Publicidade

O Mundial de 2004 j  come‡ou para a equipe McLaren. Hoje o escocˆs David Coulthard realizou no circuito Ricardo Torno, em Valˆncia, Espanha, o primeiro treino com o carro que ir  disputar o campeonato programado para come‡ar dia 7 de mar‡o na Austr lia. O modelo MP4/19 j  estava equipado com o novo motor Mercedes, projetado para completar os cerca de 700 quil“metros percorridos no fim de semana de GP, como manda o regulamento.  sobre esse carro e o FW26 da Williams, previsto para ir … pista dia 5 de janeiro, que recaem as maiores esperan‡as de quebrar a s‚rie de quatro t¡tulos seguidos de Michael Schumacher e cinco da Ferrari.

Coulthard percorreu 47 vezes o tra‡ado de 4.005 metros, com paradas seguidas nos boxes. “Ele responde bem …s mudan‡as”, disse. A base do MP4/19 ‚ o monoposto que nem mesmo estreou, o MP4/18, projetado para correr ano passado. Mas como nÆo passou no teste de resistˆncia da FIA trˆs vezes, dentre outros problemas, Adrian Newey, engenheiro respons vel, reviu o projeto, resultando no MP4/19. Na sua melhor volta, embora essa nÆo fosse sua preocupa‡Æo, Coulthard registrou 1min12s035.

Alexander Wurz, piloto de testes da McLaren, com o carro usado este ano fez 1min11s299 (53). A Williams testou componentes do FW26 com seus trˆs pilotos, Juan Pablo Montoya, Ralf Schumacher e Marc Gene, que ficaram tamb‚m com os trˆs melhores tempos. Montoya marcou o primeiro, 1min10s081 (69 voltas). Treinaram tamb‚m as escuderias Renault, Jaguar e Toyota. Todas equipes que competem com pneus Michelin.

J  no Circuito da Catalunha, em Barcelona, trabalharam Ferrari, Sauber e BAR. Deveriam ser os times da Bridgestone, mas a BAR anunciou, hoje, ter chegado a um acordo com os fornecedores de pneus e trocou a Bridgestone pela Michelin. Luca Badoer e Felipe Massa, pilotos de testes da Ferrari, obtiveram os dois melhores tempos, 1min17s799 (76) para o italiano e 1min18s103 (86). Massa ir  reestrear na Sauber no treino de Jerez de la Frontera, em dezembro. O fato de a McLaren j  estar desenvolvendo seu novo modelo e a Williams come‡ar a fazˆ-lo a partir de 5 de janeiro dever  levar a Ferrari a iniciar a prepara‡Æo de seu novo carro mais cedo.  bem poss¡vel que, em 2004, as equipes disputem a abertura do Mundial j  com seus projetos novos.

Publicidade