Publicidade

NÆo foi exatamente como o t‚cnico Mauro Ribeiro queria, mas a equipe Extra Caloi Suzano venceu neste s bado a oitava e pen£ltima etapa da Volta de SÆo Paulo.

O paulista Patrique Azevedo foi o melhor no percurso de 197,6 km entre SÆo SimÆo e Campinas e cruzou a linha de chegada na frente, ap¢s 4h56min27s. Apesar da vit¢ria, a estrat‚gia da equipe em preparar a vit¢ria para Jos‚ Aparecido dos Santos, o Zezinho, nÆo funcionou.

“Faltou mais aten‡Æo para o Zezinho no momento da fuga, pois ele achou que daria tempo para buscar a rea‡Æo mais tarde. Ele nÆo soube reagir rapidamente e perdeu a chance de ganhar posi‡äes na classifica‡Æo geral”, disse Mauro. Ainda o ciclista da Extra Caloi mais bem colocado, Zezinho terminou a etapa em 28§ lugar e caiu da quinta para a d‚cima posi‡Æo, com 22h01min02s. O novo l¡der da prova ‚ Ant“nio Nascimento, o Tonho, da Memorial/Santos, com 21h58min33s.

“Se nossa estrat‚gia tivesse dado certo, o Zezinho seria l¡der da Volta. Mas estou contente pelo potencial demonstrado pela equipe, que participa de uma competi‡Æo tÆo importante pela segunda vez apenas. Sei que tenho nas mÆos um material humano muito bom, mas ainda nÆo consegui montar um conjunto forte”, explicou Mauro Ribeiro, ciclista campeÆo mundial em 1991.

Publicidade

Se a estrat‚gia da equipe de Suzano nÆo funcionou 100%, serviu para que Patrique Azevedo vencesse uma etapa da Volta pela primeira vez. “Infelizmente nÆo consegui levar o Zezinho para a fuga, mas foi muito emocionante vencer a etapa no sprint, principalmente porque havia muita gente acompanhando a chegada”, disse Patrique, que foi decisivo tamb‚m na sexta etapa (Araraquara RibeirÆo Preto), quando deixou a vit¢ria para o companheiro de equipe Daniel Soeiro.

Apesar da pequena chance de conquistar o t¡tulo individual da Volta de SÆo Paulo, Mauro Ribeiro espera que a Extra Caloi se despe‡a da prova em grande estilo neste domingo. “Sabemos que, agora, ‚ praticamente imposs¡vel reverter a vantagem do Tonho. Mas o objetivo ‚ vencer a etapa e o Andr‚ Grizante ‚ forte favorito para essa conquista”, disse.

Al‚m da vit¢ria de Patrique e da 28¦ coloca‡Æo de Zezinho na etapa deste s bado, Andr‚ Grizante foi o 12§, Daniel Soeiro o 54§, Renato Rohsler o 80§ e Jean Carlos Morowski o 85§. Na classifica‡Æo geral, depois da 10¦ posi‡Æo de Zezinho aparecem Soeiro (22§), Azevedo (33§), Grizante (37§), Rohsler (44§) e Morowski (58§).

Quarta colocada na classifica‡Æo por equipes com 66h01min57s (a lideran‡a ‚ da Memorial/Santos com 65h59min49s), a Extra Caloi foi quem mais venceu na Volta de SÆo Paulo. Das oito etapas disputadas, a equipe de Suzano chegou na frente em quatro: Andr‚ Grizante venceu a primeira e a quarta, Daniel Soeiro chegou na frente na sexta e Patrique Azevedo na oitava.

Publicidade