Publicidade
Foto: Falcon: o teste t  quase pronto

Foto: Falcon: o teste t quase pronto

Tio Tite, Ap¢s 20 anos estou retornando ao maravilhoso mundo das duas rodas e vou adquirir uma Falcon ainda neste primeiro semestre. O objetivo de comprar esta moto, ‚ o de poder realizar algumas viagens curtas aqui dentro do estado do RS. Pergunto, ‚ mais adequado equipar a moto com bauleto ou alforjes? Qual deles compromete mais a dirigibilidade da motocicleta?
Charles – Caxias do Sul – RS
“Neste exato momento estou com a Falcon 2007 em pleno teste!”. Essa foi uma grande not¡cia, a tua opiniÆo ‚ muito importante. Estou muito contente com a minha Falcon, acredito quem em custo benef¡cio ‚ imbat¡vel.
Paulo – Pelotas/RS
Charles, que desequilibra menos sÆo os alforjes, porque ficam com o peso distribu¡do em duas partes e concentrado abaixo da linha do banco. No entanto os alforjes riscam a pintura da moto e atrapalham o conforto de quem vai na garupa. Por isso o bauleto ‚ mais pr tico. Desde que vc respeite o limite de carga do bauleto (e da moto) nÆo h  problema de estabilidade.

Fiat
Tio Tite. Parab‚ns pelo coment rio a respeito da Fiat na resposta …s cartas dos leitores no dia 16/02. Isso te torna ainda mais respeitado pois demonstra, al‚m de profundo conhecimento sobre os assuntos que vocˆ comenta, uma imparcialidade singular na nossa imprensa e no seu meio profissional. Parab‚ns cara. Por isso nunca saio de moto sem ler o Motonline!
Josu‚ – SÆo Leopoldo – RS
A not¡cia das XTZ 250 supermotard e Fazer 250 flex, mostra que a Yamaha est  no caminho certo para abocanhar um peda‡o maior do bolo. Esta investindo em produtos diferenciados e modernos bem antes da concorrˆncia, assim como fez a Fiat, que de piada virou lider em produ‡Æo no pa¡s, e bem o contr rio da Honda que esta investindo cada vez mais no retrocesso (ex: Fan e POP). Precisamos disso e nÆo dessa enxurrada de produtos chineses.
Paulo – Maringa, PR
Josu‚, obrigado! Tem gente que acha que a Fiat tornou-se a primeira do mercado apenas na competˆncia! Paulo, a arrancada da Fiat rumo … lideran‡a do mercado contou com a preciosa ajuda de um presidente impeachado que “aprovou” um contrato de cria‡Æo do “carro popular”, numa das maiores manifesta‡äes de lobby do mercado automobil¡stico. At‚ hoje o “Carro Popular” ‚ um golpe, uma mentira na qual os brasileiros foram novamente corneados abertamente sem esbo‡ar nenhuma rea‡Æo! NÆo cite esse exemplo pra comparar com o mercado de moto porque nÆo funciona! Use exemplos mais nobres como Pepsi-Cola, que aproveitou os vacilos da Coca-Cola e investiu na criatividade – com honestidade – para ganhar mercado em v rios pa¡ses.

Pop
Pop 100, eita quanta polˆmica!  isso que a Honda quer, o nome da moto na boca do povo, rs. O neg¢cio ‚ o seguinte: ‚ motor honda, consagrado, confi vel, e que nÆo tem mais nada a provar a ningu‚m depois de tantos anos no mercado motocicl¡stico. Feio ou bonito, nÆo interessa, vai vender que nem  gua e pronto! Quando lan‡aram a Dream, falou-se horrores na ‚poca. Quando lan‡aram a Biz, tamb‚m. Agora ‚ a vez da Pop. Deixem a Pop rodar em paz! Bonita-bonita, ao meu gosto ela nÆo ‚. Mas pelo menos na cor amarela, ainda combina um pouquinho com a mola “gritante” do amortecedor, rs.
Ana – Santos/SP

Publicidade

Lander SM
Tenho 1,88 de altura e possuia uma TDM 225, gostava muito deste estilo fun bike pela posi‡Æo de pilotagem. atualmente estou no consorcio da fazer 250 e gostaria de saber se vale a pena esperar a lander supermotard. O preco sera bem mais alto? a posicao de pilotagem sera parecido com o da TDM?
henrique – pirai/RJ
Se vc nÆo tiver pressa, espere sim, porque vai ser muito linda. Dever  custar cerca de R$ 400 a mais que a Lander normal.

Motard
Tite, eu esperava ansioso o lan‡amento da STX 200 Motard da Sundown, e me decepcionei muito ao fazer o teste drive. As suspensäes parecem inexistentes, tem a posi‡Æo de pilotagem de uma esportiva e o banco parece espuma de lavar lou‡a de tÆo mole. Sem querer puxar o saco, achei que a POP seria uma droga, mas ao pilot -la, exceto a aparˆncia, achei-a perfeita! NÆo d  pra tentar mudar de opiniÆo a respeito da H!
yuri – ivaipora, pr

CARTAS TCNICAS

Pneu
A moto de minha esposa ‚ uma XTZ 125 com pneus originais; minha d£vida ‚: posso colocar a cƒmara de ar da CG (que mais resistente a furos) na XTZ, j  que o aro ‚ o mesmo (18)?
Rog‚rio – SÆo Paulo
A cƒmara de ar Tuffup 18 – utilizada na CG 150 – devido …s suas especifica‡äes t‚cnicas, s¢ pode ser montada em pneus de medida 90/90-18, portanto, nÆo h  possibilidade de montar na XTZ. As cƒmaras de ar Tuffup, possuem um sistema emergencial anti-furo, sendo necess rio que, quando furada,a cƒmara seja consertada ou trocada, mesmo que nÆo apresente vazamento de ar. As cƒmaras de ar Tuffup foram desenvolvidas pela Pirelli em parceria com a Honda.

Publicidade

Carga
Acabei de ler o comparativo entre sundown hunter 90 e pop 100 da honda e a ficha tecnica da hunter 90 NÆo sou especialista em motos, mas eu gostaria de saber o seguinte: Na hunter 90 a capacidade de carga maxima ‚ de 135kg (piloto/passageiro/+ carga). Pode parecer uma pergunta sem prop¢sito mas duas pessoas que pesando juntas mais ou menos 160kg, significa que usando a moto todos os dias para ir por exemplo para a faculdade ida e volta num percurso de 8km 5 dias da semana, a moto nÆo iria aguentar miuto tempo? Ou seja judiaria muito? E o que me dizem da Pop 100 na mesma situa‡Æo. Ela aguentaria melhor o tranco? Entre comprar uma ou outra eu teria de decidir entre a que tˆm + autonomia (hunter tq 10 lit) ou a que suporta mais carga (apesar do tanque ser de apenas 4 lts e ter menor autonomia).Eu gostaria de saber qual ‚ a capacidade de carga da pop.
Nivaldo – Moji Gua‡u-SP
A capacidade de carga da Pop100 ‚ de 158 kg no m ximo (piloto + passageiro + carga), e qualquer motocicleta estar  sujeita a diversos tipos de avaria se ultrapassar seu limite de carga. Portanto, antes de adquirir sua motocicleta, observe bem … carga suportada por ela. Mesmo que seja um percurso pequeno, carregar mais carga do que o previsto pode provocar danos ao quadro e suspensäes.

Sujeira
Seguinte tenho uma strada com aquelas rodas esportivas caracter¡sticas. Que por conseqˆncia naum param limpas de jeito nenhum. Existe algum produto que possa limpar aquelas manchas que com o tempo ficam impregnadas? Outra coisa o mecƒnico aqui da cidade me disse que naum preciso colocar 1300 ml de ¢leo no motor na troca que soh 1000 ml eh o suficiente ta certo isso?
Fabio – presidente prudente, sp
As sujeiras que insistem em ficar grudadas na roda deverÆo ser removidas com uma solu‡Æo na propor‡Æo “meio a meio” de  gua e querosene, ou seja, 250 ml de querosene e 250 ml de  gua. Quanto ao motor, ‚ obrigat¢rio colocar 1.100 ml do ¢leo especificado pela Honda na sua “Strada” sempre que realizar a manuten‡Æo peri¢dica, a deficiˆncia de ¢leo causa s‚rios danos ao motor.

Cartas t‚cnicas respondidas por: BIAGIO FERRARI / INSTRUTOR TCNICO