Foto: Tite

Frágil, Honda, guidão, cadê, velocidade, livro, cuecagem, adaptação, qual, programa, farol,

Foto: Tite

Foto: Tite

Essa coisa de tecnologia das esportivas me deixa intrigado, no artigo sobre a SUZUKI GSX 1000 eu pergunto:ser  que essa substitui‡Æo de material para deixar as motos mais leves nÆo …s tornam mais fr geis?. ou seja, trocar ferro por Alum¡nio e Alum¡nio por Titƒnio, ser  que no futuro a ancia de deixar as motos com mais cavalos do que peso nÆo vÆo deix -las fr geis demais. Tite que tal Uma aulinha! Pra galera que quiser tirar um pouco do amarelado do escapamento sem gastar muito dinheiro ‚ s¢ dar um polimento com massa de polir numero 2 ,mais lembrem-se tem que esfregar muito viu.
KIKO – SÆo Paulo
Vc est  parcialmente certo porque a engenharia aplicada na constru‡Æo dessas motos j  prevˆ essa fragilidade. O fato de usar metais leves nÆo significa que sejam menos resistentes. O problema atual ‚ justamente o inverso, ou seja, como as f bricas buscam chassi e estrutura cada vez mais resistente …s tor‡äes, as motos estÆo MENOS flex¡veis do que na ‚poca do a‡o. Nas motos com balan‡a traseira sem piv“, como a CBR 1000RR correm o risco at‚ de rachar o bloco do motor em caso de queda, pois a balan‡a ‚ fixada diretamente no bloco. Quando uma esportiva dessa cai em vez de entortar o quadro ela quebra como se fosse de cristal. Em suma, elas estÆo mais fr geis em caso de queda, mas muito mais resistentes quando estÆo sob a‡Æo das for‡as da F¡sica durante a pilotagem.

Honda
Ficou muito boa a mat‚ria da nova Suzi. Peixe morre pela boca toma cuidado com as duzias de ostras da pr¢xima vez; at‚ que enfim algum fabricante de moto apareceu por aqui, cairam na real. Quem sabe agora eles lan‡am modelos e modifica‡äes atrav‚s de seus conselhos. Que venham as Supermotards
lincoln – jundiai
As coisas estÆo melhorando n‚ Tite? Agora veio a Honda. Parab‚ns, isso ‚ o reflexo do seu trabalho. Sucesso … BlueWeb.com!
Vilton – Recife, PE
salve GTS. parece que a novela do fim do ano com a yamaha surtiu um efeito reverso. parab‚ns pelo banner da honda, vcs da equipe do site merecem muito respeito e ‚ legal a maior f brica no Brasil reconhecer o trabalho de voces. esperamos que essa atitude seja seguida por outras f bricas de motos, equipamentos, etc. continue resmungÆo!
sergio – alto araguaia, MT
Parab‚ns … equipe MOTONLINE!!! Tinha lindo algumas cartas dos leitores com felicita‡äes aos novos patrocinadores do site, mas eu ¤ tinha visto nenhuma novidade. Hj vi o patroc¡nio da Honda com sua BIZ 125. Poxa, uma montadora anunciando no site!!! Mas, e o an£ncio da DUNLOP onde foi parar? Saiu do ar?
Leonardo – Recife-PE
Quem sÆo vocˆs? Agora que vou ficar milion rio, nÆo falo mais com qualquer um, tchau! L‚o, o an£ncio da Dunlop foi para a se‡Æo Lojas & Oficinas.

GuidÆo
Ol  Tite, gostaria de saber se a mudan‡a da posi‡Æo do guidÆo para frente ou para tr s, afetaria em algo na dirigibilidade ou na estabilidade da moto (nunca vi ningu‚m perguntar isso aqui), bem se vocˆ nÆo conhece a regiÆo de Mau  da Serra, est  convidado para conhecer, iremos pela manhÆ, l  pelas 9:00h l  comeremos umas tortas de ricota e cia. estrudels de ma‡a e etc. isso claro depois do almo‡o, vale a pena conhecer, regiÆo serrana na estrada para Curitiba.
JanjÆo – Londrina – PR
Afeta muito pouco, pois essa regulagem visa adaptar a moto ao seu bi¢tipo.

Cadˆ
Tite, vc fica sempre falando q o teste da twister tah on line, q eh soh procurar na secao de busca, mas aparecem “n” resultados, e se colocar teste twister nunca aparece ele, devido a quantidade de pessoas procurando esse teste, nao era mais facil colocar o link dele?
Renan – mimoso es
Mimo, ‚ porque o teste nÆo existe, o que rolou foi um pequeno comparativo com a Tornado, que est  no link http://www.motonline.com.br/lancamentos/lancamentos-tornado-jan05.html

Velocidade
tenho uma Twister e gostaria de saber o que posso fazer para que ela ande mais de final, j  coloquei um pinhÆo maior porem ela dislanja mais r pido, mas na hora que eu passo a sexta marcha ela diminui (Exemplo: estou em quinta marcha a 145km na hora que eu passo a sexta marcha ela diminui a velocidade), tem algo que posso fazer para ela andar mais de final sem mexer no motor. Tamb‚m comprei um escapamento xz esportivo tenho que mandar regular o carburador depois que coloca-lo.
C‚lio – Osasco SP
Vc ‚ novo por aqui? J  escrevi centenas de vezes que alongar a rela‡Æo nÆo aumenta a velocidade e vc gastou dinheiro … toa! Volte o pinhÆo original, acerte a carbura‡Æo e jogue fora esse escape.

Livro
Ae Tite, olha s¢. Comprei aquela revista nova de moto (mas s¢ pq vinha com uma luvinha gr tis) e olha quem encontro na p gina 13. Seu amigo Julio da Yamaha. Ele disse: “Tor‡o para que a xxxx venha refor‡ar o segmento editorial de duas rodas, bl  bl , bl “. Ser  que ele topa escrever tamb‚m o pref cio do seu futuro livro?
Rafael – SÆo Paulo
Boa id‚ia, vou convid -lo!

Cuecagem
Fala Tite, faz tempo que nao venho aqui, mas continua maneiro o site, vem ca, tirei o escorpiao do bolso, vendi minha xzlona 250/85 comprei um twister, talvez seja impressao minha mas parece que a frente dela dan‡a um pouco quando passo por irregularidades no asfalto, isto que ‚ o tal do kick back? Ou ‚ cuecagem minha que ainda nao to acostumado com a moto, ela ‚ 2003 ta com 18mkm.
Marcelo – Hortolandia – SP
Essa gente de Hortolƒndia tem cada expressÆo! Cuecagem! NÆo ‚ culpa sua, ‚ da moto mesmo. Leva a uma concession ria e mande aumentar o torque na porca da coluna de dire‡Æo para 3 kgf.

Adapta‡Æo
 possivel usar uma carenagem completa da ZX9-R que sirva numa Suzuki Gs 500 se sim ou nÆo ficaria do tamanho certo para a moto, ou eu deveria mandar fazer suportes para que ficase correto. Estou mandando o endere‡o de como eu gostaria que ela ficase ‚ esse:
Le“nidas – Jundiai SP
Toda e qualquer adapta‡Æo ‚ poss¡vel, desde que encontre um artista que tope fazer. Mas j  existe carenagem espec¡fica para GS 500.

Qual
estou querendo adquirir uma moto e estou indeciso na escolha de duas motos. Qual ‚ a melhor? a xt 225 ou a xr 250?
Thiago – Bauru/sp
O teste da Tornado est  no Motonline. O teste da TDM s¢ tenho em revista. Para adquiri-la escreva para [editor@motonline.com.br]

Programa
Gostaria de receber e-mail com resultados de todas as baterias do Carnacross, para divulgar no Programa Motor & Cia.
Dario – Uberlƒndia MG.
Claro, Dario, vamos lhe fornececer todos os dados de uma competi‡Æo pra vc divulgar no seu programa de TV s¢ por causa dos seus lindos olhos castanhos. Que tal entrar em contato com a organiza‡Æo do Carnacross e pedir a eles?

Farol
Tite, ap¢s a autorizada trocar as pe‡as da minha yes (inclusive os suportes do farol), parece que o facho do farol est  mais pr¢ximo do que quando comprei a moto, o problema ‚ que eu nÆo gostava da ilumina‡Æo desde quando eu comprei ela, ser  que nÆo da nada eu mesmo fazer o ajuste do facho?, digo porque fazendo isso de repente posso ofuscar quem vem no sentido contr rio.
jeferson – joinville, SC
Sim, vc mesmo pode ajustar, mas cuidado para nÆo iluminar s¢ as copas das  rvores.