Publicidade

Com a experiˆncia do ex-campeÆo mundial Mauro Ribeiro como t‚cnico, a equipe Extra Caloi j  definiu a estrat‚gia para a primeira etapa da Volta do Rio, que acontece nesta quarta-feira.

A equipe de Suzano pretende encarar o percurso de 132,8 km entre Niter¢i e Cabo Frio correndo de forma dinƒmica, ou seja, sem permitir que nenhum advers rio consiga abrir grande vantagem na linha de chegada. A etapa de abertura da Volta do Rio, prova que conta pontos para o ranking da UniÆo Cicl¡stica Internacional (UCI), tem largada prevista para as 10 horas.

“O percurso dessa primeira etapa ‚ praticamente todo plano e o segredo ‚ correr com responsabilidade e nÆo deixar ningu‚m disparar”, afirma Mauro Ribeiro, que por dois anos esteve na lista dos 80 melhores ciclistas do mundo. “A caracter¡stica dessa etapa inicial favorece os velocistas e temos dois no nosso grupo, o Andr‚ Grizante e o Rodrigo MorcegÆo. Espero que eles estejam inspirados, obviamente sem esquecer da importƒncia do trabalho dos demais companheiros”.

Al‚m de Grizante e MorcegÆo, os representantes da Extra Caloi na Volta do Rio sÆo Jos‚ Aparecido dos Santos, o Zezinho, Renato Rohsler, Patrique Azevedo e Daniel Soeiro.

Publicidade

Grizante, l¡der do ranking brasileiro e apontado como um dos favoritos ao t¡tulo da Volta do Rio, lembra que o percurso da primeira etapa ‚ semelhante ao do ano passado. E como ele participou da disputa em 2003, j  sabe onde deve encontrar mais dificuldade. “Minha preocupa‡Æo ‚ com os ventos da RegiÆo dos Lagos. L , a equipe precisa estar compacta para fazer um revezamento e assim evitar um desgaste maior”, opina.

Para MorcegÆo, que disputa a Volta do Rio pela Extra Caloi pela primeira vez na carreira, a dificuldade t‚cnica do percurso e a qualidade dos advers rios tornam nÆo s¢ a primeira etapa como o resultado da prova uma inc¢gnita. “Tudo pode acontecer quando uma competi‡Æo envolve ciclistas de qualidade e percursos variados, com provas r pidas, planas, etapas de montanhas, etc. Al‚m disso, algumas etapas tiveram o percurso modificado neste ano, o que pode ser melhor ou pior”, brinca.

Depois do pr¢logo disputado na noite de ter‡a-feira e da etapa desta quarta, a Volta do Rio prossegue com uma prova contra-rel¢gio de 30 km, quinta-feira, com largada e chegada em Cabo Frio. Na sexta, a terceira etapa ter  113,2 km entre Concei‡Æo de Macabu e Nova Friburgo. A quarta e pen£ltima etapa acontece no s bado, com 129,8 km entre Nova Friburgo e Niter¢i. No domingo, a etapa decisiva entre Niter¢i e Rio de Janeiro ter  percurso de 47,3 km.

Na temporada 2004, a Extra Caloi Suzano venceu cinco etapas da Volta de SÆo Paulo (trˆs com Andr‚ Grizante, uma com Daniel Soeiro e uma com Patrique Azevedo), uma da Volta do Sul do Chile (Patrique Azevedo), quatro do Torneio de VerÆo (MorcegÆo, Patrique e duas com Grizante) e quatro da Volta de Porto Alegre (todas com Grizante).

Publicidade