Publicidade

Ao conquistar no £ltimo domingo (28) o t¡tulo da 48¦ Volta de Porto Alegre vencendo quatro etapas consecutivas, o ciclista Andr‚ Grizante, da equipe Extra Caloi, confirmou a boa fase e se credenciou com uma das for‡as do time de Suzano para a disputa da Volta Internacional do Rio de Janeiro, que acontece de 13 a 18 de abril.

Por‚m, se Grizante ‚ nome certo, a equipe comandada pelo ex-campeÆo mundial Mauro Ribeiro ainda nÆo est  fechada.

“Como posso inscrever na prova seis titulares e mais dois reservas, todo mundo est  cotado. Se nenhuma contusÆo atrapalhar, j  estÆo confirmados Andr‚ Grizante, Zezinho (Jos‚ Aparecido dos Santos), Renato Rohsler, Patrique Azevedo e Daniel Soeiro. A £ltima vaga fica entre o Renato Ruiz, o Jean Carlos Morowski e o MorcegÆo (Rodrigo de Melo Brito)”, explicou Mauro Ribeiro.

V lida pelo ranking da UniÆo Cicl¡stica internacional (UCI), que vai apontar os pa¡ses participantes da Olimp¡ada de Atenas, a Volta do Rio ‚ uma das prioridades da Extra Caloi em 2004. Segundo o comandante da equipe de Suzano, a prova ‚ um exemplo para a Am‚rica Latina. “Provas como essa somente nos Estados Unidos. A Volta do Rio ‚ uma referˆncia de todas as equipes, nÆo somente da Extra Caloi”, disse Mauro.

Publicidade

A programa‡Æo inicial da equipe de Suzano era finalizar a prepara‡Æo para a Volta do Rio em Campos do JordÆo. Mas Mauro Ribeiro apostou em um treinamento individual. “Em vez de reunir todo o grupo, preferi que cada ciclista fa‡a uma manuten‡Æo do condicionamento f¡sico individualmente.  hora de ficar com a fam¡lia e descansar a cabe‡a porque quem treinou, treinou…”, disse.

Cada atleta da Extra Caloi tem uma planifica‡Æo de treinamento intensivo ou mais brando, conforme combinado com o treinador. “Alguns querem puxar o ritmo, enquanto outros treinam com apenas 60% da capacidade que possui. Eles sÆo seres humanos e precisam se sentir aptos para realizar o treinamento determinado”.

Na temporada 2004, a Extra Caloi fez bonito em v rias competi‡äes internacionais, vencendo cinco etapas na Volta do Estado de SÆo Paulo (trˆs com Andr‚ Grizante, uma com Daniel Soeiro e uma com Patrique Azevedo), uma na Volta do Sul do Chile (Patrique Azevedo), quatro no Torneio de VerÆo (MorcegÆo, Patrique e duas com Grizante) e quatro etapas na Volta de Porto Alegre (todas com Grizante).