Franceses também serão obrigados a rodar de farol aceso

Primeiro foi no Brasil, Canad  e em alguns estados americanos. Depois chegou na It lia e agora a Fran‡a acaba de homologar um projeto de lei para que os motociclistas usem o farol aceso mesmo durante o dia. Por enquanto a medida tem car ter apenas “recomend vel”, mas a partir de 27 de mar‡o de 2005 ser  obrigat¢rio e sujeito …s multas.

Posso afirmar com orgulho que participei da campanha pelo farol aceso em SÆo Paulo nos anos 80, quando era rep¢rter da revista Duas Rodas. A revista conseguiu apoio das autoridades de trƒnsito e at‚ de grandes empresas patrocinadoras para iniciar uma maci‡a campanha pelo uso do farol aceso nas motos durante o dia. Lembro claramente dos an£ncios veiculados e das faixas colocadas am pontos estrat‚gicos de SÆo Paulo.

A partir de 1998 esta recomenda‡Æo virou obrigatoriedade e entrou no novo C¢dito de Trƒnsito Brasileiro e o desrespeito pode ser punido com multa grav¡ssima, sujeito a apreensÆo da carteira de motorista. Decididamente ‚ uma puni‡Æo exagerada, uma vez que todos n¢s motociclistas sabemos que algumas motos podem ter facilmente as lƒmpadas queimadas at‚ por excesso de vibra‡Æo e n¢s dispomos de apenas UM farol e nÆo dois como nos autom¢veis. Portanto, se uma lƒmpada deixar de funconar por quebra do filamento ou por durabilidade, s¢ vamos perceber … noite. Enfim, a Lei ‚ boa, mas a puni‡Æo ‚ injusta e insensata.

E j  se fala em obrigar os autom¢veis a circular de farol aceso nos centros urbanos, tanto na Europa como no Brasil, o que seria de uma burrice sem tamanho. Esta tendˆncia surgiu no norte da Europa, em pa¡ses onde o ¡ndice de insola‡Æo ‚ baixo e a visibilidade ‚ cr¡tica, sobretudo nos meses de inverno. Mesmo assim, os carros contam com far¢is espec¡ficos para este fim, de cor diferenciada e menos potente que o farol convencional.

Al‚m disso, obrigar os carros a rodarem de farol aceso em tempo integral aqui no Brasil vai anular completamente o benef¡cio dos motociclistas. Se todos os ve¡culos estiverem de farol ligado, quem vai conseguir distingir uma motocicleta no meio do trƒnsito? Vamos voltar … condi‡Æo de antes de 1980. Ou entÆo inventar um farol para motos de cor amarela, azul ou verde.

Normalmente nos pa¡ses ou estados onde existe a obriga‡Æo de as motos rodarem sempre de farol aceso, as motos sÆo comercializadas sem o botÆo de acionamento do farol. Basta girar a chave para que o farol fique ligado. O motociclista pode optar pelo farol alto ou baixo, mas nÆo tem como apagar o farol como forma de evitar esquecimento. No Brasil a Yamaha adotou este sistema em meados dos anos 80 e depois abandonou. Hoje, a Honda CG 150 j  adota o sistema de farol sempre ligado como forma de evitar a multa aos seus clientes.

Como se vˆ, em todo mundo h  uma preocupa‡Æo constante em aumentar a seguran‡a de motociclistas, mas lembro e recomendo: nem sempre o que ‚ bom para a Europa ‚ bom para o Brasil.