Publicidade

Profissionais do setor se reúnem em evento durante a HOSPITALAR 2011, para discutir a questão

A equipe de transição do governo federal descobriu ainda em 2010 que faltam 40 mil médicos emergencistas no Brasil para a implantação das 500 UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) prometidas durante a campanha. Um dos motivos para o déficit de profissionais na área está na ausência da disciplina sobre emergência nos currículos das Universidades brasileiras, além de num histórico de deficiência no sistema emergencial no País.
Quem aponta o problema é o presidente da Sobrati – Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, Dr. Douglas Ferrari, também presidente do 3º Congresso de Emergência e Terapia Intensiva, que acontecerá nos dias 24 a 25 de maio, em São Paulo, durante a HOSPITALAR 2011, maior feira e fórum de saúde das Américas. O evento discutirá a importância desse profissional e como solucionar esses e outros problemas relacionados ao atendimento emergencial no Brasil.
O Dr. Douglas Ferrari explica que o médico emergencista possui uma formação bastante ampla e que 50% do prognóstico do paciente depende da qualidade do pronto-atendimento. “A conscientização sobre a necessidade e importância dessa especialidade médica está crescendo, mas ainda temos muito a desenvolver em relação à formação do profissional. Porém, não adianta buscarmos modelos americanizados”, explica.

O 3º Congresso de Emergência e Terapia Intensiva reunirá profissionais de todo o Brasil para análise e discussão dos problemas que a profissão enfrenta. Após, um documento com as conclusões e reivindicações será encaminhado para o Ministério da Saúde e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Serviço: 3º Congresso de Emergência e Terapia Intensiva
Data: 24 e 25 de maio
Local: HOSPITALAR Feira e Fórum – Expo Center Norte – Auditório 14
Hospitalar 2011 – 18ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios
Data: 24 a 27 de maio de 2011 – 12h às 21h
Local: Pavilhões Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
www.hospitalar.com
 

Publicidade

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.