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Foto: Freio a disco

Foto: Freio a disco

Em aten‡Æo … carta dos Sr Thiago, de Hortolƒndia, com rela‡Æo aos freios “borrachudos”, permita-me sugerir que fosse efetuada a sangria no sistema de freios. pois ‚ comum haver ar nos dutos e mangueiras quando de algum desmonte Quanto ao problema do Sr. Luis, do Rio de Janeiro, sobre a constante folga na corrente, ‚ poss¡vel que seja necess rio a troca do conjunto completo (corrente, coroa e pinhÆo). Entretanto, se o problema persistir, talvez valha a pena examinar com maior aten‡Æo … necessidade da troca do conjunto do esticador, uma vez que o problema pode estar associado … deficiˆncia/defeitos nas porcas e/ou parafusos, impossibilitando … manuten‡Æo do aperto, dada as vibra‡äes e esfor‡os que o conjunto recebe.
Fernando – SÆo Paulo – SP
Ol  Sr. Cintra, no caso do Sr. Thiago apenas foi desmontada a roda para alinhamento, o sistema de freio nÆo havia sido desmontado, se for necess rio fazer um trabalho de “sangria” ser  conseqˆncia de uma avaria no sistema que permitiu a entrada de ar e isto vem a refor‡ar a minha sugestÆo de verificar os retentores da pin‡a do freio. Quanto ao Sr. Luis, ele exp“s que ‚ poss¡vel esticar a corrente e como nÆo foi mencionado nenhuma dificuldade nesta opera‡Æo se faz entendido que o ajustador est  em boas condi‡äes, al‚m do que, foi alertado para ele trocar o conjunto da rela‡Æo final de transmissÆo caso nÆo seja poss¡vel regular a corrente adequadamente.

Manuais
Nos v rios f¢runs da net o pessoal palpita para amaciar, usar gasolina, alterar motor, tudo fora das especifica‡äes do manual. Ser  que os manuais sÆo tÆo errados assim? Se for, qual a utilidade deles? 2¦ – Na mesma linha de racioc¡nio; tenho uma Twister, no manual manda usar gasolina comum, por‚m os “entendidos” da net, falam pra usar gasolina aditivada. Sou leigo em motos, s¢ gosto deles, por‚m nÆo entendo, entÆo at‚ o momento sigo o manual. Devo continuar seguindo? Ou o pessoal t  certo e devo usar aditivada?
Ricardo – Patos de Minas
Os manuais nÆo sÆo tÆo errados assim, as confusäes geralmente acontecem por que os fabricantes trabalham com recomenda‡äes diferentes para os mesmos itens, ‚ o caso da gasolina, no geral, a Honda solicita utilizar gasolina comum e a Yamaha pede para usar gasolina aditivada. No caso de motocicletas no per¡odo de garantia, as recomenda‡äes do manual do propriet rio devem ser obrigatoriamente seguidas, caso contr rio, quando for necess ria a garantia de algum item ser  dif¡cil o propriet rio conseguir.

OHV
Caros Tite/Biaggio, estou reperguntando: motos chinesas em suas propagandas sempre enaltecem as qualidades dos motores OHV, por serem os prediletos dos motoboys, isto ‚ verdade ? Por quˆ? Ainda, Lifan, MHV, FYM e Jialing estÆo presentes no Mercado, assim, treinem o Mandarim e fa‡am um ARTIGO sobre as caracter¡sticas de cada marca, quem vende mais, menos, hist¢ria, estas coisas.
David – SÆo Paulo – SP
Boa pergunta David, espero que depois de ler entenda algumas vantagens e desvantagens dos sistemas OHV e OHC. Geralmente a preferˆncia por motores OHV (neste sistema existem varetas que serÆo respons veis pelo acionamento das v lvulas) se d  em motocicletas de baixa cilindrada devido ao p£blico alvo querer motocicleta com pre‡o mais acess¡vel. O sistema OHC demandar  um custo maior na fabrica‡Æo (conseqentemente o cliente pagar  por isto). O sistema OHC utiliza uma corrente para acionar o eixo do comando de v lvulas, seu custo pode variar de acordo com a qualidade. Cabe ao fabricante produzir um motor OHC mais barato ou mais caro, isto depender  da qualidade do seu sistema, ele poder  reduzir seu custo utilizando uma corrente de comando de baixa qualidade (por‚m ser  alto o custo de manuten‡Æo para o cliente), ou utilizar uma corrente de comando com mais qualidade (ter  uma vida £til bem longa) aumentando seu custo. Portanto, percebemos que o problema de fabricar motores OHC est  no custo da fabrica‡Æo com qualidade, e poucos (principalmente o p£blico de motocicletas de baixa cilindrada) pagam por isto. A maioria dos “motoboys” opta pelo sistema OHV, al‚m da motocicleta ser mais barata quase nÆo requer manuten‡Æo neste sistema. O sistema OHC ‚ prefer¡vel, principalmente, em motocicletas que querem aproveitar mais o rendimento do seu motor, isto ocorre devido a caracter¡stica de ter menos perda no sistema de transmissÆo de potˆncia quando comparada ao OHV. Al‚m disso, o sistema por vareta resiste mais ao tipo de uso dos motociclistas brasileiros (baixa manuten‡Æo + uso exacerbado). O sistema por corrente (OHC) exige regulagem constante ou um tensor autom tico.  justamente esse tensor autom tico que provoca as dores de cabe‡a, porque para a corrente durar mais a mola do tensor tem de ser “mole”, mas provoca ru¡do exagerado. Se a mola for “dura”, a corrente dura menos. Achar a f¢rmula certa ‚ o grande desafio das f bricas.

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Farol
Tio Biaggio, agora q vc est  no motonline ‚ tio como todos os outros! Intimidades a parte acabei de ler numa de suas respostas que nÆo posso alterar nada no sistema el‚trico da moto, por‚m o farol da tornado durante a noite chega a me dar um desespero parece q estou com um lanterninha de duas pilhas na mÆo tentando iluminar meu caminho que fazer? 2) Estou querendo colocar um freio a disco na minha tornado, optei pelo da falcon, vou comprar o sistema todo novo com exce‡Æo do cubo e do reservat¢rio, tem alguma dica pra me dar nesse caso especial?
Tainan – Maring , PR.
Ol  Tainan ! Talvez vocˆ possa melhorar a sua visualiza‡Æo regulando o facho do farol verticalmente, girando um parafuso de ajuste localizado na frente do farol. Mantenha o farol sempre limpo para que a sujeira nÆo atrapalhe a visibilidade e se poss¡vel utilize um capacete com viseira de boa qualidade. Eu nÆo sou favor vel a modifica‡äes na estrutura da motocicleta por que as conseqˆncias podem ser bem graves!

Conta-giros
Ol , eu tenho uma YBR ED modelo 2007, e gostaria de saber se existe algum problema em eu colocar um conta giros? Causa algum problema na parte eletrica? ‚ muito dificil colocar um?
Alan – Aracaju, Se
Primeiramente gostaria de alertar que a sua motocicleta est  em per¡odo de garantia, nÆo devendo realizar qualquer modifica‡Æo no sistema el‚trico, inclusive instala‡Æo de alarme. NÆo sou a favor desta modifica‡Æo por‚m aconselho que fa‡a esta instala‡Æo com um t‚cnico de confian‡a e experiˆncia, embora seja uma instala‡Æo simples qualquer discordƒncia com o sistema el‚trico ‚ pane certa na motocicleta! O conta-giros necessita de sensores e o custo inviabiliza a instala‡Æo, mas vocˆ pode usar um conta-giros digital de kart, que vai ligado no cabo de vela.

Cartas t‚cnicas respondidas por Biagio Ferrari?Instrutor T‚cnico