Publicidade

Segundo o site espanhol “soymotero”, Valentino Rossi teria anunciado a sua retirada da MotoGP™, e que não correrá a temporada 2016 do campeonato mundial de motovelocidade. Rossi teria confessado que a motivação principal para sua decisão teria sido o desfecho do Mundial de 2015.

Rossi teria anunciado a sua saída da MotoGP™ - foto: Dorna

Rossi teria anunciado o encerramento da sua carreira como piloto – foto: Dorna

Apesar de ter contrato com a Yamaha para 2016, Rossi teria declarado que sua decepção foi enorme e teria gerado desmotivação tão grande que o impede de seguir adiante como piloto na MotoGP™, colocando um ponto final da sua belíssima carreira de 20 anos. Até o fechamento dessa matéria nem a Dorna ou a Yamaha haviam se pronunciado a respeito.

Se essa notícia for confirmada a Dorna terá dado um tiro de bazuca no pé com a punição aplicada cruelmente a Rossi, quando este estava a um passo de conquistar seu décimo título na MotoGP™. Ficou muito estranho uma organização espanhola, dirigida totalmente por espanhóis, tomar uma decisão que claramente daria insuperável vantagem a um piloto espanhol.

Publicidade

Se a falta de esportividade do Rossi fosse clara e inegável não haveria motivo para reclamações, mas o que se viu nos vários vídeos que infestaram a internet após a corrida não mostram nada conclusivo, muito pelo contrário, alguns deles deixam muitas dúvidas se o Rossi teria sido desleal no incidente do Grande Prêmio da Malásia. Confira no vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões:

Fato é que a Dorna conseguiu centenas de milhares – ou milhões – de novos fãs da MotoGP™ nos últimos anos graças ao carisma pessoal e a competência profissional de Valentino Rossi. A perda desse admirável piloto será um duro golpe na Dorna – que é a dona da MotoGP™ -, que certamente perderá muito com o abandono de patrocinadores, perda de fãs que assinam o site para poder ter acesso aos vídeos e amargará o encolhimento da competição, situação que perdurará até que surja um outro ídolo, daqueles que arrastem multidões, qualidade que Márquez, Lorenzo e Pedrosa seguramente não possuem.

Acredito que se a notícia for verdadeira a Dorna fará tudo para que Rossi continue competindo, nem que isso custe alguns milhões de Euros para convencer Rossi a ficar, pois o prejuízo sem o “The Doctor” será muito maior.

Publicidade

Vamos então aguardar para ver como será a MotoGP™, sem Rossi. Será que vamos ver o início de uma era de corridas sem ídolos, sem emoções, tal qual aconteceu com a atual Fórmula Um após a morte de Senna e a saída de Schumaker?  Torçamos para isso não aconteça.

Quem é o culpado no incidente da MotoGP em Sepang 2015?

▬▬♦▬▬

Esclarecimento: O dia 28 de dezembro, dia da publicação dessa matéria, é comemorado o “Día de los Santos Inocentes” na Espanha, algo semelhante ao nosso Primeiro de Abril (dia da mentira). Portanto, esclarecemos que esta notícia não passou de uma brincadeira do site espanhol, mas serviu de alerta aos organizadores da MotoGP que isso poderia ter acontecido na realidade e desencadeado a série de acontecimentos que citamos no texto.

Felizmente, para nossa alegria, Valentino Rossi continuará correndo em 2016.

Publicidade

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.