Publicidade

Exclusiva e artesanal - Bimota BD6R Delirio

Pilotamos a £nica unidade da Bimota DB6R Del¡rio dispon¡vel no Brasil – Fabricada em Rimini, na It lia, essa naked top de linha est  equipada com motor Ducati e custa quase R$ 100 mil.

A italiana Bimota, uma das marcas mais exclusivas do mundo das duas rodas, desembarcou no Brasil por interm‚dio da Perfect Trading. Constru¡das quase que artesanalmente na modesta f brica de Rimini (It lia), a Bimota oferece produtos com design premiado e componentes de £ltima gera‡Æo.

Nesse “mototeste” pilotamos a £nica unidade DB6R Del¡rio dispon¡vel no Pa¡s. Equipada com motor Ducati 1100, a moto made in Italy ‚ a tradu‡Æo da pr¢pria tecnologia da emo‡Æo. E ‚ por esta uniÆo entre sofistica‡Æo, exclusividade e tecnologia embarcada que a marca pode ser considerada a Ferrari da motos. Detalhe: a DB6R Del¡rio, top de linha entre as nakeds da Bimota, est  avaliada em R$ 97 mil.

Publicidade

Design – De cara, o motociclista fica impressionado pelo visual agressivo. Design £nico, acabamento em fibra de carbono, muitas pe‡as de grife – Brembo, Marzocchi e Extreme Tech e Marvic – al‚m de um cora‡Æo que pulsa firme e forte. Essa naked traz como grande diferencial a balan‡a traseira constru¡da em treli‡a. A Bimota ‚ a £nica marca do mundo a utilizar esta configura‡Æo.
Na parte dianteira, o farol de forma triangular ganhou uma moldura em fibra de carbono, pe‡a que incorporou tamb‚m os piscas e serve tamb‚m como uma esp‚cie de cockpit para o painel de instrumentos. Ali s, muitas das pe‡as usinadas utilizadas nos modelos da marca sÆo feitas uma a uma, quase que artesanalmente, na f brica italiana. Por isso a produ‡Æo anual ‚ limitada a 600 unidades.

Exclusiva e artesanal - Bimota BD6R DelirioO desenho do tanque em conjunto com a altura do banco e a posi‡Æo das pedaleiras faz com que o piloto “vista” a DB6R Del¡rio. Confortavelmente posicionado sobre a moto, o motociclista tem a sua frente um guidÆo largo que oferece boa posi‡Æo de pilotagem. Desculpem o trocadilho, mas a DB6R Del¡rio ‚ um col¡rio para os olhos dos motociclistas mais exigentes.

Impressäes de pilotagem – Mas quando se d  a partida, o som grave que sai das belas ponteiras posicionadas sob a rabeta instigam o piloto a acelerar sem d¢ a macchina italiana que, segundo o importador, pode chegar at‚ 230 Km/h. Nas primeiras impressäes de pilotagem, a DB6R Del¡rio ‚ uma moto, leve,  gil, est vel, segura, r pida e oferece um bom ƒngulo de inclina‡Æo nas curvas.

Equipado com inje‡Æo de combust¡vel, o propulsor bicil¡ndrico em “L” a 90§, duas v lvulas por cilindro, responde com muita eficiˆncia ao giro do acelerador, oferecendo muita potˆncia. Com 1078 cmü de capacidade, produz 95 cv de potˆncia e 10 kgf.m de torque, trata-se da £ltima versÆo do vigoroso motor Ducati 1100, do modelo Multistrada, e tem muita for‡a para aceleradas e retomadas, principalmente em baixas e m‚dias rota‡äes. Ou seja, em um piscar de olhos o motociclista j  passou dos 100 Km/h. Para facilitar a vida do piloto, a moto conta ainda com um amortecedor de dire‡Æo da Extreme Tech.

Publicidade

Outro diferencial ‚ sua embreagem antiblocante. O acionamento ‚ hidr ulico, por‚m os discos trabalham a seco. Esse sistema ‚ multo similar ao utilizado pela equipe Ducati no Mundial de Superbike.

SuspensÆo e freios – Na parte cicl¡stica, a DB6R Del¡rio d  um show de solu‡äes tecnol¢gicas, que refletem em equil¡brio e seguran‡a. No trem dianteiro, a moto italiana est  equipada com suspensÆo invertida (upside-down) Marzocchi com m£ltiplas regulagens. J  os sistemas de freios da grife Brembo usam disco duplo de 320 mm diƒmetro com pin‡a radial. Na traseira, suspensÆo monoamortecida da Extreme Tech, com v rias posi‡äes de regulagens e 130 mm de curso. A Delirio traz disco simples, tamb‚m Brembo, de 220 mm diƒmetro e com pin‡a de dois pistäes atr s. Resumindo: mesmo nas situa‡äes extremas de uso, o conjunto de suspensäes e freios trabalham em harmonia, oferecendo respostas r pidas e precisas. Detalhe: o freio dianteiro ‚ superdimensionado, por isso o piloto dever ter sensibilidade para acionar de forma progressiva o manete. Para ajudar na nobre missÆo de parar esta j¢ia-rara, a DB6R Del¡rio usa rodas Marvic cal‡adas com pneus de desenho esportivo fabricados pela Continental (Sport Attack).

FICHA TCNICA – Bimota DB6R Delirio
MOTOR Bicil¡ndrico em “L” a 90§, duas v lvulas por cilindro, sistema distribui‡Æo Desmodr“mico e com refrigera‡Æo mista (ar – ¢leo) CILINDRADA 1078 cc
POTÒNCIA MµXIMA 95 cv a 7000 rpm
TORQUE MµXIMO 10,5 kgfm a 5500 rpm
DI¶METRO X CURSO 98 mm X 71,5 mm
SISTEMA DE ALIMENTA€ÇO Inje‡Æo eletr“nica Magneti Mareli
TAXA DE COMPRESSÇO 10,5 : 1
SISTEMA DE PARTIDA El‚trica
C¶MBIO Seis velocidades
TRANSMISSÇO FINAL Corrente
CAPACIDADE DO TANQUE 16 litros (5 l reserva)
SUSPENSÇO DIANTEIRA Invertida Marzocchi, com m£ltiplas regulagens e 120 mm de curso
SUSPENSÇO TRASEIRA Monoamortecida Extreme Tech, com m£ltiplas regulagens e 130 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Disco duplo flutuante de 320 mm diƒmetro com pin‡a radial – Brembo
FREIO TRASEIRO Disco de 220 mm diƒmetro com pin‡a 2 pistäes – Brembo
PNEU e RODAS
DIANTEIRO 120/70 ZR 17 – 3,5 X 17″ – Continental Sport Attack – Liga de alum¡nio forjada – Marvic
TRASEIRO 180/70 ZR 17 – 5,5 X 17″ – Continental Sport Attack – Liga de alum¡nio forjada – Marvic
DIMENSåES (C X L X A) 2045 mm x 830 mm x 1110 mm
DIST¶NCIA ENTRE-EIXOS 1430 mm
ALTURA DO ASSENTO 820 mm
PESO SECO 170 kg
PRE€O SUGERIDO R$ 97 mil