Publicidade
Foto: Falcon 2007

Foto: Falcon 2007

Gostaria de saber se h  not¡cias da Falcon 2007, especialmente cores e se muda alguma coisa em rela‡Æo a 2006.
Daniel – Lajeado, RS
Sim, h  not¡cias, aqui mesmo na se‡Æo de cartas, basta procurar nos ias anteriores que tem at‚ foto! NÆo muda nada, s¢ as cores mesmo.

Escape
tite. 1-tenho curiosidade de saber pq a maioria das motos tem o escapamento do lado direito? 2-vc nÆo ia fazer uma apostila de como dirigir bem as motocas? dando dicas especiais? 3-pq vc acha que as montadoras fazem tanto misere com as cores das motos, nÆo deveriam oferecer pelo menos 5 cores pra gente escolher?
ari – s paulo-sp
1) NÆo sei! 2) S¢ depois de vender o livro que est  na gr fica; 3) Acho, pior ‚ que tiram cores que ficaram menos de um ano em produ‡Æo.

Pe‡as
Tenho uma Husqvarna TE 410, ano 2000, e estou precisando de uma jogo de an‚is. Gostaria de saber se podem me ajudar a conseguir o mesmo.
Sei q talvez pudesse importar. Como fazˆ-lo.
Mauro – Santa Cec¡lia – SC
Leia no Motonline: http://www.motonline.com.br/colunistas/paulo-couto/comp-ext-18ago06.html

Publicidade

Manual
Gostaria de saber como posso conseguir o manual de servi‡o da Bros 150ESD/2005!
Davi – Porto Alegre/RS
por favor gostaria de saber aonde posso arrumar esquema eletrico de moto e manual de mecanica de moto nao mecanica b sica.
alysson – cuiaba mt
Gostaria de saber como fa‡o para adquirir o manual de servi‡o da honda CG 150 sport.
Cristiano – SÆo Paulo, SP
Entrem em nosso f¢rum que os caras l  sabem onde encontrar de tudo.

Rela‡Æo
Tite, a coroa da NX Sahara ‚ maior que a da Falcon? c adapatar na Falcon a motoca teria mais final?
Daniel – Jau – Sp
NÆo sei, nÆo tenho as fichas t‚cnicas dessas motos.

Bengalas
Tenho uma GS 2004, fiz a revisÆo dos 15.000 km esses dias, ap¢s a revisÆo percebi que a moto acima de 140km fica balan‡ando. o que poderia ser? Na revisÆo foi desmontada a mesa e suspensÆo dianteira. ser  que isso tem haver com o n¡vel de ¢leo da suspensÆo dianteira? Qual ¢leo devo usar se for o caso?
Luis – Salvador/BA
Mas por que desmontaram a mesa com 15.000 km? Obviamente que fizeram alguma coisa errada. Primeiro calibre os pneus, depois volte l  e pergunte o que exatamente fizeram. Se trocaram ¢leo, apertaram mal a porca da mesa etc!

Amaciamento
Ol  querido tio, j¢ia? Tenho algumas d£vidas sobre amaciamento, mas nÆo se preocupe, nÆo vou perguntar como se amacia. Tenho d£vidas sobre a “pol¡tica” do amaciamento.  verdade que os motores das motos zero sÆo previamente amaciados na f brica? Se sÆo, porque tem o per¡odo de amaciamento recomendado? Eu conhe‡o pessoas que acabavam de tirar moto zero e saiam enrolando o cabo e nada aconteceu ao motor. E as motos novas usadas em testes, sÆo amaciadas como manda o manual ou sÆo exigidas em seu m ximo logo nos primeiros quil“metros, pois se ‚ necess rio amaciamento, esses motores estariam correndo grande risco.
Tiago – Ara‡oiaba da Serra SP
EntÆo, por isso de vez em quando nego escreve “nÆo entendo minha moto gasta muito e nÆo anda nada”. Porque nÆo amaciou direito, a anta! NÆo existe esse papo de pr‚-amaciado, o que rola ‚ que atualmente o processo de fabrica‡Æo ‚ melhor e as folgas sÆo mais justas e as pe‡as melhor “casadas” entre si. Mesmo assim aqueles primeiros 1.000 km precisam ser respeitados. Nos testes a gente roda at‚ amaciar, depois soca o sabugo na bichinha (ˆpa!). Al‚m disso, essas motos depois de testadas duram pouco tempo e sÆo sucateadas. Elas nÆo sobrevivem muito al‚m de 3 a 5 mil km.

Publicidade

Turbo
Meu caro amigo gostaria de saber se e poss¡vel turbinar uma twister e se compensaria fazer tal adapta‡Æo necess ria neste tipo de motor nao importando o custo beneficio do tal feito.
tsutomu – jatai go
Em se tratando de mecƒnica tudo ‚ poss¡vel, mas um motor pequeno nÆo gera for‡a suficiente para movimentar uma turbina, seria necess rio fabricar uma turbina espec¡fica pra esse motor de 250cc. A¡ os custos tornam o processo invi vel. Essas motos pequenas com motor turbo que vc vˆ na internet sÆo apenas firulas, porque uma prepara‡Æo bem feita d  melhor resultado, com menos custo e sem risco de ficar parecendo um vendedor de garapa.

Pe‡as
Gostaria de saber se existe alguma feira ou evento regular em sÆo paulo onde eu possa comprar pe‡as para a minha xtz, pois nÆo encontro nada relacionado na internet.
Eduardo – SÆo Paulo, SP
Existe a chamada regiÆo da “boca” que tem desde tampinha de pneu at‚ virabrequim de Lambretta!

Gasolina
Tite, gostaria de tirar uma d£vida sobre gasolina Aditivada, quando abaste‡o minha moto com gasolina comum consigo rodar cerca de 15 … 20 Km a mais do que com gas. aditivada, sei que ‚ uma diferen‡a pequena, mas gostaria de saber se ‚ normal o consumo ser maior com gasolina aditivada?
Cleudo – JoÆo Pessoa, PB
Que papo estranho! Ser  que nÆo ‚ o posto que est  com a bomba desregulada? Em todo caso, vc esqueceu de citar qual ‚ a sua moto?

Kit pra Rio
Velhinho, estive lendo algumas mat‚rias que versam sobre a coloca‡Æo de um kit 180cc (quanto custa? Pe‡as e mÆo de obra) em uma XTZ 125 (tenho uma E/2003) qual os pros e contras?
Reynaldo – Rio de Janeiro, RJ
Bom, eu conhe‡o esse kit, mas nÆo sei quanto custa nem quem vende (e se soubesse nÆo diria porque nÆo anuncia em Motonline). O £nico contra ‚ que se for mal dimensionado pode entortar a biela e vc morrer com uma nota preta.

Publicidade

Almofada
Queria Saber da turma motonline onde posso comprar “almofada de gel” tenho uma tornado e sofro d+ com o banco duro e moro em SÆo Lu¡s do MaranhÆo e por aqui o povo nÆo sabe nem o que eh isso.
Jorge – SÆo Lu¡s – Ma
Esse povo num sabe nada? V  a uma loja que vende artigo m‚dico. Procure uma almofada de gel para pacientes que passam muito tempo em cadeira de rodas. Depois basta comprar um metro de velcro e prender no banco!

Pesado
Tite vc nem acredita, no £ltimo fim de semana tive minha triste comprova‡Æo que motos streets nÆo servem pra mim! Fui dar uma voltinha na CB 500 de um amigo e ele ficou horrorizado com o que viu, quando eu subi na moto ela literalmente COLOU os amortecedores, ficando imposs¡vel carregar garupa e bem ruim de passar em quebra-molas e andar em paralelep¡pedo. J  vi que nÆo posso ter uma moto menor que uma XT 600 no m¡nimo. Tenho 110kg e 1,83m, ser  que uma Falcon me aguentaria, j  andei em XT e TŠnŠrŠ 600 e gostei muito, mais ainda nÆo andei em uma Falcon.
Gustavo – SÆo Gon‡alo, RJ
P“, Gus, vc que come demais e a culpa ‚ da moto? Pode fazer um regime j  at‚ chegar aos 83 kg!

Freios
Tite, estou fazendo umas modifica‡oes na minha cbx 250 twister e vi no mercado uns discos de freio diferentes, wave, mararida e fashion, gostaria de saber se ‚ poss¡vel a instala‡Æo desses discos na Twister (at‚ hj soh vi em moto off-road.)
Pedro – Niteroi, RJ
Sim, ‚ poss¡vel, mas nÆo me pergunte onde comprar nem quanto custa!

Shiva
Tite: s¢ vc mesmo pr  traduzir a for‡a de um sentimento que nos faz passar por doidos … vezes, mas que s¢ que ama o motociclismo pode entender.Vou esperar a volta dela, agora que as chances aumentaram. Grazie, fratello! Volta, Shiva!
Renzo – SÆo Paulo- SP
Cara‡a, volta logo Shiva!