A gasolina e o diesel estÆo mais caros no Brasil do que no mercado internacional, afirmou hoje o diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), Adriano Pires.
Segundo ele, o pre‡o da gasolina est 15% mais caro no Pa¡s do que o valor praticado no Golfo Americano, apesar da queda do petr¢leo verificada hoje. No caso do diesel a diferen‡a ‚ ainda maior. O combust¡vel est 23% mais caro no Pa¡s. “A Petrobras certamente teria uma margem para reduzir o pre‡o do combust¡vel na bomba novamente e est sendo conservadora em nÆo fazˆ-lo”, disse Pires. A estatal j havia reduzido o pre‡o dos dois derivados em 6,5% (gasolina) e 8,5% (diesel) no dia 1o de maio.
A decisÆo de nÆo repassar esta diferen‡a para o consumidor indica, em sua opiniÆo, “uma maior preocupa‡Æo da estatal em garantir o super vit prim rio do que combater a infla‡Æo”. “Certamente o lucro da Petrobras no segundo semestre ser ainda mais estrondoso do que nos primeiros meses do ano, por conta disso”, disse.
Na an lise de Pires, h ainda o risco de que os pre‡os mais altos no mercado interno estimulem a importa‡Æo direta dos combust¡veis por parte das distribuidoras, como j fez a Esso no mˆs passado. A empresa trouxe para o Brasil um navio com 10 mil barris, ou cerca de 16 milhäes de litros de gasolina, que ser colocado este mˆs no mercado.
“A importa‡Æo s¢ nÆo est sendo feita por mais distribuidoras, porque ainda h no mercado um temor de que a Petrobras dificulte a utiliza‡Æo de sua estrutura de transporte deste combust¡vel”, afirmou o diretor do CBIE. Segundo ele, o fato de a Esso ter importado gasolina para colocar no mercado da regiÆo Sul e Sudeste, que ‚ exportadora deste combust¡vel, ‚ uma clara indica‡Æo de que o pre‡o est acima do que poderia ser praticado.