Publicidade

Na 35ª edição, a sexta na América do Sul, o Rally Dakar 2014 terá largada dia 5 de janeiro, de Rosário, na Argentina, e chegará em Valparaíso, no Chile, dia 18 de janeiro, depois de uma passagem curta pela Bolívia, que será o país de número 28 a receber o rally. O percurso de 2014, que terá várias etapas maratonas, testará resistência e táticas de corrida dos competidores.

O Rally Dakar apresenta como novidade para 2014, a inclusão da Bolívia no percurso

O Rally Dakar apresenta como novidade para 2014, a inclusão da Bolívia no percurso

Lionel Messi e Che Guevara nasceram na cidade de Rosário; o poeta Pablo Neruda viveu em Valparaíso por muitos anos, e Simon Bolívar, conhecido como El Libertador, continua sendo uma referência do continente quase dois séculos depois de sua morte. Durante o Dakar 2014, cada concorrente vai buscar inspiração nos heróis que influenciaram a história dos lugares que serão visitados.

Certamente teremos a participação de Jean Azevedo no Dakar 2014, desta vez como piloto oficial da Honda

Certamente teremos a participação de Jean Azevedo no Dakar 2014, desta vez como piloto oficial da Honda

Publicidade

Os pilotos e equipes terão que contar com resistência física e espírito competitivo, convictos dos valores das corridas off-road, para alcançar seu objetivo. Embora a primeira visita do Dakar na Bolívia se concentrará principalmente na descoberta, a técnica dos competidores e a performance serão essencialmente testadas na Argentina e no Chile, muito diferente em comparação com as cinco edições anteriores do rally na América do Sul.

O percurso, que passará por cânions do Noroeste da Argentina e vales de areia ou pelas dunas do deserto de Atacama, vai exigir habilidade na pilotagem assim como a gestão cuidadosa dos aspectos mecânicos. Com especiais mais longas, os competidores do Dakar 2014 vão ser constantemente obrigados a enfrentar condições extremas de resistência.

Entre os participantes do rali, cujas inscrições são realizadas a partir de 15 de maio, este ano o Dakar dará lugar de destaque para as gerações futuras: 10 vagas estão reservadas para os estreantes em rally, destaques nas cinco corridas no calendário do Dakar Challenge. Entre elas, duas provas do Dakar Series serão realizada na América do Sul: o Desafio Ruta 40, na Argentina, e a primeira edição do Desafio Inca, no Peru.

Publicidade