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Foto: CRF 450 Ze Hélio - Bitenca

Foto: CRF 450 Ze Hélio - Bitenca

Por favor , peço uma idéia pra acabar ou reduzir a goma(lama, gel,pasta) marrom que se forma no fundo da cuba dos carburadores(gasolina) e entope os giclets com frequência. Tenho necessitado de levar pra manut frequente; já variei muito de postos; inclusive viajando. Houve época que se colocava 1 tampinha PET de querozene pra 1 tanque de álcool da CG (11 L ;tive uma 1981); funcionou maravilhosamente!! Porém quero pra gasolina!Tem alguma Dica ? Agradecido. Nelson, 51, Volta Redonda-RJ.

R: Nelson, meu amigo não tem jeito. A nossa gasolina anda de mal a pior. Essa lama, goma, gel, pasta, ou borra se forma quando a gasolina fica estacionada por algum tempo. Então minha sugestão é que não adicione nada mais à gasolina, mas sempre que for parar por mais de uns dois dias a sua moto, feche a torneira de gasolina e esvazie a cuba do carburador soltando o parafuso do ladrão. Ele costuma ficar sob a mesma e ao soltá-lo a gasolina escoa pelo respiro até um reservatório ou um pano que você providenciaria para receber a sujeira e a gasolina. Faça isso antes que ela se degrade e acabe por corroer o corpo do carburador ou entopir os canais. Não se esqueça de apertar o parafuso de volta com a chave apropriada sem estragar o parafuso. Essa manobra deve virar rotina para manter limpo o sistema e evitar mais problemas. Nas motos injetadas deve-se funcioná-las, nem que seja por alguns segundos para circular a gasolina, não deixe-as paradas por muito tempo. Abraços.

Bom dia a todos do motonline, vir uma resposta de como funciona o carburador da moto 150 aero e como tenho uma fiquei muito feliz com as imformações.Gostaria de saber como faça para comprar o pistonete do carburador,se voces tiver para vender como faço para comprar um. Sds Suemar, 50, Natal, RN.

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R: Suemar, procure nas revendas autorizadas a peça original, porque você não vai querer prescindir da sua qualidade. Escreva ou telefone para a seção de peças de uma loja perto de sua casa, eles podem lhe enviar pelos correios, mesmo que não tenham em estoque no momento. Eles solicitam à fábrica e em poucos dias ela chega em suas mãos. Abraços.

Quero saber se instalando o CDI digital da XT 225 sem limitador, da marca sevitec, alivia a ignição e resolve o problema de queimar o estator. Minha moto é uma XT 225 modelo 1999. Max, 47, Niterói, RJ.

R: Max, No circuito elétrico das motos a parte do gerador é bastante distinta da parte da ignição, são sistemas diferentes. Normalmente o estator se queima por excesso de consumo e o mais comum é causado pela troca da lâmpada do farol por uma de maior potência. De outra forma, um defeito do regulador/retificador também pode causar a queima do enrolamento do estator, mas há pouca influência do circuito da ignição no sistema de carga. A simples instalação de uma outra ignição não deve ser o caso, é preciso identificar o problema e para isso é necessário medir os valores das resistências internas de cada componente. Uma boa oficina autorizada deve lhe resolver o caso. Boa sorte,

Caros, Mais uma vez parabéns pelo site, fonte diária de leitura e consulta. Estou estudando a compra da nova Suzuki GSX650F e me deparei com revistas aonde informam que ela é pura e simplesmente uma Bandit 650 com carenagem integral e outras revistas que dizem que ela possuis algumas diferenças no motor (nova injeção eletrônica com corpos de 36mm e taxa de compressão maior, gerando 87cv e 6,3 kgfm máximos) e suspensão (Amortecedores Kayaba com regulagem de pressão das molas nas bengalas e na carga da mola traseira, além da regulagem de retorno na traseira, aonde os amortecedores são mais rígidos e resultam em maior estabilidade). Em qual destas informações eu devo confiar? Infelizmente conce$$ionária ($ proposital) não me parece o lugar ideal para tirar estas dúvidas devido ao total despreparo da maioria dos vendedores (já escutei cada besteira que é lamentável). Agradeço muito a ajuda de vocês e aproveito para sugerir um teste com ela, realmente a opção da carenagem sem que tenha que ser em uma esportiva é bastante interessante, parabéns a Suzuki pela iniciativa (E meus lamentos a Honda pela tremenda ociosidade). Thiago, 28, Campinas SP.

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R: Thiago, a taxa de compressão das duas tem o mesmo valor de 11,5:1 com diâmetro e curso de 65,5 x 48,7mm. As mudanças se resumem no mapeamento da injeção e ignição e o resultado é que a faixa útil de rotação está um pouco mais alta para a GSX mas a potência declarada é a mesma. Nas suspensões claro que a calibração foi ajustada para cada modelo. Na argumentação de venda dos agentes devemos dar o devido desconto mas os detalhes da calibração da suspensão deve por certo considerar um endurecimento na moto mais esportiva com carenagem. Abraços.