Publicidade

Flutuantes, impossíveis, amaciamento, pára-lama, nitro, crônica, futuro, duro, presa, estranho, Yeis, saudosa, importar, cáster,

Tite, comparando fotos das rodas dianteiras da Hornet e da RD350 nÆo conseguir detectar a diferen‡a entre discos flutuantes e fixos. Diz pra gente qual a diferen‡a principal entre eles, digo com rela‡Æo … fixa‡Æo dos dois na moto, e tamb‚m os pr¢s e contras de cada um.
Vilton – Recife, PE
Repare novamente e vai notar pequenos c¡rculos colocados entre a pista frenante e o mancal de apoio do disco. O disco flutuante ‚ mais flex¡vel e “trabalha” junto com as tor‡äes da roda dianteira. O disco fixo s¢ tem desvantagem!

Imposs¡veis
Gostaria de adquirir a apostila speedmaster. Como fa‡o? SugestÆo:que tal comparar a nova m800 suzuki com a kasinky mirage 650?
rodrigo – sao jose do rio preto sp
Cara, j  acendi uma vela pro Santo Expedito para conseguir realizar algumas causas imposs¡veis, tais como publicar a apostila SpeedMaster e conseguir a Mirage 650 emprestada.

Amaciamento
Seguinte, to com uma twister 2006 com 600 km rodados estou amaciando ela de acordo com o manual que pede de 0 a 1000km nÆo passar de 5000rpm, s¢ que preciso ir at‚ minas com ela 340km de viagem, e no manual diz que de 1000 a 1600 7000rpm, queria saber se ao completar 1000km eu poderia viajar com ela, ou nÆo seria uma boa pois 7000rpm ficaria na casa dos 100km/h e na DUTRA teria que manter 110/120 direto no minimo teria problema tite?
Thiago – sao bernardo do capo, sp
Tudo bem, mas procure nÆo manter a acelera‡Æo constante. Varie para cima e para baixo para o amaciamento ficar melhor.

Publicidade

P ra-lama
eu vejo que a maioria das motos “grandes” (esportivas, naked), quase nÆo tem para-lama, sÆo bem pequenos. O que pode acontecer (legisla‡Æo), se eu cortar o para-lama da minha motoquinha, sem alterar a posi‡Æo da placa para nÆo prejudicar a ilumina‡Æo da mesma?
Diego – maring , PR
Bom, se a gente levar em conta a lei ‚ melhor nem sair de casa. Se vc mantiver a placa no lugar e com a devida ilumina‡Æo, tudo bem, mas nÆo esque‡a de avisar quem vai na garupa porque vai ficar com a roupa toda suja.

Nitro
Gostaria de saber se ‚ poss¡vel instalar um kit nitro em motos.
Marcos – SÆo Paulo
Sim!

Cr“nica
Tite, legal a cr“nica da Motom tica, mas me diz a¡! O que vc bebeu para escrever este texto? tamb‚m quero ficar louco e criativo como vocˆ!
Eder – SÆo Paulo
O problema ‚ mais grave, vem de fam¡lia, porque meu av“ e meu pai sÆo mais criativos ainda!

Futuro
Ol  Tite, apesar de ainda nÆo possuir moto (detalhe nÆo saber nem pilotar uma, s¢ ando em 4 rodas).Tenho navegado neste site e me surpereendido com boas surpresas que tˆm alimentado o meu desejo de possuir uma moto. Ainda estou na d£vida sobre qual moto, mas enfim nÆo lhe escrevi para pedir uma dica sei que seria dificil, mas para dizer que curto o site. A prop¢sito faz test da Intruder125.
Eduardo – Feira de Santana – Ba
T  anotado!

Publicidade

Duro
Tite, tenho a seguinte duvida minha twister esta indo pra revisÆo de mil km, ‚ necess rio trocar o filtro de ¢leo tamb‚m? caso sim eu posso por outro filtro sem ser o original que da honda? que o filtro original tem uma grande diferen‡a de pre‡o do paralelo nao que eu seja mÆo de vaca tah.
William – Piracicaba
Òta dureza! Willy, d  uma olhadinha b sica no livrinho que veio com sua moto, chamado Manual do Propriet rio. L  tem um quadro de manuten‡Æo com os per¡odos de troca de ¢leo e de filtro. T  tudo l ! Enquanto estiver na garantia use as pe‡as originais.

Presa
Tenho uma NX150 1990, ocorren q de uns meses para c  ela perdeu potencia, nÆo passa de 50 km/h no plano. alguns problemas q eu identifiquei foram, mesmo acelerando bastante ela nÆo levanta o giro, simplesmente nÆo passa de 4500 rpm e ainda come‡a a falhar, e tem um vazamento grande no carburador, a pouco tempo eu tive que trocar a bubina do motor.
felipe – curitiba SC
Vamos ver, sua moto tem 16 anos de uso e vc trocou o filtro de ar quantas vezes? Mas ‚ melhor levar a motoca pro hospital urgente porque pode ser mais de um problema.

Estranho
Ol  Tite, tenho uma BROS 150 – 2006, com apenas 2.500 KM rodados, e hoje quando fui sair com ela pela manhÆ rodei menos de 1 km e ela morreu, fui em um mecƒnico e ele me disse que a moto estava sem compressÆo. S¢ sei que ele fez a moto funcionar. O que vocˆ acha que houve para a moto ficar sem compressÆo no motor?
Josivan – JoÆo Pessoa – PB
Josi, uma moto com 2.500 km ‚ nova demais pra “perder compressÆo”. Algu‚m t  te enrolando forte. V  a uma concession ria e tire essa questÆo a limpo. Talvez vc tenha apenas esquecido o afogador acionado.

Yeis
YEIS significa Yamaha Energic Induction System, e, se nÆo me engano, consistia em uma cƒmara (uma “garrafinha”) que acumulava mistura ar-combust¡vel entre o carburador e as palhetas, como um “f“lego extra” pra quando a mÆo pesava.  isso? Parab‚ns pela resposta ao Vendedor Adriano. NÆo ‚ a toa que vc tem milhares de leitores. H  diversos maus profissionais fornecendo informa‡äes equivocadas aos seus clientes, colocando em risco at‚ a integridade f¡sica desses. Postura profissional seria o Sr. Adriano agradecer pelas informa‡äes e orientar adequadamente seus clientes. J  fui Recepcionista T‚cnico de uma concession ria Honda, e tais orienta‡äes s¢ poderiam vir do Chefe de Oficina da concession ria.
Gerson – SÆo Lu¡s – Ma
Yes, GersÆo! Vc lembrou bem!Qto ao vendedor, s¢ espero que nÆo perca o emprego por causa disso!

Publicidade

Saudosa
Tite, parab‚ns pela mat‚ria da saudosa RD 350. Essa moto era meu sonho de consumo quando tinha uns 15 anos. Aquele ronco inconfund¡vel que ela tinha era demais, o £nico problema era freiar, principalmente o traseiro que devido ao pouco peso travava f cil. Ali s, os motores 2 tempos sÆo confi veis para fazer viagens longas? J  tive uma DT200R que travou o motor na Pedro Taques indo pra Itanhanh‚m City, quase fui pro chÆo!
Eder – SÆo Paulo
Travou por algum vacilo seu, porque eu j  viajei muito com motos 2T e nunca travei motor nenhum, inclusive a DT 200R.

Importar
ola tem como importar uma moto usada do JapÆo?
maiko – aruja
Sim, mas nÆo sei os detalhes.

C ster
Salve Tite, grande piloto de motos e garfos! Explica pra galera o que vem a ser o ƒngulo de c ster dos motores, informados no site da Yamaha sobre suas motocas. O valor valor tem at‚ precisÆo em minutos! O que acontece se variarmos esta medida? Aparece pela regiÆo de Araraquara-SP para dar um pulo em Bueno de Andrade comer as coxinhas de frango mais famosas do pa¡s, bom mesmo!
Vinicius – Bebedouro – SP
Isso que d  morar em Bebedouro, vc bebeu demais! O ƒngulo de c ster nÆo ‚ do motor, mas da SuspensÆo dianteira. Releia a ficha e veja que est  abaixo do item “Quadro”.  um ƒngulo de abertura das bengalas em rela‡Æo ao eixo da coluna de dire‡Æo. Complicou? EntÆo espera que um dia eu publico uma mat‚ria t‚cnica sobre o assunto.