Publicidade
Foto: Mineiro campeão da temporada 2008 já alcançou a liderança logo na primeira etapa

Foto: Mineiro campeão da temporada 2008 já alcançou a liderança logo na primeira etapa

Atual campeão, o brasileiro Felipe Zanol corre em busca da segunda vitória no Campeonato Português de Enduro, neste final de semana (14 e 15).

A prova será disputada na cidade de Fafe, ao norte do país e próxima a Guimarães, onde o mineiro vive. O percurso é composto por 48 quilômetros e os competidores darão três voltas a cada dia. No ano passado, Zanol garantiu a vitória em Fafe, apesar da disputa ser considerada bastante difícil. Este ano, na primeira fase, além da liderança na categoria E1, Zanol também alcançou o primeiro lugar na classificação geral.

Desta vez, o brasileiro prevê uma prova mais tranqüila que a da última edição. Ao menos o frio e a chuva presentes na região deram uma trégua. Por conta do período de readaptação, já que ficou um tempo no Brasil no final d o ano passado, estes são alguns dos fatores que mais atrapalhariam a vida de Zanol no início da temporada, segundo o próprio piloto. “Esta semana, o clima aliviou um pouco. Desde terça-feira faz sol aqui”, contou Zanol, que utiliza os equipamentos completos da linha ASW.

Publicidade

A proximidade com o local da prova facilitou a preparação do competidor. A segunda etapa deve passar por um percurso de zonas rurais e de montanhas. “Fafe é muito perto de onde eu moro. Conheço bem o terreno. Já analisei as especiais e não apresentarão grandes dificuldades. Creio que por conta da chuva eles procuraram fazer os trajetos mais curtos. Os trechos que costumam ser de cinco ou seis quilômetros terão dois ou três nesta prova. A única coisa negativa é que quando a disputa se torna mais fácil, isto acaba nivelando os participantes.”

No último domingo, Zanol foi homena geado na entrega do prêmio de campeão absoluto da temporada 2008 do Português de Enduro. A tradicional cerimônia de gala foi realizada no Cassino de Estoril, pela Federação de Motociclismo de Portugal, e contou com a presença de várias personalidades envolvidas com o motociclismo no país, entre pilotos e chefes de equipes.

No próximo mês, Zanol dará início à disputa do Campeonato Mundial de Enduro. A primeira etapa será realizada em Portugal, na atual ‘casa’ do piloto que faz parte da equipe CRN/Motofundador.

Calendário do Campeonato Português de Enduro FIM:

Publicidade

2ª etapa – 14 e 15/02 – Fafe
3ª etapa – 07 e 08/03 – Gouveia
4ª etapa – 02 e 03/05 – Rio Maior
5ª etapa – 23 e 24/05 – Góis