Publicidade

A 12¦ edi‡Æo do Triathlon Internacional de Santos TPT 2003 ganhou dois nomes de peso para a prova de domingo na Praia do BoqueirÆo: o argentino Oscar Galindez e o brasileiro Alexandre Manzan.

Maior vencedor do Triathlon de Santos, Galindez, que tem cinco t¡tulos da mais tradicional competi‡Æo brasileira da modalidade, vai brigar pela sexta conquista. J  o brasiliense Manzan, um dos grandes nomes do Brasil na modalidade, nunca venceu a £nica etapa da Liga Mundial TPT disputada fora dos Estados Unidos.

Morador de Santos, Galindez foi vice-campeÆo em outras trˆs edi‡äes. Nesta temporada ele direcionou seu treinamento para disputar iron mans, que sÆo provas com distƒncias mais longas do que as da 12¦ edi‡Æo do Triathlon Internacional de Santos, que ter  largada no domingo …s 8 horas na Praia do BoqueirÆo.

Em Santos, cerca de mil atletas vÆo nadar 1.500 metros, pedalar 40 quil“metros e correr 10 km. J  nas provas de Iron Man, as distƒncias sÆo de 3.800 metros de nata‡Æo, 180 quil“metros de ciclismo e 42.195 metros de corrida. Para estar bem preparado para essas distƒncias, Galindez tem feito treinamento espec¡fico, o que o deixa mais resistente, mas sem a devida velocidade para uma prova que deve durar aproximadamente duas horas contra algo em torno de oito horas no Iron Man.

Publicidade

“As competi‡äes do Iron Man e do Meio Iron Man sÆo provas mais longas e de resistˆncia. Com isso, meu corpo est  mais lento, por isso estou fazendo uma breve adapta‡Æo para correr em Santos”, diz Galindez que, apesar de desde 1997 morar e treinar em Santos, tamb‚m menciona a dificuldade de competir com as altas umidade e temperatura da cidade.

Com o direcionamento dos treinamentos para disputar provas de longa dura‡Æo, Galindez, que j  garantiu presen‡a no Iron Man de Florian¢polis e no do Hava¡, nÆo tem participa‡Æo assegurada em todas as etapas do Trof‚u Brasil, competi‡Æo da qual ele ‚ pentacampeÆo.

Especialista em ciclismo, sua prova mais forte no triatlo, no ano passado, Galindez disputou v rias corridas na It lia. Os advers rios reconhecem a for‡a desse argentino radicado no Brasil. Galindez se sagrou campeÆo em Santos em 1993, 1994, 1998, 2000 e 2001.