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Os modelos off-road da Yamaha – TT-R 230 e TT-R 125E e LE – j  chegaram … rede de concession rias

Pura diversÆo. Assim podemos definir o que ‚ pilotar os novos modelos off-road da Yamaha. Fabricadas no Pa¡s e exportada para Estados Unidos, Canad , Europa, JapÆo e Oceania, agora TT-R 230 e TT-R 125E e LE estÆo … disposi‡Æo do p£blico brasileiro, que quer um pouco de adrenalina correndo nas veias. Estas leg¡timas “fora-de-estrada” foram inspiradas nas motos de competi‡Æo da marca e oferecem muita diversÆo para pilotos novatos, de qualquer idade. A principal caracter¡stica da linha TT-R ‚ a sua facilidade de condu‡Æo.

Leves e esguias, os trˆs modelos da marca nip“nica sÆo boas op‡äes para quem quer se aventurar por passeios em estradas de terras, por trilhas fechadas ou at‚ para os mais arrojados que querem se enveredar pelo mundo das competi‡äes.

Apresentadas na 9¦ edi‡Æo do SalÆo Duas Rodas, a linha TTR conta com um assento longo que avan‡a por sobre o tanque de combust¡vel, pedaleiras mais largas, e suspensäes compat¡veis com sua proposta, al‚m da comodidade da partida el‚trica. Os pre‡os variam entre: R$ 5.000,00 (TT-R 125 E) e R$ 9.940,00 (TTR-230).

TT-R 230 – Ao virar a chave e acionar o “start”, o piloto vai gostar do som abafado que sai do escape. A partir da¡ ‚ engatar primeira marcha para a aventura come‡ar. Com visual inspirado na linha YZ, a TT-R 230 ‚ boa op‡Æo para quem j  tem no‡äes de pilotagem off-road. Sua principal concorrente ‚ a Honda CRF 230F.
O motor desta moto apresenta uma arquitetura simples e j  ‚ um velho conhecido – equipava a aposentada XT 225. Ou seja, propulsor monocil¡ndrico, quatro tempos de 223 cc, OHC, refrigerado a ar e com duas v lvulas no cabe‡ote. Confi vel, o motor tem 18,5 cv de potˆncia m xima e gosta de trabalhar “cheio”, ideal para provas de enduro de velocidade. Preciso, o cƒmbio de seis marchas ‚ bastante eficiente, principalmente em trechos travados onde as trocas de marchas sÆo constantes.

For funA TT-R 230, que pesa apenas 107 quilos (a seco), apresenta baixa altura do assento (870 mm), longo curso das suspensäes e 295 mm de vÆo livre do solo. Tais caracter¡sticas fazem da TT-R 230 um modelo para quase todos os bi¢tipos de piloto, proporcionando uma “tocada” at‚ certo ponto mais agressiva.

Na parte cicl¡stica, receita tradicional: suspensÆo dianteira tem curso de 240 mm, enquanto a traseira ‚ dotada de um novo sistema de link, com 220 mm e balan‡a de alum¡nio. O freio a disco dianteiro (194 mm) se mostra bastante eficiente, independente do terreno e das condi‡äes de uso. J  o traseiro, a tambor, nÆo ‚ um primor, principalmente pilotando a TT-R na chuva. O correto seria a ado‡Æo de um disco tamb‚m na roda traseira, como na Yamaha Lander 250.

Ficha t‚cnica – TT-R 230
Motor: Quatro tempos, OHC, refrigerado a ar, 2 v lvulas
Cilindrada/potˆncia/torque: 223 cc
Chassi: Semi-ber‡o duplo
Freio: Disco de 194 mm (diant.) e tambor de 130 mm (tr s.)
SuspensÆo: Garfo telesc¢pico (diant.) e monoamortecida com link (tras.)
Comprimento: 2.065 mm
Altura do assento: 870 mm
Entre-eixos: 1.385 mm
Peso: 107 kg
Cor: Azul
Pre‡o R$ 9.940,00

Para iniciantes – Com pre‡os bastante atrativos, os dois modelos dispon¡veis da linha 125 – TT-R 125 E e TT-R 125 LE – apresentam um dos menores pesos da categoria (83 Kg) e um melhor posicionamento do centro de gravidade. Resumindo, diversÆo garantida para pilotos de qualquer peso ou estatura. A fam¡lia TT-R 125 tem ainda cƒmbio de cinco velocidades, partida el‚trica e a pedal. Mas qual a diferen‡a entre as duas versäes? A TTR 125 LE tˆm roda de 19 polegadas na dianteira e de 16 na traseira, que lhe confere uma melhor absor‡Æo dos impactos. J  a TT-R 125 E adotou rodas de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira, que lhe d  uma maior tra‡Æo, principalmente se o piloto for mais pesado. Outro diferencial ‚ que a suspensÆo traseira da TT-R 125 LE est  equipada com bra‡o de alum¡nio e monoamortecedor pressurizado a g s.
O motor de ambas as versäes tem 124 cc, monocil¡ndrico, quatro tempos com comando no cabe‡ote. Na pr tica, o propulsor oferece boas acelera‡äes e retomadas. O quadro do tipo Diamante ‚ leve e resistente a tor‡äes, por‚m flex¡vel e confeccionado em tubos de a‡o com refor‡o estrutural. Resumindo: o conjunto quadro-motor, suspensÆo e rodas resultam em agilidade e muita diversÆo aos jovens pilotos.

Ficha T‚cnica – TTR 125 (E e LE)
Motor: Quatro tempos, OHC , refrigerado a ar, 2 v lvulas
Cilindrada/potˆncia/torque: 124 cc
Chassi: Diamond
Freio: Tambor de 110 mm/ Disco de 220 mm (diant.) e tambor de 110 mm (tras.)
SuspensÆo: Garfo telesc¢pico (diant.) e bra‡o oscilante em a‡o/bra‡o oscilante em alum¡nio (tras.)
Comprimento: 1.885 mm
Peso: 83 kg
Altura do assento: 775 mm/805 mm
Entre-eixos: 1.250 mm/1.270 mm
Versäes e cores: E e LE, Azul
Pre‡o R$ 5.000,00/ R$ 7.100,00