Publicidade

Felipe Zanol estreia no Mundial de Enduro

O mineiro Felipe Zanol já conquistou Portugal. Agora, o brasileiro que segue em sua segunda temporada completa na Europa quer dar um passo ainda maior. Ele inicia neste final de semana (20 e 21) a disputa do Campeonato Mundial de Enduro FIM, justamente em solo português, onde se tornou campeão nacional no ano passado. A primeira fase será em Penafiel, distrito do Porto, região norte do país.

Na última temporada, Zanol terminou o Campeonato Mundial com o 18º lugar. Este ano, a meta é garantir uma colocação ainda melhor. O campeão foi o finlandês Mika Ahola. “A expectativa é muito boa. Espero fazer uma boa corrida e não cometer os erros que cometi no ano passado. A experiência que tive vai me ajudar muito, porém, sei que será um duelo ainda mais duro. É o Campeonato do Mundo e os melhores pilotos estarão lá”, declarou.

O brasileiro conta que utilizará vários ensinamentos da temporada passada para este próximo desafio. “Aprendi muito no ano passado. Me sinto mais relaxado nas especiais e sei lidar melhor com extremes e com percursos difíceis.” Zanol destaca também a evolução de sua equipe, o Team CRN/Motofundador. “A equipe também tem mais experiência e isso ajudou muito na preparação da moto, que é bem melhor do que a do ano passado.”

Publicidade

Zanol acredita que o nível de dificuldade da competição neste ano possa aumentar. “A tendência é ficar mais difícil tecnicamente. As provas do Mundial sempre me surpreendem a cada etapa e tenho certeza que esse ano será igual.”

O fato da abertura da competição ser realizada em Portugal anima o mineiro. “Para mim é uma vantagem. Além disso, a próxima será na Espanha, muito perto também. O desgaste é menor”, justificou. Mesmo com o conhecimento da região, o piloto, que utiliza os equipamentos completos da linha ASW, espera muita dificuldade. “Portugal tem a fama de ser sempre uma das etapas mais difíceis, mas acho que a Itália pode surpreender.”

O brasileiro começou o ano com o pé direito. Já assumiu desde a abertura a liderança do Campeonato Português, que já chegou à terceira fase. O Campeonato Mundial de Enduro FIM contará com oito etapas e será definido em setembro, na França.

Calendário do Campeonato Mundial de Enduro FIM:

Publicidade

1ª etapa – 21/03 – Portugal
2ª etapa – 28/03 – Espanha
3ª etapa – 18/04 – Itália
4ª etapa – 13/06 – Finlândia
5ª etapa – 20/06 – Eslováquia
6ª etapa – 18/07 – México
7ª etapa – 29/08 – Grécia
8ª etapa – 12/09 – França