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Foto: Bitenca

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Prezado Bitenca, acabei de comprar um NX4 Falcon 2002 com apenas 20K km rodados e a motoca tá realmente zerada visualmente falando, contudo percebi uma pequena folga na caixa de direção e quando o mecânico da loja onde comprei fez o ajuste, descobriu que o rolamento estava com um calo. O dono da loja se prontificou a efetuar a troca da peça más o mecânico sugeriu que ao invés de trocar pelo original que custa 300 paus e segundo ele é um colar de esferas igual ao de bicicletas, colocássemos rolamentos cônicos de roletes que segundo ele custa 40 paus cada um de primeira linha e seria infinitamente superior aos originais sendo que eu “nunca” mais teria problemas na caixa de direção. A dúvida é, essa informação procede? Posso confiar e autorizar o serviço? Desde já agradeço a atenção!

R: Eduardo, de fato essa construção é mais robusta que a de fileira de esferas e é até utilizada em motos maiores e mais pesadas. Mas é necessário ter certeza da qualidade do material desse rolamento. Se o seu mecânico garantir a peça como sendo melhor que uma original, então acho que vale a pena. Peça a ele que dê a garantia por escrito. Boa sorte.

Foto: Bitenca

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Amigos, tenho uma Suzuki GSXF-750 e estou com uma grande dúvida: a moto me serve e acho ela muito bonita, mas o problema é que ela saiu de linha e eu estou pensando seriamente em vende-la, minha dúvida é se eu vou perder mais dinheiro ficando com ela ou se ela já desvalorizou o que tinha de desvalorizar. Me ajudem nessa pendenga que eu me encontro?Bruno, 28, Recife, PE.

R: Bruno, normalmente as motos que saem de linha perdem valor sim, mas depois de um certo tempo estabilizam, passam a desvalorizar menos. Faça uma pesquisa no site da Fipe, que é a tabela oficial normalmente utilizada e verifique essa moto com os anos anteriores ao seu. Provavelmente a série continua com os índices de depreciação aplicados nesses modelos de anos anteriores e você pode ter uma idéia projetando essa tendência no ano da sua moto. Se algo de novo surgir no mercado, como um modelo novo que substitui este (no caso isso já ocorreu uma vez com a nova GSX 650) a série pode se alterar e a depreciação aumentar. Porém depois de certo tempo a tendência, de novo deve se estabilizar. Boa sorte.

Ola obrigado pela resposta anterior, consegui resolver o problema da suspensao ufa!agora o carbura ta dando trabalho desde ja, nao levo na oficina pois veio de la assim e eu mesmo quero regular, a giclagem tava toda errada troquei pela original só que esta com 1 proble/ quando acelero evolto o acelerado ele nao aompanha, demora e volta.eu nao sei a posicao da agulha,coloquei na meio, quando levanto ela mais resolve,so que assim gasta mais. qual a posicao orig.da agulha como regular? obs.o cabo nao ta enroscando nem a alavanca que levanta o pistonete ta gasta. muito obridado, Josiano, 22, Barrinha, SP.

R: Josiano, se seu motor estiver original você fez a coisa certa. Os giglês originais são os mais indicados para uso normal, o máximo que você pode fazer se andar muito forte é abaixar o clip da agulha do pistonete um ponto para enriquecer a mistura um pouco e usar uma vela mais fria, mas como você diz gasta mais e a posição central é a original. O que pode estar ocorrendo nas desacelerações é uma entrada falsa de ar pelo coletor. Verifique-o quanto a rachaduras ou cortes na borracha, ou ainda um encaixe deficiente do carburador no coletor e por fim a braçadeira que pode estar defeituosa, não dando o aperto necessário. Se estiver tudo certo a outra hipótese é um ajuste incorreto do parafuso de ar da lenta. Siga o procedimento descrito na matéria desse link: http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-motonline-carburacao2-10mai09.html no que diz respeito ao ajuste do parafuso de ar. Lembre-se que vai precisar de uma chave de fenda de parafusar na curva, (he he) isto é: Com o bico em 90 graus para não queimar as mãos pois não dá para fazer essa regulagem com uma chave de fenda normal. Afora isso é um procedimento bastante fácil, boa sorte.

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Oi Tite, Gosto quando você faz e publica os testes das motos em uma linguagem técnica, alegre e fácil de entender, aprendi muito quando você deixava uma dica de pilotagem na ultima página de uma grande revista que trabalhou, sinto falta dessas dicas, livrei-me de alguns possíveis acidentes por conta de suas dicas. Fica a sugestão para o site MOTONLINE.Valeu! Israel, 33, Sobradinho DF.

R: Israel, o Tite não está mais conosco, alguns artigos seus ainda podem ser publicados como matérias avulsas. Para facilitar as pesquisas vamos manter no site a forma atual, um tema de cada vez. Somos diferentes de uma revista pois o site permite a busca por assunto, veja na nossa Home o campo para inserir o termo da busca dentro do Motonline. Ali você vai poder encontrar as dicas de pilotagem do Tite e outras tantas matérias que lhe interessar. Boa leitura.