Publicidade

SÆo Paulo A principal prova de ciclismo endurance do pa¡s, o Extra Distance 800 K/Brazil Challenge, teve seu percurso invertido. A disputa, programada para os dias 6 e 7 de dezembro, ter  857 km. A largada ser  no Extra Aboli‡Æo, em Campinas, seguindo em dire‡Æo ao Rio de Janeiro e terminando no Extra Praia Grande, ap¢s percurso pela Rio-Santos. Os primeiros colocados deverÆo cumprir o trecho, sem parar, em cerca de 24 horas.

Cerca de 100 equipes, nas categorias solo, duplas e quartetos, estarÆo disputando a competi‡Æo, seletiva para o Race Across America (RAAM) 2004 na categoria solo. Esta prova, anual, ‚ a mais importante do gˆnero e corta os Estados Unidos, da Costa Oeste … Leste, com quase cinco mil quil“metros, e competidores de todo o mundo.

“Ap¢s a £ltima aferi‡Æo, constatamos que o corte na largada e chegada, bem como a redu‡Æo na passagem pelo Rio de Janeiro eram necess rios para que consegu¡ssemos ajustar o percurso … distƒncia oficial de 800 quil“metros. Al‚m disso, a inversÆo foi motivada pela maior seguran‡a proporcionada aos atletas, bem como permitir  uma evolu‡Æo gradativa da dificuldade”, explica F bio Milan, membro do comitˆ organizador do Extra Distance 800 K.

Alguns dos principais ciclistas do pa¡s estarÆo participando da corrida. Destacam-se o triatleta Michel Bogli, coordenador t‚cnico do PA Club de Fortaleza e com quatro participa‡äes na RAAM, obtendo o t¡tulo e o recorde de duplas em 2001, ao lado de Z‚ Filho; Ricardo Arap, campeÆo e recordista de dupla em 98, com o triatleta Alexandre Ribeiro; J£lio Paterlini e Cl udio Clarindo, recordistas brasileiros de endurance; al‚m das equipes oficiais Caloi/Extra/Suzano, Memorial/Santos e Scott.

Publicidade

A programa‡Æo oficial da prova come‡a no dia 6, com a largada das trˆs categorias no Extra Campinas, sendo a primeira, a solo, …s 5 horas, enquanto as duplas largarÆo …s 8 horas e os quartetos …s 10 horas. A previsÆo de chegada ‚ para a manhÆ do dia 7, na loja Extra Praia Grande. O percurso inclui as rodovias Dom Pedro I, Dutra, RJ-155, Rio-Santos e Imigrantes.

Em sua quarta edi‡Æo, o Extra Distance ganha for‡a. Surgida em 2002 para ser igual … Race Across America, a disputa nacional ganha neste ano um formato competitivo, ap¢s trˆs eventos de aprendizado e com distƒncias variadas. Some-se a isso a uniÆo com o Brasil Challenge, que deu ainda mais importƒncia … competi‡Æo.

A uniÆo entre as duas competi‡äes j  tem reconhecimento internacional. A prova recebeu o aval da organiza‡Æo da RAAM e tamb‚m da UMCA (Ultra Marathon Cycling Association), entidade que promove as provas de ciclismo de longa distƒncia, inclusive a RAAM. A seletiva para a categoria Solo garantir  a presen‡a do campeÆo e de todos que obtiverem tempo at‚ 20% acima do vencedor.

O Extra Distance 800 K ‚ uma realiza‡Æo do Extra Hipermercados e Brasil Challenge, com organiza‡Æo da Brunoro & Cocco. O patroc¡nio ‚ da Caloi, Bavaria, Breezes Resort Costa do Sau¡pe.

Publicidade