Publicidade
Foto: Cyril Despres, campeÆo do Rally dos Sertäes 2006

Foto: Cyril Despres, campeÆo do Rally dos Sertäes 2006

Cyril Despres, campeÆo mundial e do Dakar, chegou … frente do David Casteau, que disparou na lideran‡a do Campeonato

Porto Seguro (BA) – O francˆs Cyril Despres ‚ o grande campeÆo nas motos da 14a edi‡Æo do Rally Internacional dos Sertäes, que terminou nesta sexta-feira em Porto Seguro, na Bahia. A competi‡Æo, v lida pela quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, saiu de Goiƒnia no dia 27 de julho e percorreu cerca de 3.800 quil“metros pelos estados de Goi s, Tocantins, MaranhÆo, Piau¡ e Bahia. A prova conta com a supervisÆo da FIM (Federa‡Æo Internacional de Motociclismo) e da CBM (Confedera‡Æo Brasileira de Motociclismo). Despres tem um t¡tulo mundial e um primeiro lugar no Paris-Dakar, o maior e mais temido rali do mundo.

Em segundo lugar ficou David Casteau, tamb‚m da Fran‡a. Com o vice no Brasil, Casteau disparou na lideran‡a do Campeonato Mundial de Rally Cross Country e agora soma 109 pontos, contra 75 do espanhol Marc Coma, que nÆo corr! eu o Sertäes esse ano (no ano passado ele abandonou com problemas mecƒnicos na moto). Em terceiro aparece Jean Azevedo, que estava tentando o sexto t¡tulo na competi‡Æo. O resultado do Sertäes ajudou Despres a subir duas posi‡äes na classifica‡Æo acumulada do mundial, passando de s‚timo para quinto lugar com 47 pontos.

Publicidade

Ao todo o Sertäes teve nove etapas e a £ltima aconteceu entre Cƒndido Sales e Porto Seguro. Os pilotos partiram pela manhÆ para um deslocamento de 99 quil“metros e depois enfrentaram a etapa especial cronometrada de 131. Em seguida mais um deslocamento final at‚ a Passarela do µlcool, onde estava armada a rampa de chegada. Os competidores foram recebidos com show musical e com chuva.

“O Sertäes 2006 foi muito bom, muito bem bolado, e os pilotos estrangeiros gostaram bastante da prova. Um bom exemplo ‚ o David Casteau, que entendeu bem a filosofia do rali aqui no pa¡s – um pouco diferente das provas no exterior. Ele estava sempre sor! rindo. O Despres tamb‚m elogiou bastante a competi‡Æo”, a! firmou P hilippe Thiriet, diretor da CBM e membro do j£ri da FIM.

Resultado Final
1 – Cyril Despres – FRA – 24h26min48
2 – Davis Castou – FRA – 24h37min02
3 – Jean Azevedo – BRA – 24h49min11
4 – Jos‚ H‚lio – BRA – 25h17min44
5 – Francisco Lopez – CHI – 25h39min06