Foto: Honda CBF 600S ABS

Fazer 600, lenta, elogio, motard etc

Foto: Honda CBF 600S ABS

Foto: Honda CBF 600S ABS

Tite, segundo a Yamaha a Fazer esta 15 700 d¢lares; 0 que vc acha desse pre‡o comparado com a da Hornet? E justo?.
Antonio – Vila Velha – ES
Em reais, a Fazer 600 custa pouco mais de R$ 10.000 a mais que a Hornet. Mas a Fazer nÆo ‚ a concorrente da Hornet na Europa, ela concorre com a Honda CBF 600S, bem diferente, com freio ABS, carenagem e outros acess¢rios. R$ 10.000 ‚ uma diferen‡a alta que coloca a Fazer em outra categoria. Por exemplo, se vc investir R$ 10.000 a mais sobre a Fazer 600 poder  adquirir uma Honda CBR 600RR que ‚ de outra categoria. Por isso, apesar de ambas serem 600, elas pertencem a categorias diferentes e nÆo se pode comparar.

Lenta
OlÇ­ Tide, eu tenho uma twister 2006 e jÇ­ rodei 1500 Km, dias atrÇ­s dei uma esticada nela e pegou miseros 120 Km/h, gostaria de saber se alguǸm sabe se isso Ǹ normal por ela ter rodado pouco e qual a real velocidade dela sem alteraÇõÇæes?
Francisco – Lapa-PR
Realmente 120 km/h na Twister ‚ pouco. Mas 1.500 km ainda ‚ cedo para saber se o motor est  totalmente amaciado. Espere mais um pouco.

Elogio
Grande Tite, parab‚ns pelas novidades no seu (nosso!) site; qnd acessei pela 1¦ vez em 2005 era s¢ vc e o Harada. Hoje temos a companhia de colunistas e patrocionadores pipocando em todo o canto; ah! o novo tipo de fonte ‚ mais agrad vel para leitura. Continuem acelerando o Motonline!
Henrique – Salvador, Ba
A fam¡lia Motonline agradece!

Motard
Ol  Tite, gosto muito do seu site ! informa‡Æo para apaixonados por 2 rodas ! Minha pergunta ‚ a seguinte: Tenho visto muita gente falando sobre Motard, transforma‡Æo … Falcon / XT bl  bl  bl  ! Existe algum projeto Motard no forno das Montadoras ? Estava em SP descendo a serra para Bertioga e passou por mim uma XT 660 fiquei impressionado com a curva !
Renato – Macei¢ – AL
A Sundown tem um projeto de uma 200 motard, mas se a Yamaha for esperta – coisa que nÆo acredito – ela lan‡ar  uma XT 250 versÆo motard em outubro. A minha desconfian‡a ‚ porque a XT 660 SM versÆo motard que vende que nem  gua na It lia nunca foi lan‡ada no Brasil.

Curioso
Tenho uma Tornado 2005. 1-Quando engato as marchas (3, 4, 5 e 6) para cima ou reduzindo, ela s¢ engata quando j  estou come‡ando a soltar a embreagem, isso pode ser um problema ou s¢ regulagem? 2-Tenho 1,84m e 96kg e nÆo piloto com as partes baixas colada no tanque, me posiciono um pouco mais para traz por ser mais confort vel. Com isso o centro de gravidade foi deslocado e a frente ficou meio “leve”. Eu poderia rebaixar a frente uns 2 cm para tentar compensar? Curiosidade pura. Todo mundo manda mensagem perguntando sobre aumentar a largura dos pneus. O que aconteceria se fosse utilizado um pneu de largura menor que a original? Ganharia e perderia em que?
Claudinei – SÆo Paulo – SP
Pode regular a embreagem da sua moto. 2) Pode rebaixar 2 cm, e testar pra ver se melhora; 3) Pneu mais fino prejudica a frenagem, a estabilidade e a acelera‡Æo.

Tropical
Grande Tite. Assim como vocˆ, adoro deitar a moto nas curvas. Pra mim, trecho sem curvas ‚ uma monotonia. Tenho uma Twister 2006 e boatos dizem que ela sai bastante de dianteira, mas at‚ agora nÆo notei isso. Mas o que eu gostaria mesmo ‚ de algumas dicas pra fazer melhor as curvas, como posi‡Æo dos p‚s nas pedaleiras, modo de curvar o corpo, joelhos, etc. Tens como me ajudar? O que seria a “tropicaliza‡Æo” de uma moto? Vi um an£ncio de uma R1 onde, dentre v rios acess¢rios, constava tamb‚m a tal da “tropicaliza‡Æo feita pela oficina X”. Se eu comprar uma R1 direto de uma concession ria Yamaha, ela j  estar  tropicalizada? Tite e parab‚ns pelo novo layout e novas se‡äes do site.
Rafael – SÆo Paulo, SP
Eu pilotei a Twister em v rias condi‡äes, inclusive em Interlagos e nÆo senti nenhuma tendˆncia a sair de frente, acho que tem gente inexperiente demais rodandod e Twister por a¡. Essas dicas constarÆo de um livro que est  sendo preparado, aguarde. Tropicaliza‡Æo nada mais ‚ do que adaptar um motor para a gasolina nacional. S¢ que apenas as f bricas tˆm laborat¢rio para fazer esse servi‡o, as oficinas que prometem a tropicaliza‡Æo apenas aumentam a vazÆo de gasolina para compensar os 22% de  lcool na nossa gasosa.

Malcon
Parab‚ns pelo novo layout do site t  parecendo aquele seu macacÆo que vc testou RD HAHAH.Valendo como resolvo o mal contato do fus¡vel da bateria aquele de 15A pois j  fiquei para por causa dele, mas tava queimado recoloquei e voltou a funcinar.
Fco Rocha – Fortaleza – CE
Hum, deixa ver, problemas de Malcon Tato? Procure um especialista em eletricidade. Normalmente ‚ oxida‡Æo (zinabre) dos terminais.

Andadeira
Buenas tchˆ! Tio Tite uma moto andadeira, ‚ aquela que anda uma barbaridade, tu monta, cola o punho e de relancina est  para l  dos 100. ah! ele quer mexer no motor para ganhar potˆncia.
Vinicius – Novo Hamburgo, RS
Bah, agrade‡o a tradu‡Æo!

Usada
Meu caro Tite, tenho R$ 11.000 para investir em uma moto, penso na Twister e Fazer zeras, por‚m existe possibilidade de comprar uma CB 500 ou Gs 500, por‚m de ano 98, sei q prefere motos de maior cc por‚m o ano faz uma boa adiferen‡a sÆo 8 anos, mesmo assim vc acha melhor as de maior cc ou uma moto nova com garantia?
Rodrigo – Aparecida de Goiƒnia – Go
Bom, no MEU caso eu s¢ compro moto de conhecidos, mas se vc nÆo tem experiˆncia para avaliar uma moto usada, fique com uma zero km sim. Carro, por exemplo, eu s¢ compro zero km porque sou um verdadeiro man‚ e fui tapeado algumas vezes!

Invertido
Tire minha d£vida Tite: Porque o acionamento do cambio das motos de competi‡Æo sÆo invertidas em rela‡Æo …s “normais”? qual a vantagem para o piloto na competi‡Æo com este cambio invertido?
Fernando – Salvador, Ba
 porque nas curvas para a esquerda o piloto nÆo poderia passar uma marcha para cima com a posi‡Æo normal, senÆo a bota ficaria prensada entre a alavanca e o asfalto. Com o cƒmbio invertido pode-se engatar uma marcha pra cima dando s¢ um toque na alavanca. Como algu‚m vai perguntar “e para reduzir?” j  respondo: nÆo se reduz a marcha com a moto inclinada.

Injetada
Parab‚ns pelo site Tite! Pergunto-lhe: P/ um simples motociclista vale a pena pagar mais por uma moto injetada? P.exemplo, comparando a Suzuki Boulevard C 1500 e a LC 1500? E passando por aqui, est  convidado pra comer um leg¡timo pÆo-de-queijo mineiro e assistir uma corrida de kart p/ matar saudade!
Leonardo – Uberlƒndia-MG
Seja l  em qual condi‡Æo e experiˆncia o motor injetado ‚ sempre MUITO melhor que o carburado. Giclˆ ‚ coisa do passado!

Freio-motor
Salve Tite, tenho uma bros 150 2006 e ouvi da boca do mecanico da concession ria que se eu evitasse redu‡äes de marcha ou at‚ mesmo o freio motor sem redu‡Æo poderia garantir maior vida util do conjunto da famosa corrente de comando e o engra‡ado ‚ que no manual da moto recomenda-se a utiliza‡Æo do freio motor para auxiliar a frenagem. O que ‚ realmente verdade nisso tudo ?
Eduardo – SÆo Paulo, SP
A verdade nisso ‚ que a cada dia aparece mais mecƒnicos totalmente burros e ignorantes nesse mundo. NÆo existe nada de errado em usar freio-motor, nem reduzir as marchas.