Publicidade

Pomerode (SC) – CampeÆo brasileiro de resistˆncia em 2004, Renato Ruiz voltou a colocar a Extra Caloi Suzano no lugar mais alto do p¢dio na 18a edi‡Æo do Tour de Santa Catarina.

Depois do segundo lugar obtido no pr¢logo disputado em Chapec¢, no £ltimo dia 28, o ciclista de Campinas venceu neste domingo a oitava etapa do Tour, que teve percurso de 109,6 km entre Rio do Sul e Pomerode. O outro atleta da Extra Caloi que venceu uma etapa foi Patrique Azevedo, na quinta-feira, no circuito montado pelas ruas de TubarÆo.

“Foi uma prova r pida, com muitos ataques e sempre dois, trˆs ou mais ciclistas tentando a fuga. Procurei me manter sempre entre os primeiros e, no sprint, consegui chegar na frente”, contou Ruiz, de apenas 23 anos, que est  na primeira temporada na equipe de Suzano. Esta ‚ a terceira vez que ele participa do Tour de Santa Catarina, e a vit¢ria deste domingo foi a primeira de sua carreira na competi‡Æo.

Ruiz completou a prova deste domingo em 2h07min04seg, mesmo tempo do segundo colocado, Carlos Fran‡a (Peels Capacetes/Limeira), e tamb‚m do terceiro, Pedro Autran (DataRo/Blumenau).

Publicidade

A vit¢ria de Renato Ruiz pode melhorar a classifica‡Æo da Extra Caloi na classifica‡Æo por equipes do Tour. Antes da etapa deste domingo, a equipe de Suzano ocupava a quarta coloca‡Æo, 13min21seg atr s da l¡der DataRo/Blumenau.

Para Ruiz, que competia pela equipe de Iracem polis at‚ o final do ano passado, correr em uma equipe de tradi‡Æo como a Extra Caloi ‚ sin“nimo de mais responsabilidade. “Agora sou mais conhecido e tamb‚m mais marcado nas corridas. Fica dif¡cil chegar na frente, mas j  estou me adaptando a essa situa‡Æo.”

Mauro Ribeiro, t‚cnico da Extra Caloi e tamb‚m da equipe brasileira de ciclismo na Olimp¡adas de Atenas, e que foi respons vel pela contrata‡Æo de Renato Ruiz pela Extra Caloi, ficou muito feliz com a vit¢ria do atleta. “A teoria que t¡nhamos planejado antes da prova se concretizou. O Ruiz tem um potencial enorme, mostrou isso no Brasileiro de Resistˆncia, disputado em Caieiras (SP), e pequenas fa‡anhas como a deste domingo podem torn -lo um campeÆo no futuro.”

Ap¢s a oitava etapa, as trˆs primeiras posi‡äes do Tour de Santa Catarina permanecem inalteradas. O l¡der ainda ‚ o argentino Matias M‚dici (Ava¡/Florian¢polis), com 18h44min27seg, seguido por Ant“nio Nascimento (Memorial/Santos), seis segundos atr s, e por Alex Arseno (DataRo/Blumenau), a 1min26seg.

Publicidade

Ainda neste domingo acontece a nona etapa do Tour, uma prova de contra-rel¢gio individual de 30 km tamb‚m em Pomerode. A largada est  prevista para as 15 horas, e o argentino Matias M‚dici ‚ apontado como grande favorito … vit¢ria.

“Todo mundo se desgastou pela manhÆ, uma vez que a prova teve m‚dia de 45 km/h, mas agora ‚ buscar for‡a para a contra-rel¢gio. Vou para a corrida com a mesma determina‡Æo que apresentei pela manhÆ”, disse Ruiz.