Publicidade

Com poles do inglˆs Danny Watts- Lola-Dome/Honda-Mugen da equipe Promatecme e do irlandˆs Adam Carroll- Dallara/Mugen-Honda da P1 Motorsport, Lucas Di Grassi foi o brasileiro melhor classificado nas tomadas de tempo para a 11¦ e 12¦ etapas do Campeonato Inglˆs de F¢rmula 3, que se realizam neste domingo em Castle Combe.

Lucas ‚ o nono colocado no torneio, com 47 pontos, e espera melhorar sua posi‡Æo na tabela: “Minha meta ‚ juntar pontos para terminar bem este meu ano de estr‚ia”, resume Di Grassi, que integra o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Renault, iniciativa que visa apoiar novos talentos com vistas … F¢rmula 1. Nelsinho Piquet ‚ o l¡der do torneio (119 pontos), mas nÆo foi bem: largar  em 10§ e 9§. O outro brasileiro na disputa, Danilo Dirani, sai em 12§ e 11§, respectivamente.

Lucas liderou as tomadas para o grid da 11¦ etapa at‚ faltarem apenas cinco minutos para o encerramento do treino. Naquele momento, foi superado por Danny Watts, um especialista quando se trata de Castle Combe: venceu a etapa do ano passado, cravando tamb‚m a pole. Faltando quatro minutos para o fim, Danilo Dirani rodou e bateu contra os pneus que delimitavam o contorno da primeira chicane. O venezulano Ernesto Viso (Dallara/Honda-Mugen da P1) e o monegasco Clivio Piccione (Dallara/Honda-Mugen da Carlin Motorsport) aproveitaram que o tra‡ado ficou mais retil¡neo para superar a marca de Lucas – e o brasileiro caiu para quarto.

Na segunda sessÆo classificat¢ria do dia, Di Grassi teve problemas com o sistema de troca de marchas power-shift e perdeu boa parte do treino no boxe na tentativa de consert -lo, o que nÆo foi poss¡vel. Di Grassi voltou para o circuito sem o sistema. Faltando duas voltas, ainda era o £ltimo classificado. Mas foi capaz de arrancar uma boa volta, com os pneus j  desgastados, conquistando a s‚tima posi‡Æo. “Ainda sa¡ no lucro”, contentou-se Lucas. “Dadas as condi‡äes que enfrentamos, largar da quarta fila nÆo ‚ tÆo ruim assim”, conclui o piloto da equipe Hitech.

Publicidade

A pole de Danny Watts foi motivo de muita festa para os t‚cnicos da f brica anglo-nip“nica Lola-Dome. Afinal, a rival Dallara nÆo perde uma pole desde 2000. O carro italiano tamb‚m vence todas as corridas desde 1993.

As corridas serÆo disputadas …s 07h00 e …s 11h20 (hor rio de Bras¡lia).

Grid para a 11¦ etapa do Campeonato Inglˆs de F¢rmula 3:
1) Danny Watts (Inglaterra), Lola-Dome/Mugen-Honda, 59s271, m‚dia de 180,78 km/h
2) Ernesto Viso (Venezuela), Dallara/Mugen-Honda, a 0s053
3) Clivio Piccione (M“naco), Dallara/Mugen-Honda, a 0s059
4) Lucas Di Grassi (Brasil), Dallara/Renault-Sodemo, a 0s079
5) Adam Carroll (Irlanda), Dallara/Mugen-Honda, a 0s154
6) µlvaro Parente (Portugal), Dallara/Mugen-Honda, a 0s169
7) Will Power (Austr lia), Dallara/Mugen-Honda, a 0s232
8) Fairuz Fauzy (Mal sia), Dallara/Opel-Spiess, a 0s243
9) Karun Chandhok (Öndia), Dallara/Mugen-Honda, a 0s351
10) Nelson ¶ngelo Piquet (Brasil), Dallara/Mugen-Honda, a 0s369.