Publicidade

A Facomsa – Fabricaci¢n Componentes Motocicletas S/A, de capital espanhol e fabricante de veloc¡metro para motocicletas, vai se instalar no P¢lo Industrial de Manaus; a decisÆo foi comunicada pelos empres rios … superintendente da Suframa, Fl via Skrobot Barbosa, durante encontro de neg¢cios, em Barcelona, Espanha.

A vinda da empresa foi divulgada ontem pela assessoria de comunica‡Æo da Superintendˆncia da Zona Franca de Manaus, que na oportunidade fez um balan‡o dos resultados positivos da viagem da superintendente Fl via Grosso a Barcelona, onde manteve reuniäes com empres rios e autoridades do governo espanhol.

O projeto da empresa dever  entrar em pauta na pr¢xima reuniÆo do Conselho de Administra‡Æo da Suframa, marcada para o dia 2 de mar‡o. A instala‡Æo fabril da Facomsa em Manaus vai fabricar veloc¡metros anal¢gicos e digitais para atender a demanda do p¢lo de duas rodas e tamb‚m … exporta‡Æo para ao mercado europeu.

De acordo com os empres rios, o projeto est  or‡ado em 1 milhÆo de euros, o equivalente a R$ 3,6 milhäes, tomando por base a cota‡Æo de quinta-feira, 5 de fevereiro. A previsÆo ‚ de que a f brica de Manaus comece a produzir a partir de outubro. Al‚m de vir fabricar veloc¡metros em Manaus, os diretores da Facomsa prometeram … superintendente Fl via Grosso que serÆo aliados da Suframa na atra‡Æo de fabricantes europeus de motocicletas para o P¢lo Industrial de Manaus, entre eles, Peugeot e Benelli, que sÆo clientes da Famcosa. Em Manaus, entre os potenciais clientes da empresa estÆo a Moto Honda da Amaz“nia, Yamaha e Kasinski.

Publicidade

A vinda de mais um importante fabricante de componentes para adensar a cadeia produtiva do setor de duas rodas, nÆo foi a £nica conquista da superintendente Fl via Grosso. Da reuniÆo com o subdiretor-geral de Qualidade e Seguran‡a Industrial do Minist‚rio de Ciˆncia e Tecnologia da Espanha, Antonio Mu¤oz Mu¤oz, a superintendente da Suframa obteve sinaliza‡Æo da possibilidade de transferˆncia de tecnologia daquele pa¡s para implanta‡Æo em Manaus de um laborat¢rio de homologa‡Æo de produtos do P¢lo Industrial de Manaus e de outros Estados brasileiros, destinados … exporta‡Æo para a comunidade europ‚ia.

Acompanhada do coordenador de projetos do CT-PIM – Centro de Ciˆncia, Tecnologia e Inova‡Æo do P¢lo Industrial de Manaus, Max Fortunato Cohen, a superintendente visitou o LCOE – Laborat¢rio Central Oficial de Eletrot‚cnica, entidade subordinada ao Minist‚rio de Ciˆncia e tecnologia da Espanha, situado nas dependˆncias da Escola Polit‚cnica de Madri.