Publicidade
Foto: Lavínia possui portas do tipo asas de gaivota, que abrem para cima

Foto: Lavínia possui portas do tipo asas de gaivota, que abrem para cima

Exposição acontecerá de 24 a 26 de julho, no Mendes Convention Center, e reunirá cerca de 300 veículos que marcaram a história da indústria automobilística

Parte da história da indústria automobilística, o esportivo FEI X-3, conhecido como Lavínia, será uma das atrações do XIV Encontro de Automóveis Antigos de Santos, que será realizado de 24 a 26 de julho, no Mendes Convention Center (avenida Francisco Glicério, 206). Organizada pelo Clube de Automóveis Antigos de Santos, a exposição reunirá cerca de 300 veículos que fizeram história entre 1920 e 1980, além de um carro funerário que levou o corpo do aviador Santos Dumont, feira de peças e antiquários, motos, ônibus e caminhões.

Desenvolvido pelo Departamento de Estudos e Pesquisas de Veículos (DEPV) da antiga Faculdade de Engenharia Industrial, marca que hoje incorpora o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), o Lavínia possui portas do tipo asas de gaivota, que abrem para cima. O FEI X-3 ficou conhecido como Lavínia em homenagem à esposa do prefeito de São Bernardo do Campo Lauro Gomes, que cedeu a área onde foi construído o campus da FEI. O Lavínia já participou de três edições do Salão do Automóvel (1972, 1974 e 2004).

Publicidade

Protótipo esportivo, o carro foi projetado para 2 ocupantes e, além do design arrojado, chamou atenção pelo freio aerodinâmico que permitia frenagens rápidas, inclusive a grandes velocidades (a máxima prevista era de 240 km/h). O FEI X-3 possui carroceria em chapa de aço e alumínio, freios a disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras, rodas 8’’ de largura na frente e 12’’ atrás, de aro 14’’. O carro tem 4,3 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,1 m de altura e 0,18 m de altura livre do solo, além de transmissão de três velocidades.
XIV Encontro de Automóveis Antigos de Santos

Local – Mendes Convention Center – avenida Francisco Glicério, 206. Data – dias 24 e 25 de julho, das 9h às 22h; e dia 26 somente até as 15h. Ingresso – um quilo de alimento não-perecível ou um agasalho.