Foto: Falcon 2007

Falcon. Motard, Agenda. Sundown, impostor etc

Foto: Falcon 2007

Foto: Falcon 2007

Gostaria de saber sobre a Falcon. H  algum teste dispon¡vel semelhante ao da sua se‡Æo?.
Augusto – SÆo Paulo
Neste exato momento estou com a Falcon 2007 em pleno teste!

Motard
A not¡cia das XTZ 250 supermotard e Fazer 250 flex, mostra que a Yamaha esta no caminho certo para abocanhar um peda‡o maior do bolo. Esta investindo em produtos diferenciados e modernos bem antes da concerrencia, assim como fez a Fiat, que de piada virou lider em produ‡Æo no pa¡s, e bem o contr rio da Honda que esta investindo cada vez mais no retrocesso (ex: Fan e POP). Precisamos disso e nÆo dessa enxurrada de produtos chineses.
Paulo – Maringa, PR
Grande tio tite , obrigado por me ajudar a economizar meu suado money , tava comprando uma lander essa semana e transformando em supermotard e agora vou aguardar ate o final do ano , duro vai ser passar o ano com a xtzinha , grande abraco
Uira – Imbituba/Garopaba
Paulo, permita-me apenas um coment rio. Muita gente tem usado o exemplo da Fiat para comentar a rea‡Æo da Yamaha. No entanto pouca gente lembra que a recupera‡Æo da Fiat deu-se em fun‡Æo do carro popular. E ningu‚m lembra que o projeto de Lei que criou o carro popular foi na era do presidente Fernando Collor de Mello. Coincidentemente, Collor “ganhou” uma Ferrari F-40 no valor de US$ 1 milhÆo logo em seguida. Outra coincidˆncia ‚ que a Fiat j  tinha em sua linha de montagem um motor 1.050 cc pronto que era exportado para a Argentina. E £ltima coincidˆncia: a Ferrari pertence ao grupo Fiat! Prefiro que a Yamaha nÆo siga esse exemplo.

Agenda
Parab‚ns pelo seu livro. Muito divertido, minha esposa tamb‚m decidiu ler pra entender o por quˆ de tanta risada enquanto eu estava com ele nas mÆos. SugestÆo: por que nÆo incluir uma “Agenda do tio Tite” a¡ no site? Assim vocˆ divulgaria alguns eventos nacionais e de quebra, onde vocˆ estaria para autografar os livros.
Felipe – Sobradinho (DF)
Boa id‚ia!

Sundown
Fiz um teste drive e notei que o motor dela aquece rapidamente. Tamb‚m percebi que as alavancas das pedaleiras de marcha e freio sÆo bem afastadas (mesmo eu cal‡ando 40) e senti dificuldades no uso delas. Tamb‚m notei vibra‡Æo no guidÆo em alta rota‡Æo.
Algu‚m poderia confirmar minhas impressäes? Quando vÆo lan‡ar um review detalhado desta moto?
Frederico – JoÆo Pessoa, PB
Fred, vc j  pode ser piloto de teste, porque todas as suas observa‡äes estÆo corret¡ssimas! Nos primeiros 1.000 km o motor aquece mais do que o normal, depois fica certo. As alavancas de cƒmbio e freio estÆo a 17 cm das pedaleiras, quando o normal ‚ entre 12 a 12 cm. A pior vibra‡Æo ‚ nas pedaleiras, a Sundown poderia adotar uma capa de borracha.

Impostor
Tite, Lendo o teste comparativo da Motonline sobre as motinhas POP E Hunter 90 pude perceber a semelhan‡a com o teste da edi‡Æo 376 da Revista Duas Rodas de Janeiro, com algumas ressalvas ao final de alguns t¢picos. Pergunta! Quem ‚ o verdadeiro idealizador do teste, a Motonline ou Duas Rodas? Ou ouve uma parceria! Lembrando que ‚ s¢ por curiosidade.
Eduardo – Niteroi – RJ
Esse tal de Geraldo Simäes ‚ um impostor, ele copia tudo que o Tite escreve e publica na Duas Rodas!

Aspirado
tite a expressÆo aspirado nÆo ‚ errada. na prepara‡Æo de motores quando fala-se aspirado ‚ para diferenciar de um carro turbo ou blower (comprimido). o mais comum: VW gol aspirado de 200cvs VW gol turbo de 200 cvs VW gol blower de 200 cvs, nÆo que seja um termo errado, mas que ‚ usado pra entender que tipo de prepara‡Æo foi feita! acho que nÆo consegui em expressar muito bem, mas…
Bacanhim – barueri, SP
Pois ‚ exatamente o que expliquei! Vc nÆo leu? Todo motor que nÆo ‚ turbo ou comprimido ‚ ASPIRADO! O que est  errado ‚ algu‚m sair por a¡ dizendo que “aspirou o motor”. Os playboys passaram a inventar a expressÆo “aspirar” o motor, expressÆo essa que ESTµ ERRADA! Porque nÆo se “aspira” um motor, s¢ se vc enfiar o nariz l  dentro e ficar cheirando!

Financiamento
Parab‚ns pela coluna do Paulo Couto excelente a mat‚ria.
Eduardo – Vila Velha, ES

Hunter 90
O que esse pessoal que diz que a Pop ‚ um lixo e que a Hunter ‚ bem melhor e mais barata esquece de um enorme detalhe: quantas concession rias a Sundown tˆm no Brasil? S¢ ap¢s essa compara‡Æo esses man‚s vÆo descobrir que em v rias cidades do Lisarb a Honda ‚ a £nica op‡Æo.
Thiago – SÆo Jos‚ dos Campos/SP

Lander
Tite, no comparativo Lander x Tornado,vc resume que a lander possui caracteristicas mais urbanas que a tornado, que por sua vez esta mais preparada para o off-road. Pois bem, andei lendo que no Pio Ceara, a lander venceu em duas categorias (executivo e junior)e creio que haviam tornados competindo. O fato de a lander estar se mostrando confortavel na cidade e agressiva nas trilhas, te surpreende?
Leandro – Juiz de Fora, MG
Nem um pouco, porque os testes foram realizados com motos originais de f brica e o Piocer  foi vendido por motos especiais preparadas para competi‡Æo.

Lan‡amentos
ao ler uma revista “x” vi que ese ano vai sair possivelmente uma “twisterzona” 400 cilindradas e uma falcon 650. D  uma olhada na sua bola de cristal e consulte o seu 007 para ver se essa informa‡Æo ‚ verdade?
Gilvan – Cuiab  – mt
Acho que ‚ prov vel o lan‡amento de uma XT 250X, o resto ‚ especula‡Æo.

V rias
Tio Tite, antes de mais nada, parab‚ns pelo site, t  show de bola, cada vez melhor! parab‚ns aos anunciantes inteligentes que viram no Motonline um ve¡culo (sem trocadilhos) de divulga‡Æo eficiente! 1)sobre a Amazonas Custom 250, fale-me s‚rio: aquele motor ‚ da falecida Suzuki Intrunder 250! Esta Suzukinha era show de bola, simples e eficiente. Uma pena que estas chinesas sÆo tÆo rebuscadas! 2)‚ impressÆo errada minha ou a TDM 225 tem a dire‡Æo “pesada” por causa do quadro da XT225 adaptada para uma ciclista street? 3)outra: ja houve moto com o comando de v lvulas acionado por correia dentada? e por cascata de engrenagens? 4)por fim: R$10mil numa Fazer 250 ‚ justo? ela realmente vale isso, de acordo com o seu teste? BÆo, muito obrigado, saude e paz!
Patric – sao paulo-sp
1)Sim, ‚ o mesmo motor; 2) sim, ‚ pesada porque o pneu dianteiro ‚ muito gordo; 3) sim para as duas categorias. 4) NÆo sei!

SalÆo
Tite, ser  que nesse ano de SalÆo das Duas Rodas a Yamaha vai apresentar alguma novidade com rela‡Æo a YBR, como inje‡Æo ou uma remodela‡Æo, j  que desde o lan‡amento ela passou uma £nica vez por uma pequena “perfumaria”? To terminando de ler o livro, ¢timo por sinal e j  espero o n£mero 2, s¢ fui proibido de ler o livro na cama pois dou muita risada e acabo acordando.
Robinson – Iju¡ – RS
Acredito que teremos muitas novidades no salÆo da moto.