F1- Renault apresenta hoje o seu novo carro R24-V10

A Renault apresenta oficialmente hoje, quinta feira, em Palermo na It lia, o seu novo carro, “batizado” pela sigla R24, equipado com um motor V10, com o qual disputar  a temporada 2004 da F¢rmula 1, pilotado por Fernando Alonso e Jarno Trulli.

O primeiro Renault R24 ficou totalmente pronto dia 12 de janeiro em Enstone na Inglaterra, uma das duas sedes da equipe. O termino da montagem foi comemorado com um rugido muito agudo do motor RS24 V10, que pela primeira vez funcionou instalado no novo chassi. E houve motivos para a comemora‡Æo – com champagne francesa, ‚ claro – pois a constru‡Æo de um F1 envolve um complexo projeto, fabrica‡Æo e montagem de mais de 3.000 itens, simula‡äes de testes em computadores e… sorte. “Tudo correu perfeitamente bem” lembra o diretor-t‚cnico Bob Bell. “Foi um parto bem-sucedido” comparou ele, referindo-se aos costumeiros problemas que podem ocorrer na montagem de uma m quina tÆo complexa, o que nÆo aconteceu com o R24.

O batismo na pratica foi no dia 20 de janeiro no Circuito de Barcelona, Espanha, quando o R24 participou de testes ao lado de outros 13 carros de F1. Pilotado por Trulli, o carro conseguiu um excelente sexto tempo no seu primeiro dia, “embora a inten‡Æo da Equipe Renault” – sic – (testes e corridas sÆo sempre para conseguir o melhor tempo e para vencer ou.. vencer!) fosse apenas fazer o shake-down, que sÆo os primeiros testes e checagem em uma pista de corrida, e do funcionamento de todos os sistemas do ve¡culo. Trˆs dias depois, o piloto Fernando Alonso registrou o melhor tempo do dia, com 1min15s430, ficando … frente de Ferrari, Williams, Toyota, BAR e Sauber.

O site oficial da equipe Renault de F¢rmula 1 esteve fechado desde o £ltimo dia 26. Quem acessou a homepage foi recebido com uma mensagem que anunciava sua reabertura hoje, provavelmente para aumentar o clima de mist‚rio a respeito da nova pintura e de outras novidades que deverÆo ser anunciadas pela equipe.

Conhe‡a o R24-V10, o novo F1 da Renault no link abaixo.