Foto: Bengala na prensa - Bitenca

Frente torta tem conserto – Moto no Lava-Jato – Vibração não é shimmy – Afogador para que?

Foto: Bengala na prensa - Bitenca

Foto: Bengala na prensa - Bitenca

Olá, gostaria de saber se é possivel alinhar as mesas da direçao de uma virago? Como seria esse processo? Tbm presciso de alinhar as bengalas , pois a substituiçao das tais peças sairia muito caro . desde já agradeço. Ricardo, 34, Sertãozinho, SP

R: Olá Ricardo. Se as barras do garfo não foram ovalizadas ou não formaram vinco, elas podem ser endireitadas. Numa prensa hidráulica apóie as pontas do trecho torto em duas peças em V de forma que o abaulado fique para cima.
Com uma peça de metal mole como alumínio ou latão como calço pressione o pistão da prensa até que a barra fique visualmente reta, dai passe um pouco por causa do efeito mola. Solte a prensa e verifique com um relógio comparador a ovalização se não conseguir identificar a olho nu. Repita o
processo até que nas pontas de cada barra não haja diferença maior que 0,2 mm.
No caso das mesas já é mais complicado. Monte o garfo com os tubos desmontados das canelas nas mesas sem apertar muito as presilhas e prenda o conjunto pelo canote da direção numa morsa resistente da bancada de modo que as barras fiquem na horizontal e você possa verificar com um nível a condição de paralelismo delas em relação às mesas. Normalmente as barras se torcem em relação ao canote e portanto você vai querer destorcê-las com uma barra de ferro cruzando entre elas até que o nível seja verificado em toda sua superfície.
Pode haver casos em que o processo não surta efeito por haver deformação excessiva das peças e no caso do alumínio ele não volta à posição anterior sem trincar. Assim a única solução é a troca da peça com problema mesmo. Boa sorte, Bitenca


Tenho uma Honda Biz ks Injeção eletrônica 09/10 Apos eu por minha moto para lavar em uma lava – jato próximo de casa , a minha moto pegou mas por um estante ela parou quando eu estava andando e não ligou mas ,única coisa que eu sei é que não esta mandando centelha para o cabo de vela; Qual poderia ser o motivo ? Wallace, Rio de Janeiro, RJ

Foto: Lava-Jato Cuidado com a Bimota DB7 - Bitenca

Foto: Lava-Jato Cuidado com a Bimota DB7 - Bitenca

R: Wallace, o motivo deve ser que em algum conector houve infiltração de água. Verifique com cuidado qual seria esse conector e seque com um jato de ar comprimido. Talvez você tenha que levar numa oficina para o mecânico acessar esse conector para você.
Os lava-jato podem causar infiltração de água não só nos componentes elétricos mas também em retentores causando problemas de corrosão nas peças da suspensão, freio e rodas. Não utilize jato de alta pressão para lavar a sua moto. Boa sorte, Bitenca


Caro Bitenca Primeiro, quero agradecer pela atenção que vc tem dispensado às minhas perguntas. E as respostas me têm sido muito úteis. Obrigado. A pergunta de agora é sobre a Hornet ano 2006. Estou pensando em trocar a minha XT 660 por uma Hornet/06 mas, alguns falam que ela vibra muito mesmo em baixa velocidade (o tal do “shimmy”); tem alguma verdade? Abraço. Oswaldo, 58, Maringá PR

R: Oswaldo, toda moto vibra. Umas mais outras menos. Normalmente uma moto com menos cilindros em geral vibra mais, ou seja, numa freqüência mais baixa, e isso vai fazer com que o piloto a sinta com mais intensidade.
O motor do tipo quatro em linha vibra mais rápido, tem dois pulsos a cada volta do virabrequim e isso na maioria dos casos pode ser percebido como uma vibração de menor intensidade. Então em geral, esse tipo de motor passa uma sensação melhor ao piloto, com menos vibração.
O shimmy já se refere a uma oscilação de muito baixa freqüência, percebida no chassi. São movimentos laterais da frente da moto ou da traseira, dando a impressão que há um pneu furado ou se for na frente, um balanço assustador no guidão.
A Hornet não sofre de nenhuma dessas duas deficiências. Tanto no nível de vibração que de fato é muito baixo, quanto na estabilidade do chassi que também é muito boa.
As diferenças que você vai notar são no propósito mais voltado à cidade e estrada porque é esse o foco dado ao estilo da Hornet. Boa sorte.


Olá gente tudo bem ! ? eu queria saber o seguinte: minha moto não estava pegando ela é a pedal não tem partida, ai eu tentei ir no afogador e levantei o pino ela pegou e morreu automaticamente sem eu desligar, ai eu acho que pode ser a gasolina por que coloquei pouca eu não estou usando ela ha 3 semanas ela esta parada ! a bateria dela tbm ta fraca ! mais quando eu coloco gasolina ela tambem demora de pegar, eu posso deixar o pininho do afogador pra cima sempre! ? tenho um amigo que ele recomendou não deixar ligado ele disse que o afogador so serve quando a moto não tem gasolina nenhuma pra ajudar chegar em um posto mais proximo e pode prejudicar a moto. Ai eu queria tirar essa duvida (Afogador da moto ligado sem precisão pode prejudicar ? ) e o que pode ser o mau funcionamento da moto sendo que ela é uma cg 150 desde ja agradeço pela ajuda! Então significa que posso deixa-lo aberto! ?
ou so posso deixar aberto quando ela estiver fria ou quando não pegar? e depois fecha novamente, essa é minha duvida! Como é o melhor modo de usar o afogador com precisão? Wanderson, 23, Itabuna, BA

R: Wanderson, o afogador serve para ajustar a mistura ar-combustível na partida com o motor frio. Nessas condições a vaporização é deficiente e a explosão fica mais difícil. Por isso, esse dispositivo restringe a passagem de ar (afoga) para que a gasolina passe para o motor em maior quantidade, favorecendo assim a partida nessas condições. Quando aquece, o motor passa a aceitar a mistura com uma proporção mais pobre de combustível e portanto, nessa hora o afogador deve ser desligado sob pena de aumentar o consumo e emissão de poluentes.
Se a sua moto só pega com o afogador puxado e morre quando desligado, deve haver uma obstrução na passagem normal de combustível. É normal em motos que ficam paradas por muito tempo a formação de resíduos sólidos do combustível que interrompem o funcionamento normal do carburador.
Mande limpá-lo porque além de impedir o funcionamento adequado, essas partículas são resultado de uma ação corrosiva da composição de nossa gasolina e quanto mais tempo deixa-la agir pior será para o carburador. Se for deixar parada a moto por muito tempo (mais de 3 dias) feche a torneira da gasolina, esvazie a cuba do carburador soltando o parafuso que há sob ela, até esgotar toda gasolina, recolhendo em algum vasilhame. Feche novamente para conservar o carburador limpo e seco quando não estiver em uso. Boa sorte.