Publicidade

Está quase tudo pronto para a abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross de 2012. O motódromo Fabiano Audibert, localizado na cidade de Carlos Barbosa/RS, foi o palco escolhido para a primeira etapa da temporada e promete iniciar a briga pelo título nacional no mais alto nível.

Por enquanto, as únicas máquinas na pista ainda são os tratores, que dão os últimos retoques no traçado que receberá os melhores pilotos do país e mais de uma dezena de estrangeiros, entre eles os espanhóis Carlos Campano, campeão mundial MX3, e Adrian Garrido, bem como o britânico Adam Chatfield. Entre os brasileiros, nomes certos como Antônio Jorge Balbi Júnior, atual campeão brasileiro da MX1, João Paulino “Marronzinho”, Wellington Garcia, Leandro Nunes e muitos outros.

– Carlos Barbosa é uma prova já tradicional. Agrada aos pilotos, às equipes, à imprensa e ao público. Com sol ou chuva sempre temos arquibancadas lotadas para ver as melhores disputas dentro da pista – diz Claudio Chies, presidente do Moto Clube de Carlos Barbosa. – A divulgação da prova aqui no Rio Grande do Sul está sendo muito forte. Fechamos grandes parcerias de mídia e tenho certeza de que o evento será inesquecível – completou Chies.

Iniciar a disputa na frente é o objetivo de todos os pilotos, mas um dado curioso chama a atenção em relação aos vencedores da categoria MX1 em Carlos Barbosa. Desde 2007 a etapa da Serra Gaúcha não vê o mesmo piloto subir ao lugar mais alto do pódio duas vezes. Mais do que isso, nem pilotos do mesmo estado venceram duas vezes desde então.

Publicidade

Em 2007, a vitória foi do goiano Wellington Garcia. Já em 2008, o catarinense João Paulino “Marronzinho” Júnior foi o vencedor da prova. Em 2009, a etapa gaúcha não foi realizada em Carlos Barbosa, mas, sim, em Canoas/RS. De volta ao motódromo Fabiano Audibert em 2010, o mineiro Antônio Jorge Balbi Júnior deu show debaixo de chuva e faturou o primeiro lugar. Em 2011 foi a vez do paranaense Leandro Nunes da Silva conquistar a vitória.

– É preciso um conjunto de fatores para vencer em Carlos Barbosa. É uma pista bastante técnica, que exige preparo-físico, um bom acerto da moto e um piloto com muita habilidade em cima dela – disse Paulo Della Flora, presidente da Federação Gaúcha de Motociclismo. – As disputas aqui são sempre muito emocionantes e agradam demais ao público gaúcho, que é apaixonado pelo motocross – ressaltou.As inscrições antecipadas para a prova serão abertas ainda esta semana, através do sistema da Confederação Brasileira de Motociclismo(www.cbm.esp.br/sistema).

 A etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross é uma realização da Federação Gaúcha de Motociclismo – FGM –  e do Moto Clube de Carlos Barbosa, com supervisão da própria FGM e da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM