Publicidade

Florianópolis sedia o Pan-Americano de Kart 2006

Kart¢dromo dos Ingleses recebe o principal campeonato do continente entre os dias 28 e 30 de abril.

Florian¢polis ser  o centro do kartismo nas Am‚ricas a partir desta quarta-feira (26), quando come‡am os treinos no Kart¢dromo dos Ingleses para a edi‡Æo de 2006 do Campeonato Panamericano de Kart. Cerca de 80 pilotos de diversas regiäes do Brasil e de pa¡ses vizinhos, como Col“mbia e Argentina, sÆo esperados para o evento, que se caracteriza como a competi‡Æo mais importante do primeiro semestre no calend rio da modalidade. A realiza‡Æo do Pan em territ¢rio brasileiro – algo que nÆo acontecia desde 2003 – era aguardada com grandes expectativas pelos pilotos do pa¡s.

“ sempre muito bom poder disputar um torneio internacional correndo em casa, sem a necessidade de ter de se adaptar a uma nova pista, ou ter de completar uma longa viagem para competir”, acredita o jovem destaque da categoria J£nior, Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave), de 13 anos de idade. “Acredito que, pela grande movimenta‡Æo dos pilotos brasileiros em torno da competi‡Æo, a edi‡Æo deste ano do Pan seja uma das mais competitivas dos £ltimos tempos. Certamente Florian¢polis vai receber um campeonato digno da beleza da cidade e da qualidade de vida que ela proporciona a seus moradores”, completou o piloto, que viveu por dois anos na capital catarinense.

Publicidade

O Brasil – a exemplo do que acontece no futebol -, tamb‚m tem como advers rios tradicionais no kartismo sul-americano a Argentina, a Col“mbia e o Uruguai, e o fato dessas quatro bandeiras representarem a elite da modalidade em todo o continente s¢ aumenta o clima de rivalidade. Neste ano, a expectativa ‚ de que os pilotos brasileiros fiquem com a maioria dos t¡tulos e o ingresso neste inevit vel embate entre na‡äes tamb‚m tem atra¡do a aten‡Æo dos jovens pilotos.

“Essa rivalidade natural ‚ saud vel, faz bem ao esporte e estimula a competi‡Æo. Como nos Estados Unidos o kartismo nÆo ‚ tÆo difundido por questäes culturais, as principais disputas em todo o continente sÆo entre os sul-americanos. Neste ano, creio que a tradi‡Æo se repita e espero estar no grupo que vai brigar por um lugar no p¢dio”, almeja Henrique Martins.

O piloto da equipe Faster Motorsport far  em Florian¢polis sua segunda participa‡Æo em um torneio internacional, e acredita que possa deixar o Kart¢dromo dos Ingleses com um bom resultado. A estr‚ia do piloto em competi‡äes estrangeiras ocorreu no in¡cio do mˆs de mar‡o, na It lia, quando ele se classificou para a final do Trofeo Andrea Margutti, considerado o campeonato mundial da categoria J£nior.

“J  superei o peso da estr‚ia e agora, correndo em casa, espero fazer um bom campeonato. Disputar uma competi‡Æo internacional ‚ bem diferente de competir por um t¡tulo regional ou mesmo nacional. Al‚m do equipamento ser diferente, o peso da disputa ‚ outro, e acredito que em termos de experiˆncia, a estr‚ia no Andrea Margutti foi muito positiva para minha carreira”, finalizou Henrique.

Publicidade

A programa‡Æo do evento prevˆ treinos livres na quarta e na quinta-feira. Na sexta serÆo realizadas as tomadas de tempo e no s bado, as provas classificat¢rias. As finais estÆo marcadas para o domingo.