Publicidade
Foto: A mini-moto off-road FY-125EY-2 da FYM Motos do Brasil

Foto: A mini-moto off-road FY-125EY-2 da FYM Motos do Brasil

Com dimensões reduzidas, características de uma mini moto, mas equipada com motor para -gente grande-, a motocicleta off-road FY-125EY-2 da FYM Motos do Brasil é voltada para os adolescentes e crianças que estão se iniciando nas aventuras do fora de estrada.

Por outro lado, ela também pode ser utilizada e surpreender agradavelmente as pessoas adultas, graças à sua versatilidade e arrojo.

A FY-125EY-2 tem todas as características marcantes de uma genuína motocicleta de off-road: pneus -biscoito-, despojamento de equipamentos, number-plate frontal e muita simplicidade no acabamento — ela não conta com painel, faróis e piscas. A FY-125EY-2 só pode rodar em terrenos fora-de-estrada ou em sítios particulares, por não poder ser lacrada. Mas, apesar da simplicidade, ela conta com o freio a disco dianteiro com reentrâncias externas e freio a disco traseiro, que proporcionam segurança nas manobras radicais.

Publicidade

Essas características indicam que seu uso é para o lazer esportivo e radical. O motor da FY-125EY-2 é monocilíndrico, de quatro tempos, do tipo OHC, com 125 cm³ de capacidade. Valente, com a potência máxima otimizada nos altos giros, ele desenvolve a potência de 11,5 cv a 10.000 rpm.

Seu torque máximo é de 8,5 Nm a 5.500 rpm. O sistema de transmissão dessa 125 é por engrenagens e corrente secundária, e a partida é a pedal.

O chassi traz o motor preso em sua estrutura. Sob o propulsor destaca-se o protetor do cárter, que evita choques durante a prática do off-road. A FY-125EY-2 traz o sistema de suspensão dianteira por garfo telescópico e monoamortecimento na roda traseira. Ela calça pneus tipo biscoito, característicos para a prática do off-road, nas medidas 2.75-12 (dianteiro) e 2.75-12 (traseiro). As rodas são raiadas.

A FY-125EY-2 pesa apenas 65 kg a seco. De dimensões reduzidas, seu comprimento é de 1,51 m, a largura é de 76 cm e a altura é de apenas 98 cm. O tanque, tipo vulcão, integrado ao banco e ao pára-lama traseiro, tem capacidade para 4 litros. A moto traz ignição por descarga capacitiva (CDI) e bateria de 12 v.

Publicidade

Ela pode ser encontrada nas versões vermelha ou azul. O preço público sugerido da off-road FY-125EY-2 é de R$ 4.999,00 (sem frete e sem seguro). O modelo pode ser adquirido em um dos revendedores da marca distribuídos em todo o Brasil, com planos de financiamento e consórcio.

As revendas FYM Motos podem ser encontradas em: Americana (SP), Barra da Tijuca (RJ), Barueri (SP), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Diadema (SP), Espírito Santo do Pinhal (SP), Guarujá (SP), Itapetininga (SP), Itu (SP), Juazeiro (BA), Limeira (SP), Mauá (SP), Mogi Guaçu (SP), Mogi Mirim (SP), Natal (RN), Pindamonhangaba (SP), Poço de Caldas (MG), Praia Grande (SP), Presidente Prudente (SP), Resende (RJ), Rio de Janeiro (SP), Salto (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), São João da Boa Vista (SP), São José (SC), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), São Vicente (SP), Sorocaba (SP), Sumaré (SP), Tatuí (SP), Taubaté (SP) e Teresina (PI).