Publicidade

Fazer, caçamba, Traxx, pneu, etc

Tite! minha d£vida ‚ a seguinte: Tenho uma Fazer e recentemente troquei o pneu traseiro. Coloquei o 130/80/17 enquanto o original ‚ o 130/70/17, no entanto, notei que a moto perdeu desempenho e o consumo aumentou um pouco. Alguns donos de Fazer me disseram que houve apenas uma altera‡Æo no velocimetro, pois deixou de ser tÆo mentiroso. Concordei em partes, pois a rota‡Æo nÆo alterou. Ser  que o pneu est  causando isso ou pode ser outro problema? Antes eu conseguia 147km/h numa baixada perto da minha casa e agora (no mesmo lugar) nÆo passo dos 135km/h. Muita gente que eu conhe‡o colocou um escapamento esportivo nela reclamou, dizendo que ela ap¢s os 8.000 giro come‡a a falhar, que perdeu muito em sa¡das e retomadas, ficando totalmente diferente da original. Minha pergunta ‚: ela perdeu muito no redimento. Como por exemplo, o bico da inje‡Æo sujo. a inje‡Æo eletr“nica da Fazer 250cc pode ser regulada? como relatado, por que eles nÆo regularam a inje‡Æo? Tem como regular? Se tem, ela teria um melhor rendimento?
Adson – Cruzeiro do Sul – AC
Quanto ao pneu, ao usar um de perfil s‚rie 80 vc aumentou o per¡metro e consequentemente a rela‡Æo de transmissÆo final ficou mais “longa”. Por isso o motor nÆo atinge a rota‡Æo m xima e a velocidade diminuiu. Espere gastar e coloque o s‚rie 70 de volta. Seus amigos estÆo enganados: o veloc¡metro eletr“nico da Fazer ‚ ligado no C¶MBIO e nÆo na roda. Qto … inje‡Æo, sim, pode-se regular, mas ‚ necess rio um equipamento chamado analisador de CO, que s¢ algumas oficinas especializadas em inje‡Æo possuem.

Ca‡amba
Gostaria de saber se ‚ possivel colocar na ca‡amba da Frontier cabine dupla (ano e modelo 2004) uma moto Honda Tornado modelo 2007?
S‚rgio – Jata¡ – GO
Bom, precisa tirar as medidas da ca‡amba e comparar com outras. Na Mitsubishi L200 cabine dupla a Tornado cabe just¡ssima com a tampa fechada. Lembre que rodar com a tampa aberta pode gerar multa.

Traxx
Tite, vc j  testou ou ouviu alguma coisa sobre as motos da TRAXX ? Fiquei curioso pois vi uma estilo XTZ, com freio a disco dianteiro e trazeiro, sendo uma 125cc.
Anderson – Blumenau, Sc
A Traxx na verdade ‚ uma Jialing chinesa, fabricada com tecnologia Honda. Mas nunca testei essas motos.

Publicidade

Pneu
J  li umas duas vezes aqui no site que nÆo se deve passar nenhum produto no pneu para ficar “pretinho” por ressecar a borracha do mesmo. H  muito tempo ouvi falar de uma solu‡Æo, j  testei e deu resultado, nÆo sei se vc indicaria, mas a solu‡Æo (na minha humilde opiniÆo) seria esfregar  gua com a‡£car no pneu da moto. O resultado ‚ legal (j  fiz no pneu do carro) fica bem limpo e acredito que nÆo agride a borracha do pneu. SabÆo em p¢ tamb‚m fica bem “pretinho” mas nÆo sei se resseca a borracha do pneu.
Bruno – niter¢i – RJ
Bom, pode at‚ ficar bonitinho, mas vai encher de formigas!

Perguntelho
Ol  Tio Tite, estou na  rea novamente! Com endere‡o novo e alian‡a no dedo. Voltando … minha obcessÆo por curvas queria tirar umas d£vidas com vc. 1) O uso constante da redu‡Æo de marcha p derrapagem em curva acarreta em algum preju¡zo no motor ou nos discos ou engrenagens da embreagem? 2)Na redu‡Æo da 4-5 marcha p 2 marcha, minha bros125 muitas vezes fica com o pedal do cƒmbio muito duro, isso ‚ devido o alto giro do motor? 3) Vc com sua experiˆncia acha q todos os tombos fazem parte do aprendizado (levando em conta q errar uma vez ‚ normal, mas errar duas vezes ‚ burrice) ou eles sÆo sempre tecnicamente evit veis? 4) Cada moto tem um estilo muito particular de ser conduzida, vc segue algum “ritual” antes de testar motos, digo, alguma vez vc errou uma manobra devido a alguma particularidade/limita‡Æo de uma moto? P.ex., errar um tra‡ado de uma curva por causa da limita‡Æo d inclina‡Æo d uma custom, em q vc pensava q ela iria fazer o contorno mas na hora H ela ¤ fez?
Leonardo – Recife, PE
â aperreio! Vamos l : 1) Sim, as motos de rua nÆo sÆo feitas pra agentar essa derrapagem controlada; 2) Sim, espere a rota‡Æo baixar mais antes de reduzir; 3) Sim, principalmente pra maluco que fica fazendo curva derrapando com uma Bros 125! 4) Sim, quase morri de BMW por causa do freio integral, fui frear numa curva, a moto ficou reta e sa¡ da pista a uns 120 km/h! Felizmente o acostamento era beeeeeem longo!

Escape
Tio Tite, Quero fazer uma pergunta, esses dias troquei o Escape da minha motoca Bros 125, levei no mecanico ele regulou ficou bom, mas o problema foi ontem de manhÆ, quando dei partida na motoca, puts meu parecia uma maria fuma‡a. O que sera que ta acontecendo?  melhor voltar o escape original?
Fabiano – Limeira – SP
â pent‚lio, primeiro pare de encher o texto com pontinhos, seu mala! Depois fique frio porque escape novo ‚ assim mesmo, precisa “queimar” a lÆ de vidro e o ¢leo. Se continuar soltando fuma‡a fale com o man‚ que te vendeu o escape!