Publicidade

Seus n£meros sÆo impressionantes; no ano em que o alemÆo Michael Schumacher est  prestes a conquistar o hexacampeonato mundial de F¢rmula 1, e se tornar estatisticamente o melhor piloto de todos os tempos, um brasileiro chamado JoÆo est  fazendo os novos Schumaquinhos sambarem miudinho na Alemanha.

Ele simplesmente ganhou com muita antecipa‡Æo e bateu todos os recordes do Campeonato AlemÆo de F¢rmula 3, e agora vai participar das duas £ltimas etapas (11 e 12/10 em Oschersleben) do competitivo certame germƒnico s¢ para cumprir tabela, e aumentar o retorno publicit rio de seus patrocinadores europeus. JoÆo Paulo de Oliveira ainda nÆo conta com o apoio de nenhuma empresa tupiniquim.

Piloto brasileiro que obteve at‚ agora o maior sucesso no exterior em 2003, colecionando em 14 provas disputadas, onze vit¢rias, dois segundos lugares, dez pole positions e 13 voltas mais r pidas, JoÆo Paulo sagrou-se CampeÆo AlemÆo de F¢rmula 3 com a antecedˆncia de quatro corridas, apenas um dos v rios recordes que conquistou. Ele j  ‚ o maior nome de toda a hist¢ria da F¢rmula 3 alemÆ, uma das mais competitivos do mundo, depois de bater todos os recordes que perduravam a muitos anos, e agora come‡a a colher o resultado de sua perseveran‡a e luta no esporte, sem ter qualquer apoio de patrocinadores do Brasil. Residindo na Holanda, correndo pela equipe belga JB Motorsport, e com assistˆncia t‚cnica de um engenheiro japonˆs, JP, como ‚ chamado pelos seus mecƒnicos para facilitar a pron£ncia, credita o seu sucesso ao seu esfor‡o e … experiˆncia aliada ao bom entrosamento com a equipe. “Estou a trˆs anos sozinho batalhando na Europa. E a minha maturidade me ajudou bastante”, resumiu o paulista de 22 anos de idade, que estreou no automobilismo em 1998, com 16 anos de idade, depois de apenas um ano no kartismo, e que no mˆs passado completou sua 100¦ corrida de carros.

O futuro de JoÆo Paulo no automobilismo ainda est  indefinido, apesar de sondagens e especula‡äes de diversas categorias entre F¢rmula 3000, Super Nissan, DTM, F¢rmula Mundial e at‚ F¢rmula Nippon, entre outras. “As coisas a partir de agora estÆo imprevis¡veis. Devo fazer alguns testes, e ver qual o caminho que vai se abrir para mim na Europa, nos Estados Unidos e at‚ no JapÆo”, citou JoÆo Paulo. “ dif¡cil dizer agora o que vai acontecer, pois existem muitas possibilidades, mas tenho f‚ em Deus que vai ser algo muito bom”, acredita o simp tico e desembara‡ado campeÆo.

Publicidade