 / 11 / 2007
A partir das 8 horas – Pista livre para ve¡culos das categorias El‚trica e Gasolina
·s 12h30 – Encerramento e Premia‡Æo