Publicidade
Foto: MVK: futuras instala‡äes, grandes planos.

Foto: MVK: futuras instala‡äes, grandes planos.

MVK
Edson Nagai, gerente de marketing da MVK Motos do Brasil, fez a apresenta‡Æo formal da XRT, tunada de fabrica e direcionada ao p£blico jovem, a esportiva Speed e a nova linha de quadriciclos voltada principalmente para o lazer. Guillermo Altricher, diretor da empresa, fez questÆo de lembrar a promo‡Æo v lida para vendas durante o SalÆo: descontos de 10 a 22,6% (para pagamentos … vista) em toda linha de ve¡culos.

Motor-Z
A Motor-Z, uma empresa do grupo Zeppini, fundado h  mais de 50 anos e especializado na  rea metal£rgica, de energia e ind£stria mecƒnica, lan‡ou em Mar‡o de 2007, uma linha de scooters com motor el‚trico, alimentados por baterias iguais …s de autom¢veis, do tipo chamado  cido-chumbo. Esses scooters, produzidos na China, sÆo montados em SÆo Bernardo do Campo, SP. SÆo trˆs modelos: o S500 , o V500 (“V” de vintage), no estilo retr“ dos scooters dos anos 50 e o S800, mais complexo e elaborado.

O n£mero de trˆs d¡gitos indica a potˆncia do motor el‚trico em watts. Desta forma, 500 watts sÆo 0,68 cv, e 800 watts, 1,09 cv (1 cv = 735,5 watts). O motor de corrente cont¡nua sem escovas fica no cubo da roda traseira e proporciona uma transmissÆo direta. Sua rota‡Æo m xima ‚ de 500 rpm e puxa uma corrente de at‚ 30 ampŠres. As quatro baterias seladas de 12 volts cada, ligadas em s‚rie (positivo de uma com o negativo de outra), somam 48 volts e tˆm 20 ampŠres/hora de capacidade. Ficam sob o compartimento de bagagem debaixo do banco, onde est  o carregador e o plugue.

Publicidade

A energia pode ser carregada em tomadas comuns de 110 ou 220 volts. Dois dos trˆs modelos tˆm motores mais potentes e a carga leva at‚ seis horas para ser abastecida. O terceiro modelo pode ser carregado em duas horas.

Em mat‚ria de velocidade, por exemplo, scooter S 500 atinge a velocidade m xima de 50 km/h. e sua autonomia ‚ de cerca de 40 km – h  no painel, em vez do marcador de combust¡vel, um indicador da carga da bateria.

Os modelos custam de R$ 3.600 a R$ 4.500 e estÆo … venda em 12 lojas localizadas na Grande SÆo Paulo.

Um pouco estranho foi a op‡Æo em lan‡ar modelos … gasolina, a SCO 50, com motor de 50cc; a SCO 150 com motor de 150cc com cƒmbio CVT e a nova motoneta CUB 110, de constru‡Æo cl ssica, motor de 110cc, cƒmbio semi-autom tico de quatro marchas, freios a disco e partida el‚trica.

Publicidade

Suzuki
EstÆo l  os trˆs principais lan‡amentos da Suzuki: Bandit 650 e 1250, al‚m da esportiva GSX-R 1000.

A Bandit 650, com novo motor refrigerado a  gua e com inje‡Æo eletr“nica. Seu chassi, de estilo naked, est  mais r¡gido e as suspensäes foram ajustadas. O modelo conta com altura do assento e do guidÆo regul veis e manetes de freio e embreagem ajust veis. A Bandit 1250 tamb‚m teve o motor modernizado, com refrigera‡Æo l¡quida e inje‡Æo eletr“nica. Os dois modelos come‡am a ser vendidos em mar‡o.

A GSX-R1000 tamb‚m pode ser vista no SalÆo, com nova suspensÆo traseira, que aumenta sua tra‡Æo, e amortecedor de dire‡Æo com controle eletr“nico, ajust vel conforme a velocidade. Seu propulsor tem sistema de gerenciamento que permite ao piloto selecionar trˆs n¡veis de potˆncia por meio de um botÆo no punho direito.

A GSX-R1000 estar  … venda a partir de fevereiro, mesmo mˆs que o novo quadriciclo, o LT-R450. Ele tem visual agressivo e ‚ equipado com pneus largos, suspensÆo de longo curso e bra‡o oscilante de a‡o de grande resistˆncia. O LT-R450 ‚ equipado com motor de 450 cc de quatro tempos e inje‡Æo eletr“nica. A transmissÆo ‚ manual, de cinco marchas.

Publicidade

Quem ficou de fora nÆo precisa se preocupar: at‚ o t‚rmino do SalÆo das Duas Rodas o Motonline trar  mais novidades e, com certeza, em seguida o Tite ter  as in£meras motos para testar e complementar todas as informa‡äes t‚cnicas.