Farol aceso e relação de transmissão

Obrigado pela resposta sobre o caso do farol de moto desligado durante o dia, acho que vou amarrar um espelho retrovisor pequeno (daqueles de bicicleta) na frente do farol para saber se ele est  ou nÆo ligado, assim, quando queimar, p ro a moto e troco na hora, antes de ser multado. Mudando de assunto, o senhor entende de motores do moto? Tenho umas d£vidas.
Georges Zouein
Lavras MG
Oi Georges, nÆo precisa do espelho! Eu uso uma t tica bem mais simples. Basta usar o farol alto aceso durante o dia. Uma luz azul no painel indica que o farol alto est  ligado, se a luz do painel nÆo acender, verifique porque a lƒmpada pode estar queimda. · noite basta usar o farol baixo mesmo. Outro mecanismo que uso normalmente ‚ verificar na carroceria dos carros … minha frente se est  refletindo ou nÆo o meu farol aceso. Claro que fa‡o isso quando o trƒnsito p ra. Sim, eu conhe‡o alguma coisa a respeito de motores de moto.

Rela‡Æo
Gostaria que me informassem qual a melhor rela‡Æo coroa-pinhÆo para aumentar a velocidade de uma Honda NXR 125 BROS ES.
Jos‚ En‚as da Rocha Cantarelli
JoÆo Pessoa – Para¡ba
E agora, Jos‚? Este ‚ um dos equ¡vocos mais comuns entre os motociclistas. Trocar a rela‡Æo final de transmissÆo nÆo aumenta a velocidade, pelo contr rio, pode at‚ diminuir. A Honda 125 Bros inaugurou um novo conceito de moto, com estilo fora-de-estrada, mas pneus de uso mais urbano. A rela‡Æo dela j  ‚ projetada em fun‡Æo de per¡metro de pneu, redu‡Æo da £ltima marcha, peso etc e a simples troca da coroa ou pinhÆo nÆo vai aumentar a velocidade. Talvez o motor poder  trabalhar com regime de rota‡Æo um pouco mais baixo, e melhorar um puco a velocidade na descida, com vento a favor, mas se vocˆ pegar qualquer subida a moto vai ficar x“xa, sem for‡a e perder velocidade. Se rodar com garupa a perda de for‡a vai ser um tormento. Se quiser mais desempenho ‚ melhor passar para a Bros 150 ou a Tornado.