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Foto: Avenida Sumaré, São Paulo, SP

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Fórum desafio em Duas Rodas levanta propostas para melhorar a convivência das motos com outros tipos de veículos. No evento, representante da CET revela que faixa exclusiva para motos não produziu o efeito desejado

Organizado pela revista Duas Rodas em parceria com a Escola Politécnica da USP, o fórum Desafio em Duas Rodas – Convivência entre automóveis e motos nas grandes cidades reuniu no último dia 25 de novembro propostas para solucionar as principais dificuldades envolvendo a segurança dos motociclistas. Especialistas da USP, Companhia de Engenharia de Tráfego, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego e da associação dos fabricantes de motos debateram com o público e concluíram pela formação de grupos de trabalho que aprofundarão, com o apoio da Poli-USP, estudos sobre seis tópicos considerados prioritários: o desenvolvimento de equipamentos de proteção mais efetivos e acessíveis, projetos de vias e sinalização mais adequados à presença da moto, legislação, fiscalização, formação do motociclista e a regulamentação da profissão de motofretista.

O público, formado por jornalistas, representantes de empresas do setor de duas rodas, organizações não-governamentais, frotistas, polícias rodoviária e militar e motociclistas (participaram representantes de cerca de 50 organizações), participou ativamente dos debates e auxiliou os especialistas a identificarem questões prioritárias que, após estudadas e experimentadas no âmbito da USP, resultarão em propostas ao poder público e eventuais parcerias com a iniciativa privada. Entre os temas que dominaram as discussões estiveram a dificuldade de acesso à formação e treinamento adequados, equipamentos de segurança a preços acessíveis e a inadequação das vias às motos.

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Este último tópico levantou polêmica quanto à legitimidade do uso do corredor formado entre as filas de carros, na ausência de uma faixa onde veículos maiores não disputem espaço com a moto. Os participantes do fórum concluíram pela necessidade de se buscar uma nova solução à faixa exclusiva à esquerda da via, como implantada no projeto-piloto da CET na Avenida Sumaré, em São Paulo. A arquiteta Nancy Schneider, gerente de segurança no trânsito da CET, adiantou que um levantamento sobre os resultados obtidos pelo corredor exclusivo será entregue ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em dezembro: a faixa facilitou a ocorrência de acidentes com pedestres e veículos que fazem conversões proibidas à esquerda, além de dificultar as conversões de motos para as travessas à direita da avenida, o que criou a necessidade de cruzar todas as faixas e elevou, também, o risco de acidentes. O Departamento de Engenharia de Transportes da Poli-USP se comprometeu a estudar um novo modelo e já considera entre as possíveis soluções que as faixas das vias tenham larguras variáveis, de acordo com o tipo de veículo às quais serão destinadas, e que poderia haver uma para as motos entre as pistas da esquerda e central.

O fórum
O Fórum Desafio em Duas Rodas foi uma iniciativa da revista Duas Rodas em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e patrocínio da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). Ocorreu no dia 25 de novembro de 2008, no Auditório Francisco Romeu Landi, na Poli-USP.

Contatos:Revista Duas Rodas
www.revistaduasrodas.com.br (11) 5574-0747

Agência INFOMOTO www.infomoto.com.br (11) 2574-5640

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