F1- grandes mudanças no regulamento

A FIA- Federa‡Æo Internacional de Automobilismo anunciou mudan‡as radicais para conter os custos na F¢rmula 1 e a parte mais atingida foi a eletr“nica dos carros, praticamente banida j  para 2003.

EstÆo proibidos os controles de tra‡Æo e de largada. Estes dispositivos impediam que os pilotos patinassem com as rodas do carro, otimizando o desempenho no come‡o da prova e nas curvas.

Foram vetados os cƒmbios totalmente autom ticos. A partir de agora os pilotos terÆo de efetuar as trocas de marcha manualmente, atrav‚s de duas borboletas atr s de cada lado do volante. Em provas como M“naco, por exemplo, sÆo mais de mil trocas durante uma corrida.

Foi proibida tamb‚m a telemetria entre carro e boxes. Em 2002, os times podiam alterar o mapeamento dos motores e o desempenho dos carros … distƒncia, durante a corrida, bem como consertar falhas e evitar quebras em tempo real. A partir de 2003 isto nÆo ser  mais permitido.

A comunica‡Æo via r dio foi vetada. Agora, piloto e boxes nÆo poderÆo mais conversar durante as corridas. Na pr tica, isto evita que ordens de equipe sejam dadas no decorrer da prova. Estrat‚gias de pit-stop tamb‚m terÆo de ser tra‡adas com mais cuidado, pois alter -las no decorrer da corrida ser  mais complicado sem o aux¡lio do r dio.

Cada equipe s¢ poder  levar dois carros para cada fim de semana de GP. O carro reserva deixa de existir, numa medida da FIA para reduzir os custos. Em 2003, quem bater e danificar seriamente seu carro nos treinos, correr  o risco de ficar fora da prova.

Os carros serÆo confinados ap¢s a classifica‡Æo. A partir de 2003, todos serÆo encaminhados para um parque fechado ap¢s os treinos de disputa de um lugar no grid, de forma que as equipes nÆo poderÆo mais mexer neles para a corrida. Qualquer trabalho de emergˆncia em um modelo feito pela sua equipe ter  de ser no pr¢prio parque e ser  observado de perto pelos fiscais da FIA. A entidade ainda nÆo esclareceu quais serÆo as regras para os warm ups, os treinos de aquecimento no domingo, algumas horas antes da largada.