Publicidade

O presidente Luiz In cio Lula da Silva anunciou na Agrishow em RibeirÆo Preto, depois de uma reuniÆo com produtores de a‡£car e  lcool, que a partir do pr¢ximo dia 1§ de junho a gasolina passar  a ter uma mistura de 25% de  lcool (atualmente a mistura ‚ de 20%) abrindo espa‡o para uma nova queda no pre‡o dos combust¡veis.

Segundo Lula, o aumento da mistura do  lcool … gasolina est  sendo poss¡vel porque os produtores de a‡£car a  lcool cumpriram o acordo firmado no come‡o do ano com o governo, de garantia de estoques m¡nimos do produto, que nÆo faltaria  lcool no mercado e que os pre‡os nÆo subiriam durante a enfressafra.

Agora que o risco do desabastecimento nÆo existe mais, segundo o presidente, est  sendo poss¡vel ao governo anunciar o aumento da mistura do  lcool … gasolina. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que participou da reuniÆo de Lula com os produtores em RibeirÆo Preto, disse que vai defender que a redu‡Æo no pre‡o dos combust¡veis em fun‡Æo da mistura do  lcool … gasolina seja repassada aos consumidores.

A ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, havia afirmado, em SertÆozinho, durante a inaugura‡Æo de uma termel‚trica da Companhia Energ‚tica Santa Elisa, que os pre‡os no setor energ‚tico poderiam cair, tanto em razÆo da queda do d¢lar, como em fun‡Æo do governo estar investindo mais na produ‡Æo de energias alternativas. Segundo ela, h  espa‡o para os pre‡os da energia e do g s de cozinha ca¡rem um pouco.

Publicidade