Publicidade

Família Ducati em busca de mais sucesso

Casey Stoner e o seu novo companheiro de equipa Nicky Hayden estão apostados em conquistarem mais sucessos em conjunto em 2009 sob a direcção de Claudi Demenicali, Director Executivo da Ducati, e de Livio Suppo, Director de Projecto de MotoGP da Ducati.

Não é segredo nenhum que os antigos Campeões do Mundo Casey Stoner e Nicky Hayden são amigos quando estão fora das pistas e estão muito contentes por trabalharem em conjunto em 2009, com o norte-americano a juntar-se ao australiano na Ducati.

Prestes a iniciar a terceira temporada com a Ducati, Stoner quer reconquistar a coroa da categoria rainha e mostrou estar em boa forma durante a pré época, isto apesar da operação a que foi submetido no final de 2008.

Publicidade

Por seu turno, Hayden leva a cabo a primeira época com a marca italiana e vai tentar domar a impressionante Desmosedici, máquina que apenas Stoner conseguiu pilotar de forma consistente rumo ao sucesso nos últimos dois anos.

O “Kentucky Kid” tem trabalho duro pela frente para bater o companheiro de equipa, mas a dupla vai trabalhar em grande proximidade para bater os rivais da categoria rainha como Valentino Rossi, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo, e podem contar com muito apoio do Director Executivo da Ducati Claudio Domenicali e do Director de Projecto de MotoGP Livio Suppo.

Em declarações proferidas ao site shell.com/ducati Stoner deu resposta pouco clara quando questionado sobre quem espera ter como mais fortes rivais no MotoGP este ano, afirmando: “Eles só se mostram no início ou a meio da época. Penso que se tentarmos prever alguma coisa antes do início da época muitas dessas previsões estarão depois erradas.”

“Quase todos os dos seis primeiros do ano passado e mais alguns são capazes de ganhar. Como eu em 2007, ninguém esperava nada de mim e ganhei a minha primeira corrida e venci o Campeonato do Mundo, pelo que creio que há sempre inesperados.”

Publicidade

O ponto de vista de Hayden sobre o mesmo assunto é: “É certo que a competição vai ser muito mais forte ao longo do ano. O nível, a velocidade aumentaram muito desde os meus primeiros anos. Os pilotos jovens aumentaram muito a fasquia. Podia dizer muitos nomes de pessoas que podem ser perigosas em qualquer fim-de-semana, mas o Rossi foi o Campeão no ano passado, o piloto que mais ganhou ao longo da época sem contar com o Stoner. Por isso, estes são os que sabemos que vamos ter de bater. Mas não quero estar aqui a falar dos outros, tenho de me preocupar comigo e com o que posso controlar.”

Sobre a adaptação à nova montada Hayden disse: “Para ser franco, na primeira vez que rodei com ela estava um pouco nervoso. Vimos alguns pilotos sentirem dificuldades com esta moto no passado e também estava um pouco nervoso quando assinei o contrato. Mas senti no coração que este era o lugar certo para estar e acreditei nas minhas capacidades quando rodei com a moto e senti-me logo confortável. O motor é muito forte e o chassis muito estável, mas ainda tenho mais a aprender.”

O patrão da Ducati, Domenicale, optou por comparar a Desmosedici GP8 com a GP9, apontando o novo quadro de fibra de carbono como a mais importante mudança. “Este ano a diferença entre a nova moto e a de 2008 é grande porque estamos a usar um chassis totalmente novo pela primeira vez. Temos mapeamento de motor diferente para conseguirmos melhor binário. E o facto do binário surgir tão em baixo é bom indicador das qualidades da moto.”

Mais rápido em todos os testes de pré época de 2009, Stoner está claramente confortável com a nova máquina e comentou: “Estou muito contente e impressionado com a nova moto. Tem funcionado tudo muito bem. Lutámos um pouco no ano passado , tivemos alguns problemas, mas acredito que os resolvemos todos e que podemos ser muito mais consistentes esta época. Penso que o conjunto Ducati/Shell que temos de momento está a funcionar muito bem em termos técnicos, muito consistente; nunca tivemos problemas técnicos. Por isso, acredito que podemos estar muito competitivos no início da temporada.”

Publicidade

O chefe directo de Stoner, Suppo, também espera que a equipa esteja muito competitiva este ano e acredita que Hayden será um forte trunfo da família Ducati. “Umas das razões pelas quais escolhemos o Nicky para ser companheiro de equipa do Casey foi o facto de terem muito respeito um pelo outro e penso que isto é muito importante numa equipa. Todos sabemos que o Casey é um grande talento e penso que o Nicky é o companheiro de equipa perfeito para ele porque tem os mesmos objectivos, ou seja, ganhar o Campeonato do Mundo. A atitude de nunca desistir de ambos é, a meu ver, a chave de tudo, o segredo da equipa.”