Publicidade

Por meio de um cen rio m¢vel, que retrata o resgate de uma v¡tima de acidente, entidade pretende conscientizar os motoristas da cidade sobre os perigos de se dirigir alcoolizado. A‡Æo faz parte de in£meras iniciativas da Funda‡Æo relativas … preven‡Æo de acidentes.

Os quase 90 mil habitantes de Caraguatatuba, no litoral Norte de SÆo Paulo, terÆo, at‚ o pr¢ximo dia 5 de mar‡o, uma “paisagem” diferenciada pr¢ximo … orla mar¡tima. Trata-se do Cen rio M¢vel da Funda‡Æo MAPFRE, estrutura que cont‚m um autom¢vel severamente danificado e bonecos que simulam a realiza‡Æo de um resgate a v¡timas de acidentes.

A a‡Æo ‚ uma das formas utiliadas pela institui‡Æo para conscientizar a sociedade da importƒncia da Preven‡Æo de Acidentes e de que  lcool e dire‡Æo nÆo combinam. Prova disso ‚ que, segundo uma pesquisa recente, realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de SÆo Paulo (USP), dos motoristas e motociclistas que morreram em SÆo Paulo, local de maior tr fego do Pa¡s, 45% deles tinham consumido bebidas alco¢licas. Entre os condutores de carros, o ¡ndice ‚ ainda maior e chega a 56,6% do total de ocorrˆncias. J  nas colisäes com motos, o n£mero de quem havia ingerido  lcool foi de 39,8%.

Por causa do  lcool e de outras atitudes desrespeitosas do motorista brasileiro, como abuso da velocidade e falta de manuten‡Æo dos ve¡culos, o Brasil ‚ um dos pa¡ses com mais alto ¡ndice de v¡timas fatais no trƒnsito. De acordo com os £ltimos dados do Minist‚rio da Sa£de, em 2.006, foram 35.753 mortes nas vias brasileiras. Deste total, 45% das v¡timas tinham entre 20 e 39 anos de idade. “N£meros comprovam que os acidentes de trƒnsito se tornaram um dos principais problemas sociais do Pa¡s e que precisamos adotar medidas que auxiliem na redu‡Æo deste ¡ndice”, diz a superintendente da Funda‡Æo MAPFRE no Brasil, F tima Lima. “Por isso, campanhas como o Cen rio M¢vel e outras atividades que vˆm sendo desenvolvidas por nossa institui‡Æo sÆo muito importantes para mostrar aos condutores que in£meras fatalidades podem ser evitadas”, finaliza a executiva.

Publicidade

Al‚m da a‡Æo realizada em Caraguatatuba, a Funda‡Æo MAPFRE desenvolve no Brasil diferentes atividades nos seus 5 focos de atua‡Æo: Preven‡Æo de Acidentes, Arte e Cultura, Forma‡Æo e DifusÆo da Cultura de Seguros, GestÆo de Risco, Sa£de e Meio Ambiente e A‡Æo Social.

Somente nas questäes relacionadas ao trƒnsito, a institui‡Æo vem realizando projetos de car ter educacional e preventivo h  mais de 10 anos, como o Check-up M¢vel, que efetua vistorias gratuitas nos ve¡culos das cidades por onde passa; o Na Pista Certa, um cen rio do tamanho de uma quadra de basquete, que visa transmitir, na pr tica, regras e valores de trƒnsito, meio ambiente e cidadania e o Educa‡Æo Vi ria ‚ Vital, elaborado em parceria com escolas p£blicas para transmitir aos estudantes as normas de educa‡Æo vi ria e a importƒncia de medidas que podem reduzir os acidentes nas ruas e estradas do pa¡s.

SERVI€O: O cen rio ficar  em exibi‡Æo na Avenida Artur Costa Filho, ao lado da pista de skate (Rua da Praia).