Publicidade

A Moto Honda da Amaz“nia exportou 25205 unidades de janeiro a maio de 2003, um aumento de 98% em rela‡Æo ao mesmo per¡odo do ano passado, quando houve a exporta‡Æo de 12713 motocicletas.

Esse resultado, atingido em meio a incertezas pol¡tico-econ“micas nos cen rios nacional e internacional, coloca a Honda em posi‡Æo de destaque, nÆo apenas perante a concorrˆncia, mas tamb‚m entre as principais unidades da empresa em todo o mundo. Em 2002, a abertura de mercados, como Estados Unidos, Canad , Austr lia e pa¡ses da Europa e da µfrica, proporcionou um aumento de 23,7% na produ‡Æo voltada ao exterior, totalizando 59503 unidades.

Para este ano, a previsÆo ‚ de crescimento, com a expectativa de comercializa‡Æo de 80 mil motocicletas para os 62 pa¡ses que hoje comercializam modelos fabricados no Brasil. Al‚m dos novos mercados conquistados no ano passado, os modelos exportados tamb‚m sÆo direcionados para pa¡ses da µsia, Am‚rica do Sul, Am‚rica Central e Oceania.

Atualmente, sete das nove motocicletas produzidas na f brica de Manaus para o mercado interno sÆo exportadas: C100 Biz, CG 125 Titan, CG 125 Cargo, NXR 125 Bros, CBX 250 Twister, XR 250 Tornado e NX4 Falcon. Outros quatro sÆo voltados exclusivamente para o mercado externo: a on-off road XL 200, a off-road CTX 200, al‚m das CRF 150F e CRF 230F, destinadas a competi‡äes. Desde a semana passada, essa lista conta ainda com o modelo XR125L, cujo projeto ‚ baseado na motocicleta on-off road NXR 125 Bros, lan‡ada no Brasil em janeiro deste ano.

Publicidade

Com um ¡ndice m‚dio de nacionaliza‡Æo de 80%, os modelos exportados sÆo desenvolvidos para atender …s exigˆncias dos mercados aos quais sÆo destinados, como, por exemplo, as normas referentes a limites de emissÆo de gases poluentes e de ru¡do. O pre‡o p£blico sugerido tamb‚m varia de acordo com o pa¡s, devido, sobretudo, …s diferen‡as na cobran‡a de impostos sobre produtos importados.