Publicidade
Carros estarão equipados com baterias Heliar

Carros estarão equipados com baterias Heliar

A bateria Heliar, produzida para motocicletas na fábrica que a Johnson Controls inaugurou no último mês de junho, em Sorocaba, vai fornecer a energia para todos os carros que disputarão a categoria Elétrica da IV Maratona da Eficiência Energética nos próximos dias 1 a 3 de novembro, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo. A bateria Heliar de 6 Ah e 12 Volts será a bateria oficial dessa categoria no principal evento brasileiro que reúne estudantes de cursos superiores voltados para a engenharia.

O regulamento da competição exige que os carros sejam projetados e construídos pelos próprios alunos, como exercício prático dos diferentes segmentos dos cursos que realizam, entre os quais design, moldagem e protótipos. Segundo Alberto Andriolo, responsável pela organização da maratona, o objetivo é conjugar linhas aerodinâmicas com redução de peso mediante a utilização dos materiais que desejarem, como plástico, alumínio e papel e tirar o máximo aproveitamento da energia disponível nas baterias.

As equipes que se classificarem nas três melhores posições vão receber, entre os prêmios, veículos e motores Fiat para utilização nos laboratórios das faculdades. Mais de 30 carros de faculdades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná , Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul vão disputar a maratona na categoria Elétrica, lançada na última edição do evento. No ano passado, a categoria Elétrica teve vitória do carro X-17, da FEI, que percorreu a distância de 29.139 metros, com o consumo de 134,905 kW/h por km rodado.

Publicidade

A competição consta de três tentativas para cada equipe atingir o melhor resultado, com duração até o final da carga das baterias. Para cada tentativa as equipes receberão uma bateria nova, mediante sorteio e após o processo de equalização de carga. De acordo com o regulamento, os participantes terão o tempo de quatro horas para o cumprimento das três tentativas e a melhor marca obtida determinará  a classificação da equipe.

Separador_pecas