Publicidade
Foto: Ilustra‡Æo: Ricardo S 

Foto: Ilustra‡Æo: Ricardo S

Qual a melhor gasolina? A Comum, ou as Aditivadas? Podium, V-Power, F1 Master. Essas aditivadas sÆo boas? Qual a melhor?  que at‚ entÆo sempre achei a comum melhor pro motor (nunca usei aditivada) at‚ no manual recomenda-se usar gasolina comum, desde que de boa qualidade. Mas um colega hoje quase me convenceu de usar aditivada, a¡ fiquei com um n¢ nos miolos! E agora? Qual a melhor? A¡ pensei “Bom, o Tite ‚ especialista, entÆo vou procurar saber dele”, da¡ resolvi te enviar essa mensagem.
Helder – Macei¢ – Al
A aditiva‡Æo de gasolina ‚ feita desde a d‚cada de 50. A gasolina aditivada possui aditivos em quantidades muito pequenas que melhoram alguma propriedade da gasolina, os aditivos mais utilizados sÆo do tipo antioxidantes, detergentes e dispersantes. Os agentes antioxidantes evitam a oxida‡Æo da gasolina e seu envelhecimento, os detergentes removem os dep¢sitos (borra) e os agentes dispersantes evitam a reaglomera‡Æo destes dep¢sitos. Como nossas motocicletas tˆm tecnologia importada, ocorre um erro de tradu‡Æo dos manuais dos ve¡culos de algumas motos, estes solicitam a utiliza‡Æo de gasolina comum, por‚m esta classifica‡Æo ‚ referente a octanagem e nÆo a aditiva‡Æo em seus pa¡ses de origem. Nos EUA, desde 1/1/95, por for‡a da lei, toda a gasolina deve ser aditivada. Em outros pa¡ses esta exigˆncia tamb‚m ‚ obrigat¢ria, por exemplo, Austr lia e Col“mbia. A Petrobras tem a Podium como sendo a gasolina de maior octanagem no mundo. A octanagem do combust¡vel nada mais ‚ do que a resistˆncia que ele tem, estando misturado ao ar, de poder se expor as altas temperaturas na cƒmara de combustÆo sem sofrer o fen“meno de auto-igni‡Æo. Portanto, sou a favor da gasolina aditivada (sempre em posto de combust¡vel credenciado) e quando poss¡vel, da gasolina Podium.

Lƒmpada
Comprei uma moto a 5 meses e desde entao seu site se tornou meu guia para as duvidas.Mas nao escontrei resposta para uma. Posso colocar uma lampada de 100w na minha 150 sports 2007 sem danificar a eletrica? isso ‚ proibido?
ANDRE – CANOAS – RS
As lƒmpadas de 100W sÆo proibidas conforme Lei 9.503 do C¢digo de Trƒnsito Brasileiro e Resolu‡Æo CONTRAN 692/88. Al‚m do que, as lƒmpadas de 100W provocam danos no sistema el‚trico da motocicleta, incluindo o chicote el‚trico, lente dos far¢is e fus¡veis. Utilize a lƒmpada origina 12 V 35/35 W.

Freio
Tite/Biaggio, ontem fui trocar a pastilha de freio dianteiro da minha Yes e surgiram algumas duvidas. A primeira delas ‚ em rela‡Æo … qualidade. A pastilha original custa mais de 80 reais e segundo o mecƒnico ‚ met lica e a paralela que eu comprei ‚ orgƒnica e custou apenas 14 reais no entanto o freio ficou excelente t  com uma pegada bem firme e segura o que me deixou tranqilo, isso significa que ‚ de boa qualidade a pastilha ou s¢ com o tempo msm pra ter certeza? outra coisa ‚ com rela‡Æo a diferen‡a de composto. quais as diferen‡as entre pastilhas metalicas e organicas, ‚ verdade que o disco desgasta mais rapido com a metalica? Agora uma outra coisa que me deixou com a pulga atr s da orelha foi o seguinte. Quando o mecanico tirou a pastilha original ele retirou dela uma chapinha metalica que fica por traz de uma das pastilhas alegando que ela que cria aquele chiado qdo se pressiona o freio, tb disse que ela naum faz falta nenhuma e que retira de TODAS as motos que ele mexe. O que seria essa chapa? parece ser um cal‡o para o freio naum morder direto na pastilha.
Thiago – SÆo Carlos SP
A pastilha de freio orgƒnica tem seu material de atrito formulado com fibras orgƒnicas e uma durabilidade um pouco menor que a met lica que tem em sua composi‡Æo p¢s met licos. A pastilha orgƒnica tem uma durabilidade um pouco menor do que a met lica, por‚m seu pre‡o a viabiliza no uso urbano onde o freio nÆo ‚ utilizado freneticamente, por outro lado, a met lica ‚ utilizada em competi‡äes devido ao uso mais intenso do freio.  usual em todas as motocicletas dispostas de freio a disco a utiliza‡Æo de uma pequena chapa que trabalha como uma mola, esta tem a fun‡Æo de cal‡ar as pastilhas do freio evitando assim a vibra‡Æo que causa ru¡do.

Publicidade

àleo
ol  Biagio. A £ltima vez que troquei o ¢leo na concession ria, o mecƒnico colocou tanto ¢leo na minha Fazer que quando vou coloca-la na vertical para verificar o n¡vel, o mesmo chega a derramar pelo furo da vareta de verifica‡Æo. o que o excesso de ¢leo pode causar no motor? ‚ prejudicial? devo retirar o excesso?
Franklin – Americana – SP
Para verificar o ¢leo do motor da Fazer mantenha a motocicleta na posi‡Æo vertical e em local plano para inspecionar o n¡vel de ¢leo, o motor deve ser aquecido por aproximadamente 15 minutos e ap¢s deslig -lo aguardar alguns minutos para assentar o ¢leo, se o n¡vel do ¢leo estiver muito alto o rendimento do motor e a atua‡Æo da embreagem podem ser afetados.
Cartas t‚cnicas respondidas por Biagio Ferrari/Instrutor T‚cnico

-o-o-o-o-o-oo-o-o

Cartas (a)normais, respondias por um idem!

Atualiza‡Æo
Por que nÆo estÆo atualizando a se‡Æo cartas dos leitores todos os dias. Essa se‡Æo ‚ ¢tima, pois temos perguntas muito interessantes. Acho at‚ que podiam aumentar o n£mero de cartas.
Antonio – Vi‡osa – MG
Po oq houve eing agora mesmo com ajuda e talz parece que o site est  sendo atualizado mais devagar. estou perdendo o habito de entrar varias vezes ao dia pra ver se tem novidades ahuauahauauha. uhnn j  que to passando por aki. Sobre A Triumph 675 ‚ tudo isso que estÆo falando mesmo ou ‚ uma 600RR com voz mais fina (falo do ronco)
Andr‚ – SÆo Paulo SP
Meus queridos sobrinhos. NÆo ‚ verdade que as atualiza‡äes estÆo mais lentas, porque TODO DIA tem not¡cia nova no Motonline. Quanto … se‡Æo de cartas, depois de dois anos respondendo AS MESMAS d£vidas decidi filtrar e publicar apenas as realmente in‚ditas. Mesmo assim TODAS sÆo respondidas, s¢ que sÆo enviadas diretamente ao leitor. No entanto, quando o perguntelho usa algum tipo de anti-spam idiota, como o do UOL que nÆo sabe a diferen‡a entre UMA mensagem e um SPAM, o cara fica sem resposta porque eu ‚ que nÆo ficar digitando qwert, asksdaf, e outras bobagens em c¢digo s¢ pro fofo receber a resposta. Quanto … 675 nÆo sei, porque a Izzo s¢ empresta essa moto pros amiguinhos da imprensa de papel!

Publicidade

Cruz
Li s“bre a Titam 150,na p gina principal deste site,a questÆo da cruz de plastico dentro da carca‡a do farol. Esta ist¢ria existe aqui na minha regiÆo,e, muita gente acredita nela.
Silas – Maracana£,Ce
Karaka, nÆo acredito que ainda rola essa hist¢ria! Silas, encaminhe esses caras a um exorcista, por favor!