Publicidade

O Campeonato Brasileiro de Supermoto realizou sua quinta e penúltima etapa da temporada no Kartódromo de Piracicaba (SP), no último final de semana. Destaque para o forte calor acima dos 30 graus e ao grande número de pilotos que lotou o grid, divididos em 10 categorias. Em pista, desde scooters até as tradicionais máquinas importadas da classe SM1, com ênfase para a novas categoria Speed e Street, que reúnem vários modelos entre 200 e 500 cilindradas, de diferentes características e marcas.

A quinta etapa do Brasileiro de Supermoto encarou o calor em Piraciba/SP

A quinta etapa do Brasileiro de Supermoto encarou o calor em Piraciba/SP

O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e realizou, num único dia, os warm up, dois treinos livres e um cronometrado, briefing com os pilotos e as baterias das corridas. “Mesmo com mudança de local, a falta de agenda do Kartódromo para os treinos no sábado, podemos dizer que o resultado final da etapa foi compensador. Agora o foco será a última etapa, que será realizada em Registro (SP)”, destacou o organizador do Brasileiro, Carlos Senise, membro da CBM.

KTM 390 DUKE estreia no Supermoto

A KTM 390 DUKE estreou no brasileiro com vitória

A KTM 390 DUKE estreou no brasileiro com vitória

Publicidade

As novas classes Street e Speed abrem espaço para que pilotos com interesse em Supermoto possam iniciar no esporte sem a necessidade de realizar altos investimentos financeiros – podendo, inclusive, competir com a mesma moto que usam no trânsito urbano. Este foi o caso de Ruan Burdino, que foi rodando de casa até a pista com sua KTM 390 DUKE e apenas retirou itens como retrovisores, antena ‘corta pipas’ e suporte de celular para correr.

“Essa modalidade permite que motociclistas comuns, que utilizam a motocicleta no dia-a-dia, possam aprender e experimentar a pilotagem de competição em local seguro e controlado, com toda estrutura que o campeonato oferece”, destacou Ruan. Burdino venceu a etapa na Speed 300cc, marcando a estreia da nova KTM na competição da melhor forma possível. O experiente piloto é federado desde 2004, vice-campeão de 2018 na categoria SM3 Pro, e compete com apoio do Motonline e da ABSsports.

Fazer 250, Twister, Ninja, CB 500… todas na pista!

Categorias Speed e Street reúnem modelos como Yamaha Fazer 250, Honda CB 250F Twister, Kawasaki Ninja 300. O objetivo é facilitar o acesso ao esporte

Categorias Speed e Street reúnem modelos como Yamaha Fazer 250, Honda CB 250F Twister, Kawasaki Ninja 300. O objetivo é facilitar o acesso ao esporte

A lista de modelos, com marcas e características distintas, que podem integrar as classes Street e Speed é extensa. Dentre os modelos, estão: Yamaha Fazer 250, Honda CB 250F Twister, Honda CBX 250 Twister, Honda CB300, Kawasaki Ninja 250, Kawasaki Ninja 300, Yamaha MT03, KTM 200 Duke . KTM 390 DUKE, Dafra Next 250, Dafra 300, Kasinski Comet 250, Honda CB500, Suzuki GS 500, BMW G 310 R, BMW G 310 GS… “Quem tiver um modelo destes, ou similares, na garagem irá poder competir. Mas é importante lembrar que será verificado o nível de experiência e desenvoltura dos pilotos dentro da pista, tanto para sua própria segurança como para garantir a dos outros competidores”, ressalta Burdino.

Publicidade

Resultados – Brasileiro de Supermoto – 5ª etapa

SCOOTER 70cc
Paulo Torres
Fernando Raizer
Edgar Trentin
Rogério Sousa

SCOOTER BIG BORE
Gustavo Bruning
Carlos Basso Júnior 

SM BIKERS
Juninho Trudes
José Luiz Cachorrão
Felipe Savordeli
Mauriti Júnior
Alexandre Motta
Carlos Silva
Gustavo Rosatti
Leo Meirelles
Leonel Carvalho

Ruan venceu na Speed 300 com a KTM 390 DUKE que usa no dia a dia

Ruan venceu na Speed 300 com a KTM 390 DUKE que usa no dia a dia

Publicidade

SPEED 300cc
Ruan Burdino
Esmael Salla
Luiz Eduardo

STREET 250cc
Marcelo Moreno
Samuel Salla
Júlio Martins
Marcelo Cristal
Henrique Franco

SM1
Pedro Rehn
Chiquinho Velasco
Kleber Justino
Kleber Augusto
Marcelo Silvério

SM1 STOCK
Geison Barros
Ranieri Brasil

SM2
Eduardo Venzol
Wilson Guimarães
Luís Gustavo Pistolinha
Cléber Guimarães
Bruno Galardi
Marcelo Toma

SM3
Helder Shad

SM4
Kleber Augusto
Marcelo Silvério
Ranieri Brasil

separador_motovelocidade

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza